quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DEZEMBRO NA LITERATURA PARAENSE

Dezembro – festa da Conceição, senhora das águas, dia da justiça, Santa Luzia, Guadalupe,  natal, festa de São Benedito, marujada em Bragança ,Quatipuru, corrida de São  Silvestre, fim de ano, boas festas e feliz 2012  com mais livros e mais leituras.


LANÇAMENTOS


- Foi Assim... – história do sindicalismo na secretaria estadual da fazenda, escrita pelo poeta João Jemerias Chene e por Antonio Henriques, os dois são auditores  da Sefa,  dia 06, aqui na Livraria da Fox, às  18h00.

- Entre o Mito e a Fronteira - Estudo sobre a figura da Amâzonia na produção artística contemporânea de Belém, segundo livro do pesquisador Fábio Fonseca de Castro, dia 07, às 19h00, aqui na Fox.

- Mostra de arte primeiros passos - No Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, de 1 a 18, a partir das dez da manhã, na galeria.

- Livro do IAP - Está previsto para este mês o lançamento dos livros premiados no concurso literário do Instituto de Artes do Pará nas áreas do romance, conto, poesia e ensaio.

Mario Barata de lançar seu livro aqui na Fox ainda nesta dezembro. Confira.


O QUE VAI CHEGAR:


Emmanuel Nassar  - É o nome do livro do artista plástico paraense, com sua trajetória de vida. Lançamento aqui na Livraria da Fox  na segunda quinzena de Janeiro/2012


-  Saias, Laços & Ligas: Construindo Imagens e Lutas: estudo sobre a participação política e partidária das mulheres paraenses (1910 a 1937), livro da professora Luzia Miranda Álvares, pesquisadora da UFPA.  


- Cinema Olympia – cem anos da história social de Belém (1912-2012), livro que está  sendo organizado pelo casal   Pedro Veriano, Luzia Alvares.


- O Médico Direito e o Monstro Cinematográfico -, livro do médico, crítico de cinema e escritor  Pedro Veriano  Direito Alvares.


RECEBI

1 – A Menina e a Fofolete Azul, da escritora paraense, de Óbidos, Bella Pinto de Souza. Obra patrocinada pelo Banco da Amazônia. Ilustração  André Fortes. Produção cultural: Irene Pimentel.

2 – Sinais Sociais ,versão 16, Serviço Social do Comércio, com inúmeros  artigos , destacando A Hora de ir para a escola.

3 – Fundo de Pensão, do  escritor Agildo Cavalcante.

4 – Pará!Dividir?! Pra que?!  Literatura de Cordel, do poeta  João de Castro. Leitura oportuna neste dezembro em que  vamos votar   NÃO  à  divisão do Pará, dia 11, no plebiscito.

5 – Certezas do Quase Ontem , do escritor paraense Paulo Renato Bandeira,  em  3ª edição.

6 – Crônicas de Rua, do escritor paraense, de Óbidos, Ildefonso Guimarães que inaugura o selo que leva o nome de Ildefonso, mestre na arte de escrever, edição da gerência de promoção de leitura da  FCPTN.

7 –Atos dos Governadores – Volume II, organizado pelo jornalista paraense Ribamar Castro, edição da Imprensa oficial do Estado do Pará, em comemoração aos 120 anos do Diário Oficial

8 – Um é multidão,  texto para teatro do multi-premiado autor paraense  Carlos Correia Santos, premiação do centro cultural  Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

9 Destaque Amazônia – informativo do Museu Paraense Emilio Goeldi, n° s  48 e 49 , tratando, dentre outros assuntos das pesquisas  do carbono nos rios da  Amazônia e o que restou da trincheira  erguida pelos guerrilheiros no Araguaia.

10 – Melhores contos de Helio Pólvora, seleção do  crítico literário  André Seffrin, enviado pelo  jornalista  Guilherme Loureiro.



ONDE ANDA VOCÊ ?

- Os competentes e criativos:   a atriz  Natal Silva; a  professora  de Literatura Josse Fares; a   restauradora Renata Maués;  a pesquisadora  Lourdes Furtado e o escritor Andersen Medeiros , ?


Nenhum comentário: