Salomão Larêdo escritor e Jornalista
Leia esta coluna na revista Fox
Novembro – o final do ano se aproxima e a leitura é o maior espetáculo da vida!
LANÇAMENTOS
- Vocabulário Regional e Livro dos 30 anos da Casa de Cultura de Marabá – 15 de novembro, às 19h, auditório da Fundação, em Marabá.
- O Mundo Rural no Brasil do século XXI – a formação de um novo padrão agrícola e agrário. Livro essencialmente teórico sobre os pequenos produtores do Brasil. Vários autores, entre os quais, o professor Alfredo Homma. Edições Embrapa,pode ser acessado on line.
ACONTECENDO
Repercute grandemente a Feira Literária do Pará – FliPA - realizada aqui na Livraria da Fox e reuniu os autores e a produção paraense, iniciativa dos escritores nativos, da Livraria da Fox e da Editora EMPÍREO. Prevista para um dia, o sucesso foi tanto que automaticamente aconteceu em dois e a previsão é que a 2ª FLiPA, em 2015, repita o que pede a voz do povo, acontecerá dias 17 e 18 de outubro.
- Dia 15, em Marabá, comemoração dos 30 anos da Fundação da Casa da Cultura de Marabá, com intensa programação.
- No ICED/UFPA, dias 3 e 4, o II Simpósio de Literatura Infanto-Juvenil e Formação do leitor na Amazônia.
DESTAQUE
Desnamorados, Zon – o rei do nada – ; Ela prefere as uvas verdes ; A Cidade Flutuante; Sete Cabeças, A Torre Acima do Véu, alguns dos livros mais procurados na Livraria da Fox.
- Abaúna e outros poemas -, livro da escritora paraense Aline de Mello Brandão, que destaca: “amo as pessoas facilmente”.
NOVOS AUTORES
Participe do Prêmio Fox de Literatura. Entre no site: www.flipara.com.br e leia o regulamento. Iniciativa Livraria da FOX e Editora EMPÍREO.
NOVIDADES
O escritor paraense Alfredo Oliveira, ganhou o Prêmio NOBRE de Literatura, recebeu diploma e troféu e seu livro Belém- Belém, editado pela Livraria da FOX em parceria com a Editora EMPÍREO, de São Paulo e receberá a obra na FLiPA de 2015.
COMEMORAÇÃO
Noé von Atzingen, fundou, com Ademir Braz, Virginia Matos e outros intelectuais e escritores, em 1984 a Casa da Cultura de Marabá onde haverá intensa comemoração pelos 30 anos.
LEMBRANCA
Espaço evocativo da memória de autor autóctone que já nos deixou: Levi Hall de Moura, nasceu em Belém e fez sucesso nas áreas jurídica e literária. Jornalista e escritor, publicou os romances O Terreno e o Infante, Oceano Perdido, dentre outros trabalhos.
RECEBI
Um século de Imigrações Internacionais na Amazônia Brasileira (1850/1950) – Trabalho de pesquisa da professora Marilia Ferreira Emmi. Conforme a dedicatória: “...recorte da história de cinco grupos migratórios que contribuíram para a formação social da Amazônia..”
- Esquema da origem e da evolução da sociedade paraense – trabalho importante de Levi Hall de Moura, oferta de seu filho Arnaldo Moura, editado por Júlio Victor e Maurílio Moura, filhos do jurista e intelectual paraense.
Além dos deveres – recordações do CRM-PA – trabalho do escritor Alfredo Oliveira, prêmio Nobre de Literatura.
- Das iguarias, da ladainha e da devoção a São João, trabalho da escritora vigiense Maria do Carmo Palheta, oferta da filha Carmen Palheta Alves.
Música Transmórfica – A ciência da arte aplicada à arte da ciência – fundamentação – método básico – trabalho de Albery e Tiago Albuquerque, oferta:Carmem Palheta.
LEITURA RECOMENDADA
- Cuia Pitinga, poemas do escritor paraense Jaques Flores, patrono da Feira Literária do Pará – FliPA.
- Três Séculos de Moda, do escritor paraense João Affonso. Prefácio:Francisco Paulo Mendes.
Esta coluna você confere também mensalmente na Revista da Fox
Esta coluna você confere também mensalmente na Revista da Fox
Nenhum comentário:
Postar um comentário