sexta-feira, 12 de agosto de 2016

É HOJE ÀS 16 HORAS NA CASA DAS ARTES - AO LADO DA BASÍLICA DE NAZARÉ - TU TENS ENCONTRO MARCADO COM A SENHORA DAS ÁGUAS.

Lançada na década de 80, a obra “Senhora das Águas” mostra o olhar do caboclo da Amazônia à Nossa Senhora de Nazaré. Salomão Laredo, autor da publicação, é esse devoto, que após anos de observação, pôde retratar em seus poemas a devoção Nazarena a partir de suas raízes, a Vila do Carmo, às margens do Rio Tocantins, município de Cametá.


“Senhora das Águas” foi o primeiro livro de Salomão Laredo, impresso em 1982. Nele é exposta a adoração religiosa popular, mas reflete também as “mulheres fortes”, termo que o autor usa para definir as mulheres que sempre estiveram presentes em sua vida pessoal e figuram como elementos presentes em toda sua trajetória como escritor. “Não poderia dar início a caminhada como escritor de outra maneira e Senhora das Águas remonta a minha devoção a Nossa Senhora e as mulheres que sempre estiveram presentes em minha vida”, ressalta o escritor.


Sobre a escolha da obra para a Oficina de Leitura Dramática, Salomão Laredo se diz um eterno militante em favor da valorização da cultura regional. Para ele é preciso formar um alicerce com base nas obras dos escritores paraenses para somente então se direcionar para outras realidades de fora da Amazônia. “Nós precisamos valorizar o que é nosso. É importante o que vem de fora, mas o que é feito aqui deve ser o alicerce, a base”, enfatiza.
“Senhora das Águas” é tema da Oficina de Leitura de Leitura Dramática, ministrada pela professora Telma Monteiro, na Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará. A oficina envolve atividades de leitura, criação e interpretação – tanto sob a forma literária como cênica. Para isso a Leitura Dramática imprime emoção ao ato, buscando a desenvoltura, estímulo e a descoberta dos sentimentos nas entrelinhas do texto com naturalidade. A oficina encerra na próxima sexta-feira, 12 de agosto de 2016.


Nenhum comentário: