quarta-feira, 31 de agosto de 2016

ATENÇÃO NOVOS ESCRITORES, HOJE o evento é pra vocês!

Por Editora Empíreo

Quer saber o que vem depois do ponto final do seu livro? Como fazer para publicá-lo? A Casa do Livro te conta esse processo todo!
Nossos parceiros da Project Nine Editorial, Mônica Vieira Luzenzelu e Francisco Martins falarão sobre como se apresentar para uma editora e como a produção gráfica ajuda a construir a personalidade de um livro, além de ressaltar a importância da revisão no original!
Também teremos Viviane Sedola da Kickante contando pra gente como o financiamento coletivo pode ajudar vocês a publicarem seus livros.
Além da presença do nosso editor Filipe Larêdo contando sobre como funciona uma editora e os seus processos!
Incrível né? Se você quer saber mais sobre escrita, criação, produção de livros e tudo o que envolve esse universo, passa lá no nosso stand amanhã às 18h. Estaremos te esperando!



"Quem é essa tagarela?"

Por Editora Empíreo

Cris Bicudo nasceu surda. Se isso é um tema sério hoje em dia, era ainda mais na década de 70 com menos pesquisas e tecnologia.
A mãe, Elizabeth, foi a primeira a desconfiar, pois contraiu rubéola na gravidez.
O primeiro médico que atendeu Cris - quando ela tinha apenas um ano e meio de vida - disse à mãe : " a senhora deveria ter abortado."
Naquele dia Elizabeth sabia que teria uma batalha pela frente.
Hoje, Cris fala e é ela essa tagarela.
Essa história de luta e vitória é no emocionante livro "Quem é essa tagarela?" da Editora Primavera



Contemplando o interior e o detalhe da Igreja de Sant'Anna da Campina - centro da cidade de Belém do Pará na tarde do luar de Agosto em despedida.

(Texto e fotos: Salomão Larêdo)



segunda-feira, 29 de agosto de 2016

ASSISTA AO VÍDEO em que o escritor e jornalista Salomão Larêdo fala da nossa FLiPA - Feira Literária do Pará que vem aí em outubro, dias 15 e 16, na Livraria da Fox dr. Moraes, em Batista Campos Belém do Pará com o foco total, completo e irrestrito no escritor do Pará e seus livros. Participe!


O Video da Editora EMPÍREO, que edita livros apaixonantes, está uma beleza, Assistam.

A Editora Empíreo está na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2016. Além de trabalhar com livro, somos leitores e por isso apresentamos à vocês nosso estande e sua representação de como queremos sempre recebê-los. Uma sala de leitura, um lugar aconchegante para ler livros apaixonantes. Seja bem-vindo amigo leitor!! Os móveis são do nosso parceiro, Oito Mãos Atelier.

Estamos na Rua G, estande 073. Vem nos visitar! 



quarta-feira, 24 de agosto de 2016

FLiPA - FEIRA LITERÁRIA DO PARÀ

A FLiPA - FEIRA LITERÁRIA DO PARÀ é uma beleza e essa turma - Grupo de Escritores do Pará - PAGÉS; a Editora EMPÍREO e a Livraria da FOX - trabalha intensamente o ano inteiro para fazer sempre a melhor FLiPA - Feira Literária do Pará, a nossa Feira onde o foco principal é sempre o escritor do Pará e suas obras. Valorize o que é seu, o que é nosso! Participe da FLiPA- 2016, dias 15 e 16 de outubro, sábado e domingo, na Livraria da Fox, trav. dr, Moraes, Batista Campos, Belém do Pará.
(Texto: Salomão Larêdo, fotos: Vânia Eluã.)









O QUE OS HOMENS FAZEM NO BAR...

É o que conta em crônicas o colega escritor Jaime Freire Campos, que escreveu este livro - veja a foto, abaixo - de titulo que atiça a curiosidade lançado em Castanhal, textos cronicados com competência e autografado à leitura em obra prefaciada pelo bibliófilo Tenório Nascimento - que tem biblioteca com quase 30 mil títulos do melhor da literatura universal , brasileira e paraense e cinema, teatro, música num espaço que é quase um centro cultural da família Nascimento - que é quem faz a entrega ao escritor Salomão Larêdo, do livro de Jaime Campos,que além de escritor é agrônomo, na Livraria da Fox, em Belém. Tenório Nascimento aparece na foto com sua mulher Aparecida Nascimento; Salomão Larêdo e sua mulher Maria Lygia Nassar Larêdo.




"Senhora das Águas" é uma das obras mais originais sobre o Círio de Nazaré", diz a professora Telma Monteiro, na foto, com o escritor Salomão Larêdo, autor do livro.



Programação intensa no estande da Editora EMPÍREO durante a Bienal do Livro de São Paulo - de 26 de agosto a 04 de setembro - Imperdível


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

CORPO ESTRANHO NA EMPÍREO. Leia, veja e saiba. Ler é o maior espetáculo da vida!


Por Editora Empíreo

Os Jogos Olímpicos de 2016 encerram-se  e nós já estamos com saudade desse clima gostoso de torcida e expectativa!

Para prolongar um pouco mais esse clima, que tal ler Corpo Estranho? Vocês sabiam que no romance de Maria Teresa Dörrenberg, o protagonista Mear viaja à Olímpia dos antigos jogos olímpicos?

Nesta viagem, ele corre com outros corredores e quando finaliza a corrida, encontra Hermes, o deus grego das sandálias douradas, com quem faz amizade e aprende um pouco sobre a cidade e os jogos.
Hermes conta que os jogos são uma homenagem a Zeus, que deu poder e honra aos gregos. Mear descobre então, que os jogos têm um cunho religioso, mas também são exibidos para mostrar a supremacia dos atletas gregos sobre os outros povos, além de servirem para mostrar o ideal do corpo. Na época, os jogos duravam cinco dias e era um período em que as guerras e desavenças cessavam.

Bacana né? Se você quer saber mais sobre essa e outras viagens de Mear, compre o seu exemplar já em pré-venda na nossa loja e não deixe de visitar o nosso estande no dia 28/08 às 17h para pegar o seu autógrafo com a autora. :D

Quem não ama por ter medo do amor e de amar vira Matintaperera?

O texto é de Salomão Larêdo, a foto da capa de Walda Marques. Caso tu queiras ler, procura o livro na Livraria da Fox.



Saboreando castanha-do-pará leia este livro no prazer do encantamento amazônico.

O MATINTRESH, a matintaperera trash, mostra Jocasta, mãe de Antígona, que discute com Creonte que representa o estado, as questões do direito da mulher e tem Adevargira que mantém um cabaré no meio da floresta Amazônica (ExAmazônica?), a desventura de Greenfell que foi entupido de pimenta pela turma da Cabanagem, tu, leitor e leitora encontras na Livraria da Fox, em Belém.


sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Lembrete - Lambreta, as lambretas circulavam em Belém na década de 1960.

Padre Ribamar Souza, pároco de São Judas Tadeu, tinha uma Lambreta M4 e muitas vezes peguei carona, na garupa. Na época, às sandálias havaianas, chamávamos também, lambreta.

(texto e fotos feitas na exposição no aeroporto de Belém: Salomão Larêdo)





sexta-feira, 12 de agosto de 2016

É HOJE ÀS 16 HORAS NA CASA DAS ARTES - AO LADO DA BASÍLICA DE NAZARÉ - TU TENS ENCONTRO MARCADO COM A SENHORA DAS ÁGUAS.

Lançada na década de 80, a obra “Senhora das Águas” mostra o olhar do caboclo da Amazônia à Nossa Senhora de Nazaré. Salomão Laredo, autor da publicação, é esse devoto, que após anos de observação, pôde retratar em seus poemas a devoção Nazarena a partir de suas raízes, a Vila do Carmo, às margens do Rio Tocantins, município de Cametá.


“Senhora das Águas” foi o primeiro livro de Salomão Laredo, impresso em 1982. Nele é exposta a adoração religiosa popular, mas reflete também as “mulheres fortes”, termo que o autor usa para definir as mulheres que sempre estiveram presentes em sua vida pessoal e figuram como elementos presentes em toda sua trajetória como escritor. “Não poderia dar início a caminhada como escritor de outra maneira e Senhora das Águas remonta a minha devoção a Nossa Senhora e as mulheres que sempre estiveram presentes em minha vida”, ressalta o escritor.


Sobre a escolha da obra para a Oficina de Leitura Dramática, Salomão Laredo se diz um eterno militante em favor da valorização da cultura regional. Para ele é preciso formar um alicerce com base nas obras dos escritores paraenses para somente então se direcionar para outras realidades de fora da Amazônia. “Nós precisamos valorizar o que é nosso. É importante o que vem de fora, mas o que é feito aqui deve ser o alicerce, a base”, enfatiza.
“Senhora das Águas” é tema da Oficina de Leitura de Leitura Dramática, ministrada pela professora Telma Monteiro, na Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará. A oficina envolve atividades de leitura, criação e interpretação – tanto sob a forma literária como cênica. Para isso a Leitura Dramática imprime emoção ao ato, buscando a desenvoltura, estímulo e a descoberta dos sentimentos nas entrelinhas do texto com naturalidade. A oficina encerra na próxima sexta-feira, 12 de agosto de 2016.


segunda-feira, 8 de agosto de 2016

OS CAMINHOS POR ONDE PASSAM A IMAGEM PEREGRINA DA VIRGEM DE NAZARÉ É A ABORDAGEM POÉTICO-TEATRAL DO CIRIO DE NAZARÉ QUE SE EFETIVA NA CASA DAS ARTES, AO LADO DA BASÍLICA E TEM COMO BASE referencial e provocadora a obra SENHORA DAS ÁGUAS, livro do escritor e jornalista SALOMÃO LARÊDO

Salomão Larêdo conversou com os alunos da oficina ministrada pela professora Telma Monteiro sobre a construção dos poemas que estão sendo trabalhados, oportunidade em que todos os envolvidos puderam aprofundar a leitura da obra que é peça fundamental ao conhecimento do labor literário de Salomão Larêdo que gostou de participar do ensaio de criação e interpretação e ouvir as leituras em cima do que criou há alguns anos e que agora vira objeto de estudos na Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará. As fotos registram a presença do escritor Salomão Larêdo, professora Telma Monteiro e do grupo de alunos da oficina.



Valorizando o que é nosso, apresento: "Música e Músicos do Pará", do grande pesquisador Vicente Salles, que, conforme diz sua mulher Marena Salles, "...resgatou a memória histórica musical do Estado paraense...".

É uma homenagem deste espaço, neste domingo de agosto, ao ilustre amigo que nasceu na Vila do Caripi, em Igarapé-Açu, Pará.

Salomão Larêdo


A vingança da amada nas ardências da amante. Microconto


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A Empíreo vai para Bienal de São Paulo.

Por Editora Empíreo


A gente tá que nem criança empolgada no Natal. O rosto dói de tanto sorrir. Estamos ansiosos e nervosos também. Porque é festa de gente grande. Mas a Empíreo é metida...
... metida no sentido de se meter em tudo. E lá vamos nós.

E a gente quer que todo mundo venha junto.

26 de agosto – 4 de setembro
26 de agosto às 10:00 e 4 de setembro às 22:00
No Pavilhão De Exposições Do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209, São Paulo

"Puxa a cadeira, senta e conversa com um velho amigo" . E para bater-papo, criamos um ambiente só pensando em vocês.

Nossa sala de leitura tem banquinho, tem poltrona, tem livro e, o mais importante, tem a gente. Por favor, traz o cafezinho.

O espaço é pra descontrair, mas tem coisa séria rolando.
É séria, mas não é sisuda,

Autores vão estar lá falando sobre literatura para novos escritores e para leitores cuiosos. Nosso estande não é metrô, mas se quiser sentar no chão, senta .

Vai ter show de música, vai ter escultor, vai ter boi-bumbá, vai ter lançamento, VAI TER AUTÓGRAFO... E se reclamar, a equipe da Empíreo vai fazer um show de tipo Glee. Por favor, não reclamem.

Ah vai ter um surper sorteio de TODO O NOSSO ACERVO.


BUMBA, NOSSO BOI está chegando.É Editora EMPÍREO



É A EDITORA EMPÍREO NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO