quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

LITERATURA BRASILEIRA DO PARÁ

LITERATURA PARÁ


Fevereiro que antecede o carnaval, é sempre tempo de leitura, de livro, de biblioteca, de livrarias, de sebos. Ler é a grande sacada do momento. Leia !


ACONTECIMENTOS –

-Circula a revista Humanitas, volume 25, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, cujo conteúdo é educação, família, território, movimentos sociais. Recebi exemplar da bibliotecária Alzira Rosa Almeida.

- Faz sucesso o livro Corrida dos caracóis , livro de Lúcia Hiratsuka, literatura infantil.

- As inscrições, com comunicação, para o III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - que acontecerá em Macau , em agosto - seguem até fim de fevereiro. O tema do simpósio é : “A formação de novas gerações de falantes de português no mundo”.

- Fazer do livro um artigo acessível a todos é a grande meta do jornalista e escritor Galeno Amorim, confirmado como novo presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Galeno trabalhará para a criação do Instituto Nacional de Livro e Leitura.

- No Instituto de Letras da UFPA , de 18 a 20 de abril haverá o III Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia (III CIELLA), com o tema: Línguas e Literaturas: Diversidade e Adversidades na América Latina.

- As aulas já começaram e o MEC então informa que, no Brasil todo, milhões de alunos estudarão em escolas públicas e privadas que não possuem biblioteca!

- A Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur, voltou a atender o público no horário de 8 às 18h.

- O escritores paraense Walcyr Monteiro e Juracy Siqueira estiveram em Afuá, trabalhando em intensa pesquisa.

- O escritor paraense, Edilson Pantoja, filósofo e mestre em teoria literária, fará doutorado em Antropologia, na UFPA.

- Poranduba, é o título do novo livro do escritor bragantino Alfredo Garcia. Lançamento à vista.


LANÇAMENTOS


- O poeta João de Castro, presidente da UEAma – União do Escritores da Amazônia, lançou , na manhã do último domingo de janeiro, seu livro Belo Monte – o Belo do destruir - literatura de cordel, na praça da República, com apoio da UFPA .

- Antes charge do que nunca – obra do cartunista paraense Alexandre Torres, lançada no final do mês de janeiro.

- Amazônia – contos , lendas, ritos e mitos , de Edithe Carvalho Vieira, paraense de Óbidos e mãe do artista plástico Klinger Carvalho, que faz sucesso na Europa. Autógrafos no 03 de fevereiro, às 19h, na academia paraense de letras.


DESTAQUE

- Baião, a história de um município – Sandoval Ramos – informações sobre a história social, a cultura e a política.

- A presença dos franciscanos em Belém – Jufra – 1954/1974 – Homerval Ribeiro Teixeira - memória histórica do movimento jovem da Paróquia dos capuchinhos, no bairro de são Brás, em Belém .



LEITURA RECOMENDADA:

- Amazônia – patrimônio nosso de cada dia – Bella Pinto de Souza, com ilustrações de Pablo Mufarrej, produção de Irene Pimentel e projeto gráfico de Paulo Afonso Campos de Melo. Registro do imaginário do caboclo amazônico feito pela competente escritora paraense, de Óbidos, Bella Pinto.

- Senhoras & Senhores - do escritor paraense, de Belém, Haroldo Maranhão, que disse nessa obra que “escrevo como um possesso”.

- O Leão e o Chacal mergulhador, traduzido do árabe por Mamede Mustafá Jarouche. Prefácio de Olgária Chain Feres Matos.

O Cacaulista, Inglês de Souza, escritor paraense, de Óbidos, enredo interessante retratando a gente do Baixo-Amazonas.

Cartas a um jovem poeta , Rainer Maria Rilker, o mundo interior do escritor.

A Rosa do Povo, Carlos Drummond de Andrade. Poemas e poemas.

Ficções do Ciclo da Borracha – a selva, Beiradão, o amante das Amazonas, livro da professora de literatura e escritora amazonense Lucilene Gomes Lima.


LEIA!!! LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!

Nenhum comentário: