quarta-feira, 5 de agosto de 2015

DAS COISAS DO CORAÇÃO COM ESTIMA E COM AFETO

Uma semana em Mocajuba na última do mês de julho com a turma de letras da UFPA para a atividade de livro e leitura. Que delícia a delicadeza! Recebemos – eu e Maria Lygia – os carinhos e os afetos da cidade e da gente mocajubense sempre inteligente. Cidade limpa, mercado farto, organizado, limpo. 


A felicidade de rever a querida e amada Tia Zita Larêdo e família, meus queridos primos e o afeto amoroso que sempre nos proporcionam entre as tardes compartilhadas em meio ao café com tapioca e pão caseiro feitos pela Maria das Graças, as caminhadas na companhia do José Teófilo nos almoços saborosos no restaurante da Rosa e do Junior e família. 


Carinho e atenção recebemos de Marilac e sua turma no hotel Tocantins; Recordamos da gostosa prosa na tarde emoldurada por um lindo por do sol no Tocantins, o rio mais bonito do mundo, que apreciamos do Solar Guimaia, dos caros amigos Rubens e Preta Maia, sorvendo delicioso café com tapioca, beijús e vinho de abacaxi, na companhia do casal Ana e Albertino Martins; das atenções do Dito Maia, no café matinal no mercado e a prosa interativa sobre Putiri, Santana, Linguarudos, cultura e memória mocajubense; os cuidados e carinhos da profa. Edilena e seu marido Naldo e familiares. 


E na UFPA, o sorriso da Ray, ofertando café, a direção atenciosa do coordenador, o prof. Ednaldo, do Edilson e toda equipe e os colegas professores cercando-nos de atenções e a aula de afetuosidade que recebemos no sitio da profa. 


Socorro Campos e do Ednaldo e família, ministrada pelos alunos de letras que nos encantaram com a constante poesia que trazem no coração e que habita os familiares presentes ao almoço que a união de cada um proporcionou, desde o churrasco, o peixe moqueado, o açaí, de ilha de Santana que o Eder apanhou, amassou e trouxe na rabeta com que atravessa o Tocantins em busca de conhecimento e na UFPA; no banho de igarapé, no tecer paneiro de jacitara com o Chico e Auriléia, na improvisada quadrilha, no jogral que a criatividade da Ieda e da Maria Dias vararam a madrugada produzindo belíssimo poema, no texto poético da Marisanta, no discurso emocionado do Carlos,nas atenções de Gisele (cuidadosa, zelosa, amorosa e atenta representante da turma) e Mauricélia, André, Angela, Auriléia, Charleni (poeta das águas tocantinas e atenta conosco) Dorinalva, Dreice, Eder, Elisângela, a querida Lili e agora, Siquê com um feijão delicioso à mesa, Enison, Francinelma, Francisca, Francisco, Leonard, Lidiane, Mara, Maria do Carmo, Maria Lucilene,Maria Olivalda,Mariane, Rosangela, Rosiberto, Sandra, todos, todos, atenciosos comigo e com minha amada Maria Lygia que eles cercaram de carinho e que neste texto, eu e ela agradecemos na certeza de que o amor de Deus e da virgem da Conceição os afetua com mais amor, saúde e paz que circunscreve seus familiares, parentes, amigos e toda Mocajuba revisitada com muito amor e carinho. Afetuosamente: Salomão e Maria Lygia Larêdo.


Nenhum comentário: