sexta-feira, 30 de outubro de 2015

“BELÉM AGRADECE E TE ABRAÇA” É O NOME DA HOMENAGEM QUE O ESCRITOR E JORNALISTA SALOMÃO LARÊDO RECEBEU HOJE DO COLÉGIO SÃO PAULO, em Belém, através do 8º /9C, uma iniciativa da Profa. Jacyrene Coelho e do prof. Alan Santos dentro da 26ª Mostra Cientifico Cultural, com o tema: “Belém 400 anos: a serviço de uma sociedade mais fraterna”.

O colégio lotado de estudantes de diversos níveis e faixas etárias das diversas turmas e em especial dos alunos do 8º/9C que trabalharam com muito brilhantismo intelectual e o resultado é uma mostra de alto nível de leitura e pesquisa trabalhosa construída com seriedade. 


A justificativa que o Colégio São Paulo encontrou para homenagear-me dentro do tema é que “Salomão Larêdo coopera para o desenvolvimento da cidade, assim como as suas obras estimulam o conhecimento de nossa cultura”. 


Estive no colégio com minha mulher Maria Lygia que recebeu de todos, o carinho e apreciamos os excelentes trabalhos das várias equipes que estudaram, leram, analisaram e trabalharam com os seguintes livros: “Matinta Perera; “Jiboia Branca via Tapanã Tenoné”; “A Garota que tentou bater na mãe com a vassoura e ficou seca, na hora”; “Marcas d’Água”, “Sarrabulho - a lenda da cobra Norato” e “Os Satiro de Melo”. 


A irmã diretora acompanhou-nos, junto com a coordenadora e aprendemos muito, ganhamos conhecimento e inúmeros brindes das equipes, além de camisetas da mostra. 



A profa. Jacy explicou que o objetivo do trabalho “é proporcionar ao educando o conhecimento pertinente à sua própria cultura, valorizando o que é nosso, prestigiando os autores da literatura paraense”. Como essas homenagens ao autor local, são raras, estou lisonjeado com o carinho e as atenções e feliz por ser objeto de afeto traduzido em organização, domínio do assunto e desenvoltura dos alunos atenciosos e inteligentes e que é decorrente e resultante da dedicação docente, do empenho e da capacidade dos professores da turma e de todo o Colégio São Paulo que procura efetivar educação de qualidade para preparar pessoas humanas felizes, capazes de construir um mundo melhor à convivência de todos. 



Lembro, com essa manifestação que me emociona e faz feliz, que, ao chegar em Belém, em 1961, com meus pais e irmãos, vindo do Vila do Carmo-Cametá, para estudar, fomos morar numa casa humilde, coberta com palha de ubuçu, no bairro da Cremação e me apaixonei por Belém, cidade que amo, onde vivo e trabalho e tudo faço para cooperar com seu desenvolvimento e agora recebo, do Colégio São Paulo, da Congregação das Angélicas de São Paulo, de onde a mulher que amo, Maria Lygia, é ex-aluna, esse reconhecimento através também da literatura que faço, é uma grande felicidade e honra que agradeço a Deus e à profa. Jacy Coelho e toda a turma que forma o CSP, desejando continuem com esse importante trabalho em prol da educação e da cultura de que tanto somos carentes. Grato: Salomão Larêdo. As fotos foram feitas pela profa. Jacy e prof. Alan.





Nenhum comentário: