segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

PARAENSES ESTÃO NA ANTOLOGIA "POETA MOSTRA A TUA CARA VOLUME 11.

Fevereiro – No Carnaval, na Campanha da Fraternidade e em toda a Quaresma, o bom é ler. Ler é o maior espetáculo da vida! Leia!!


LITERATURA PARÁ


LANÇAMENTOS 

A 8ª edição do “Batuque”, famosos livro de Bruno de Menezes, será lançado depois do carnaval, editado por Max Reis, capa e ilustrações de Biratan Porto, revisado por Carolina Reis e com prefácio de Amarilis Tupiassu. A novidade: a edição vem com quatro novos poemas inéditos de Bruno de Menezes. 


ACONTECENDO 
A pedido de uma professora que é leitora e amiga da nossa literatura, começamos uma pequena campanha de conscientização no blog (slaredo.blogspot.com) e facebook, com o seguinte texto: ESCOLAS DO PARÁ, PROFESSORES, ADOTEM LIVROS DE AUTORES PARAENSES. – O melhor da Literatura Brasileira produzida no Pará – Os livros dos autores locais têm que estar disponíveis nas bibliotecas e salas de aula, não em caráter obrigatório e sim como leitura que seja um prazer de ler , porque, além de ser uma necessidade a leitura – quem lê, pensa, escreve e não se escraviza a nada e coisa alguma - temos que conhecer nossos autores, a produção de nossa gente, para poder valorizar, amar e defender o que é nosso A resposta de um professor: “ ... o problema, Salomão, é que os livros que adotamos nas escolas da rede pública são selecionados a partir de uma lista tríplice feita em Brasília, pelo MEC. Faz parte da ação do Programa Nacional do Livro Didático. Um mais ruim do que o outro. E mais: na minha disciplina, filosofia, selecionamos um e mandam outro...” 

DESTAQUE 
Poeta mostra a tua cara, volume 11, criação do congresso de poesia, de Bento Gonçalves – RS. Vários paraenses estão na antologia, destacando a profa. e poeta Rita de Cássia da Silva, com 3 bons trabalhos poéticos. 


NOVIDADES

- O escritor paraense, comunicólogo e dramaturgo Edyr Augusto Proença informa que "Belém" e "Moscow", seus dois primeiros livros traduzidos e lançados na França, agora também sairão na versão "livro de bolso". Quanto ao "Nid de Vipères", será lançado em 5 de março. No Brasil, "Pssica Pssica" deverá sair em junho, pela Boitempo.

- No forno, o livro “Os viajantes e suas embarcações”, trabalho de longa, profunda e séria pesquisa empreendida pela bibliotecária Olimpia Reis Resque 

LEMBRANÇA 
Espaço evocativo da memória de autor autóctone que já nos deixou. 

RAIMUNDO MORAIS, escritor e jornalista paraense, nasceu em Belém a 15 de setembro de 1872 e faleceu a 3 de fevereiro de 1941. Conforme Leandro Tocantins, RM é“escritor modernista e pertence à fase nativa da literatura amazônica” Profundo conhecedor da Amazônia, Raimundo Morais, publicou 17 importantes obras, das quais destacamos: Notas de um jornalista, Na Planície Amazônica, Os Igaraúnas, Dicionário de Cousas da Amazônia, Cartas da Floresta, Anfiteatro Amazônico.



RECEBI

A Ação dos salesianos de dom Bosco na Amazônia, organizado por Mauro Gomes da Costa, marca, em 2015,os 200 anos de nascimento de dom Bosco, fundador dos Salesianos e o centenário da presença salesiana na Amazônia.


A Diocese de São Gabriel da Cachoeira – AM (Rio Negro) nos seus 90 anos de existência – 1914 – 2004, escrita por dom Walter Ivan de Azevedo, apanhado histórico da obra missionária dos salesianos. Presentes do pe. João Mendonça, diretor do colégio salesiano de Ananindeua. 

LEITURA RECOMENDADA 

- A Língua de Eulália, novela sociolinguística, de Marcos Bagno.


- Cinzas do Norte, romance de Milton Hatoum


- As viúvas, romance do escritor paraense, Cândido Marinho da Rocha


ESTA COLUNA VOCÊ LÊ MENSALMENTE NA REVISTA FOX

Nenhum comentário: