terça-feira, 3 de janeiro de 2012

LITERATURA PARÁ

 Janeiro – Novo ano começando com mais livros e leituras, entre o aniversário de Belém, são Sebastião, santa Inês, São Paulo.

LANÇAMENTO

Emmanuel Nassar - É o nome do livro do artista plástico paraense , com sua trajetória de vida. Lançamento aqui na Livraria da Fox, dia 19 , às 19h.

DESTAQUE

Guia Histórico Amazônia Exótica – curiosidades da floresta – Obra de Olimpia Reis Resque com a colaboração de Daniel Rebisso Giese, competente pesquisa sobre as lendas /relatos de nossa fauna /flora.

BELÉM É O TEMA- No aniversário desta morena e sedutora cidade de Belém, elencamos alguns livros que tem como tema, claro, nossa amada  Belém de 396 anos.

 - Belém- Imagens e evocações - Correa Pinto - 1968 O autor retrata a Belém de sua infância.
 - História de Belém - Ernesto Cruz
 - Gostosa Belém de Outrora - José G. de Campos Ribeiro.


- Belém, Belém- Alfredo Oliveira

-Belém de Águas e Ilhas - Organização :  Edna Castro 

-Poesia do Grão Pará poesia paraense – seleção: Olga Savary.

- Belém do Grão Pará  romance -  Dalcidio Jurandir.

- Ver- O-Peso  – Organização: Wilma Marques Leitão

- Maria Igarapé – Pedro Tupinambá

- O “Arte-Nouveau” em Belém – Célia Coelho Bassalo

- Cólera o flagelo de Belém do Grão Pará Jane Felipe Beltrão

-Belém, riquezas  produzindo a Bella-Èpoque– Maria de  Nazaré Sarges

-As três décadas de Landi no Grão- Pará – Osvaldo Coimbra

- Largos, Coretos e Praças de Belém – Elizabeth Soares

- Pará, Capital: Belém Memória& Pessoas & Coisas & Loisas da Cidade -Haroldo Maranhão

- Visagens e Assombrações de Belém – Walcyr Monteiro

-Chuva de Belém – Andersen Medeiros


RECEBI:

- Ávida Vida (poemas); O tempo do cabelo crescer ( antologia de poemas); Um sol para cada dia(conto) do afamado escritor paraense,  de Belém, Edyr Augusto Proença.

- Belém do Pará – história, cultura e Sociedade – Excelente e profundo estudo da realidade urbana nas metrópoles  nortistas , organizada pela   antropóloga do NAEA, a incansável e competente  Lygia Simonian.

-Memória dos Engenhos do Baixo Tocantins – Livro de Graça Lobato Garcia e Eládio Lobato, autores de Igarapé-Miri. Levantamento  dos engenhos de cana de açúcar nos municípios de Igarapé-Miri,Abaetetuba e entorno, trabalho prospectado com sensibilidade  em área virgem desse tipo de material que   serve de fonte  a pesquisadores.

- O Penta – órgão informativo da Fundação Casa de Cultura de Marabá, presidida pelo pesquisador Noé von Atzingen.

Cerâmica Marajoara – a comunicação do Silêncio – Lilian Bayma de Amorim- publicação do Museu Paraense Emilio Goeldi. .
 

ONDE ANDA VOCÊ – Recebi  do escritor Andersen Medeiros: “  obrigado meu irmão pela lembrança e sua atitude me deixa muito feliz. Saiba que no dia 12/11, perdi o homem da minha vida, aquele que foi o meu maior incentivador nas letras e na vida: meu pai. Deixou-nos num sábado triste e sem poesia. Estou me recompondo.Meu livro da Chuva vem em edição trilíngue,  é por isso que nos últimos 11 meses estive me envolvendo com essa nova proposta. O J.Bosco  refez  as ilustrações, inclusive as do livro do Mapinguari. Caro amigo e irmão, o Bosco se superou, fez uma ilustração melhor que a outra. Junto com o relançamento dos dois meus, sairá livros de História do  Aldrin, Geraldo Coelho e outros. Vem aí  coleção de títulos de primeira mão sobre a história do Pará. Vem aí  meu quarto livro pela editora EA : "Anani, a árvore que chora".Livro infantil sobre a origem de Ananindeua, simples, poético e com  tempero de lenda. O Bosco  ilustra este livro(Andersen Medeiros).


LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA !!!

Nenhum comentário: