sexta-feira, 2 de maio de 2014

LITERATURA PARÁ

Salomão Larêdo escritor e Jornalista

No mês de maio o tempo é sempre de leitura com feira de livro e outras festas das mães, flores, debutantes e depoentes de bons livros. Ler continua sendo o maior espetáculo da vida!

NOVIDADES

Já em circulação nacional o livro de conto, de Jader Dias “Ela prefere as uvas verdes”, lançado na Livraria Cultura no final do mês de abril em São Paulo, edição da Empíreo, de Filipe Larêdo. O livro faz enorme sucesso.


- Desnamorados, livro colaborativo sobre o amor, que é só no que se fala, deve circular nacionalmente dia 12 de junho, o dia dos namorados. 


ACONTECIMENTOS

- Feira do Livro, de 30 de maio a 08 de junho, no Hangar.

- Feira do Livro do escritor paraense Salomão Larêdo, de 30 de maio a 7 de junho, na Livraria da Fox e a promoção de 30% de descontos nos seguintes livros: As Histórias de São Benedito-memória religiosa e afetiva da Amazônia tocantina; Amor Engarrafado – situação policial verídica – crime; A Crença no Amor Lygia Nassar – meditações de uma profa. moderna; Antônia Cudefacho - o ardente amor de um padre – romance; Chapéu Virado - conto– a lenda do boto; Cametá Vila Viçosa de Santa Cruz dos Camutá – cartilha; Embaixo do Casco - iniciação sexual de um adolescente com sua tia- conto; Fofós de Cametá – cartilha; Os Grandes Lábios de Belém – prosa e poesia; Ilha das Flores – cartilha; Intolerâncias do Baratismo – entrevista com o músico Élio Satiro – memória; Jiboia Branca via Tapanã/ Tenoné – poema; Lâmina Mea – mulher não chora ou Suzama Matriz – prosa e poesia; Marabaenses – carpintaria naval; Moju Moju meu amor - conto; Os Satiro de Melo – história de família musical –memória; Palácio do Bares – Buate Condor – memória boêmia do Bar da Condor; Os Papagaios do Paruru - situação; Remos de Faias - as mil e uma noites amazônica- romance; Timbuí - a lenda da anta - conto; Tio David, Padre David – A vida – em fatos e fotos do cônego David Gonzaga Larêdo; Vera - o romance. O autor autografará os livros, aos sábados, pela manhã, na Livraria da Fox da dr. Moraes, conforme hábito do escritor.



LANÇAMENTO

Dicionário Papa Chibé, volume 5 (incluso o conteúdo dos 4 anteriores) obra robusta e importante do jornalista e escritor paraense, de Belém, Raimundo Mário Sobral, sobrinho do grande romancista paraense, Raimundo Moraes, dia 29 a partir das 19h, no terrasse do salão social da Assembleia Paraense (Av. Presidente Vargas, centro de Belém). 

CIRCULANDO

“Terra da Liberdade – Benevides: história e colonização, obra do pesquisador vigiense José Leôncio Ferreira de Siqueira.

CIRCUITO

Falar de leitura, livro, literatura e cultura, irei a Paragominas neste maio. Antes, fiz a Escola Salesiana de Ananindeua, falando aos estudantes sobre o prazer de ler. Breve, estarei em Tucuruí.

LEMBRANÇA

Espaço evocativo da memória de autor autóctone que já nos deixou: De Campos Ribeiro, José Sampaio. Jornalista, trabalhou na Folha do Norte e fazia parte da Academia do Peixe-Frio, junto com Bruno de Menezes, Dalcidio Jurandir, Rodrigues Pinajé, Cupertino Contente, dentre outros. Das suas obras, destacamos Horas da Tarde e Gostosa Belém de Outrora.
Observação: Alertamos ao leitor deste espaço, que, na edição desta coluna do mês passado, nesta revista, esta seção, por equívoco técnico, publicamos texto dando como primeiro romancista da Amazônia, Dalcidio Jurandir, quando, na verdade, conforme pesquisa de Vicente Salles, esse título pertence a Inglês de Souza que deixou 4 romances e um livro de conto. Pedimos escusas aos distintos leitores.

DESTAQUE

“Entre” nós se destaca o livro de poemas de Luciana Brandão Carreira, médica paraense, de Belém e poeta que chega com força total em texto poético cheio de ternuras, luz e muito boa vibração.


RECEBI

- da jornalista Samara Nascimento, a “Coletânea dos 190 anos do poder Legislativo”, com material histórico sobre o poder legislativo paraense em 234 páginas bem editadas em texto e fotos que merecem atenção, sobretudo, de pesquisadores. 


Da cineasta Jorane Castro, o livro “Artigos Definidos”, autoria do prof. José Carlos Castro, cametaense. 


Páginas de uma vida - andar é preciso e A Corda Bamba e a Certeza: O santo dom Bosco, obras do padre salesiano, em Ananindeua, João da Silva Mendonça Filho.


LEITURA RECOMENDADA

Cem anos de solidão – Gabriel García Márquez – Colombiano, de Aracataca, prêmio Nobel de Literatura de 1982. Faleceu mês passado. 


Albergue Noturno, romance, prêmio iap de literatura, do escritor paraense, de Capanema, Edilson Pantoja.

Ecce Homo - de como a gente se torna o que a gente é - Friedrich Nietzsche, autobiografia.







Nenhum comentário: