CELEBRIDADES DA CULTURA CAMETAENSE GANHAM DESTAQUE EM EXPOSIÇÃO NO SALÃO DA ESCOLA OSVALDINA MUNIZ, EM CAMETÁ!
Conforme a arte educadora, profa. Jalva Teles, O ESCRITOR E JORNALISTA SALOMÃO LARÊDO é um dos escolhidos porque a cultura cametaense é diversa e possui características próprias e dentro dessa ótica, surge o nome - e a eleição dentro das vinte personalidades - do escritor e jornalista SALOMÃO LARÊDO, “PELO AMOR QUE DEMONSTRA POR SUA TERRA NATAL E POR SUAS CONQUISTAS AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA DE ESCRITOR COM OBRAS QUE NOS HONRA DE SERMOS CAMETAENSES”.
Salomão Larêdo, Ronyelcio Oliveira e Jalva Teles
Profa. Jalva Teles
ABERTURA E MOSTRA DOS TRABALHOS
Acontece amanhã, 8 de fevereiro de 2014, às 19h a abertura da exposição -, no saguão da Escola Estadual de Ensino Prof.ª Osvaldina Muniz, cuja gestora é a professora Maria das Graça R. dos Santos Veloso, a assessoria da professora Patricia Barra e a direção dos trabalhos e ideia do “Projeto Caricatura” da profa. de arte, a arte educadora Jalva Teles com a produção “humor na ponta do lápis” , e está localizada no bairro de São Benedito, Cametá -, de 20 telas homenageando de forma lúdica (humor) personagens consideradas celebridades culturais para o município de Cametá, destacando assim, o potencial de cada cametaense homenageado e retratado.
Profa. Patricia Barra e Raimundo Barra
O HUMOR NA PONTA DO LÁPIS
Projeto criado com objetivo de propiciar aos alunos uma das técnicas de desenho artístico voltado para o conhecimento cultural regionalizado, de forma lúdica, simultaneamente trazendo para dentro da escola a cultura genuinamente Cametaense através do humor. O governo Federal financia o projeto ProEMI/Jovem de Futuro, em parceria com o governo do Estado do Pará.
VALORIZAR O QUE É NOSSO
Quem explica aos leitores do nosso blog como começou o projeto e se desenvolveram os trabalhos e a mostra é a arte educadora Jalva Farias Teles, professora da Escola Estadual Osvaldina Muniz.
Diz Jalva, a professora de arte e idealizadora do projeto: “ há algum tempo, na qualidade de arte educadora, observo nos alunos, em sua grande maioria, a ausência do hábito de frequentar o museu e outros ambientes que possuam um legado da história cametaense, e que nossas bibliotecas, tanto municipal ou da própria escola, não contém informações sobre os artistas locais; com base nessas observações me veio a ideia de criar um projeto onde esses alunos valorizassem concomitantemente reconhecessem as pessoas com popularidade que direta ou indiretamente tem contribuído para o fortalecimento e prestigiam a história de Cametá com seus dons e habilidades artísticas culturais.
Natália Vulcão Portilho
ENSINO DA ARTE
Não obstante, essa atividade deveria estar voltada para a disciplina que ministro - Ensino de Arte -, foi então, que nasceu como ligação, o desenho artístico e as pessoas que fazem parte desse contexto da cultura cametaense. Vale ressaltar que embora alguns já tenham partido deste mundo, deixaram sua rica herança na história de Cametá que, só é possível visualizar através dos registros de suas obras, enquanto outros presentes e dinâmicos permanecem edificando a cultura com obras belíssimas a serem apresentadas a esses alunos.
Ingrid Verena Freitas
Desta forma foi que amadureceu o então o projeto: caricatura “O Humor na Ponta do Lápis” patrocinado pelo PDE (Programa Ensino Médio Inovador) em parceria com Jovem de Futuro do Instituto Unibanco e com a SEDUC-PA, na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Osvaldina Muniz, Cametá-Pará.
Erivan Junior
SALOMÃO LARÊDO – AMOR A CAMETÁ
A cultura de nossa cidade é diversa e possui características próprias, em busca de elucidar 20 personalidades, dentre outros ao prof., escritor e jornalista Salomão Larêdo, pelo amor que tem demonstrado por sua terra natal e por suas conquistas ao longo desses anos com obras que nos honra de ser cametaense.
IDENTIDADE CULTURAL DE CAMETÁ
Em uma programação de qualidade e caráter educativo, que retrata as tradições locais, preservando e valorizando a identidade cultural de Cametá, ao mesmo tempo em que procura atender aos diversos segmentos da sociedade, lançamos o desafio do projeto “O Humor na Ponta do Lápis”, que agregando aos alunos e comunidade, uma aprendizagem da cultura local.
Maik Viana e Silva
TÉCNICA E PRODUÇÃO REGISTRADAS
Utilizamos a técnica da hachuras (luz e sombra), e destacamos que todas as telas foram desenhadas pelos punhos dos próprios alunos, sob minha orientação, onde é possível comprovar por meio de registro de gravações de vídeo e fotos.
Raissa Progênio Cardoso
RONYELCIO OLIVEIRA DESENHOU SALOMÃO LARÊDO
Listamos a seguir o nome dos alunos que participaram da oficina. O aluno que desenhou o professor e escritor Salomão Larêdo, chama-se Ronyelcio Carvalho de Oliveira.
NOME DOS ALUNOS:
1º ano do ensino médio
1-Ingrid Verena Assunção de Freitas
2-Joedison Rodrigues Arnaud
3-Maik Viana e Silva
4-Raissa Progenio Cardoso
5-Ronyelcio Carvalho de Oliveira
6-Marcos Geziel Pantoja Freitas
7-Natalia Vulcão Portilho
8-Leandro Lisboa Batista
9- Erivan Junior - 2º ano do ensino médio
OS CARICATURADOS:
1- Alberto Moia Mocbel
2-Raimundo Penafort
3-Dino Sena
4-Salomão Larêdo
5-Profª Osvaldina Muniz
6-Profª Maria Cordeiro
7-Dona Iolanda
8-Mestre Cupijó
9-João do Banjo
10-Teobaldo
11-Kim Marques
12-Ivan Veloso
13-Ivan Cardoso
14-Padre Geraldino
15-Zenóbio
16-Profº Benedito Carvalho
17-Profª Vilma Miranda
18-Profº e Vereador Dael
19-Alchimides Vital Batista (conhecido como engole cobra)
20-Victor Tamer
Nenhum comentário:
Postar um comentário