quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

“...Tratei a leitura toda como se fosse uma lenda. Você conseguiu, autor! Aguçou o aspecto da subjetividade do texto literário em mim, e assim espero que faça com os demais leitores... me vi sido "engolida" pela trama, pelas "cobras" da literatura... Assim como o Código da Vinci veio "mexer" com nossos preceitos religiosos (pelo menos com o meu mexeu), esse "observador" do Sarrabulho, me totalizou de dúvidas. Sim! É só um conto... me senti "perdida", às vezes, com a confusão de vozes de narradores que interferiam na narrativa... Profa. Márcia Coelho.

Me senti envolvida a cada fato, tanto é que quando "peguei" o livro, não o larguei mais. Uma leitura que durou aproximadamente 3 horas, contadas algumas interrupções do "facebook" e do "whatsapp", talvez isso tenha feito com que eu me confundisse? Não sei! Só sei que precisarei lê-la para esclarecer tal dúvida e desfazer essa "confusão". Se Zaís e Nana são a mesma pessoa, aí aquele leitor anônimo já foi muito audacioso. Pois, como uma mãe e uma filha podem ser a mesma pessoa? E, Quem fez a tal observação? Assim como o Código da Vinci, o Filme, veio "mexer" com nossos preceitos religiosos (pelo menos com o meu mexeu), esse "observador" me totalizou de dúvidas. Sim! É só um conto. E o interessante é que só fui ver isso agora. Tratei a leitura toda como se fosse uma lenda. Você conseguiu, autor! Aguçou o aspecto da subjetividade do texto literário em mim, e assim espero que faça com os demais leitores. Enfim, a leitura foi utilizada para criar uma Sequência Expandida, proposta de Rildo Cosson, para o letramento literário, para o meu curso de Mestrado do PROFLETRAS, na UNEMAT, Campus de Sinop, pois antes de fazer com que os alunos leiam, nós, professores e pesquisadores, temos que já ter lido para que o aluno perceba nosso amor pelo texto literário. Mas, depois me vi sido "engolida" pela trama, pelas "cobras" da literatura, que ora nos puxa e ora nos larga de si e para si. Já ia esquecendo, há outras críticas sobre essa obra? Se houver, quero (e preciso) estar "lá". Abraços na "Zana" (Zaís e Nana unificadas... sem fechar o parêntese nem ponto final.
O Livro Sarrabulho – a lenda da cobra Norato, ganhou o "Prêmio Monteiro Lobato", concedido pela União Brasileira de Escritores. O Livro está esgotado. Capa Emmanuel Nassar.
Comentário feito pela Profa. Márcia Coelho, no dia 27 de janeiro de 2016, no blog http://slaredo.blogspot.com.br/2013/05/sarrabulho-lenda-da-cobra-norato


Nenhum comentário: