quarta-feira, 21 de maio de 2014

O PARAENSE MAURÍCIO COELHO E A EDITORA CHIADO LANÇAM A PRIMEIRA TRADUÇÃO INTEGRAL DA OBRA 'A CUIDADOSA ALICE', DE LEWIS CARROLL. PRESTIGIE!!!

Texto de Ademar Júnior


O lançamento de A "Cuidadosa Alice" pela editora Chiado, é um esforço do paraense Maurício Coelho de trazer uma obra tão rara para o nosso idioma. A tradução de Maurício se configura como um grande êxito não só para os amantes da obra de Carroll, mas também como uma oportunidade de se ter acesso em nossa língua a mais uma bela versão da história. 


ERA UMA VEZ, uma garotinha chamada Alice: e ela teve um sonho muito curioso. Você gostaria de saber o que ela sonhou?

Lewis Carroll, A Cuidadosa Alice, pág. 12



Obras adaptadas, em geral, são vistas com desdém por alguns leitores. Talvez por certa maturidade de leitura, que lhes permite ler com entendimento o texto original. No entanto, as adaptações não surgem aleatoriamente, mas por um propósito próprio, na maioria das vezes, para levar uma história de um público a outro, seja por diferença de gênero (literário), de idioma ou faixa etária. E quando a adaptação é feita pelo mesmo autor do original? É dado mais crédito? Assim, A Cuidadosa Alice, de Lewis Carroll, é, segundo ele próprio, uma adaptação do seu clássico Alice no País das Maravilhas para crianças “de nenhum a cinco anos”.


Você deve estar se perguntando, que livro é esse afinal? Então, Alice no País das Maravilhas já é vista, ainda que erroneamente, como uma obra destinada ao público infantil. Isso porque ela surgiu como uma história que Charles Lutwidge Dodgson – vulgo Lewis Carroll – contou para três garotinhas, entre elas uma chamada Alice Liddell. Mesmo que tenha surgido dessa forma, a história era contada para pessoas específicas em uma época específica. Com o tempo, foram feitos diversos estudos, muitos deles psicanalíticos, que conferiram à obra um ar menos ingênuo e inocente.

Alice protagoniza uma das obras mais marcantes do estilo nonsense. Isso porque a narrativa é uma sobreposição de fatos sem muita linearidade de sentido. Talvez isso tenha levado à suposição da existência de tantas alegorias, resultando em tantos estudos. O fato é que é praticamente impossível ler Alice com o encantamento comum a outras obras como O Mágico de Oz ou O Pequeno Príncipe. 

Dia 31 de Maio, na XVIII Feira Pan Amazônica do Livro 


Dados:Autor: Lewis Carroll
Colecção: Recreio
Páginas: 50
Ano de publicação: 2014
Gênero: Literatura Juvenil
ISBN: 978-989-51-0941-8

Nenhum comentário: