sábado, 1 de março de 2014

BELÉM TEM POUCAS LIVRARIAS E ELAS NÃO ESTÃO ANIMADAS À PARTICIPAÇÃO DA FEIRA PAN AMAZÔNICA DO LIVRO

LITERATURA PARÁ


No mês de Março, tem carnaval, cinzas, quaresma, campanha da fraternidade, dia da mulher, do bibliotecário, da poesia motivos que levam à leitura que continua sendo o maior espetáculo da vida!




DESTAQUE


Parabéns às mulheres pelo dia todo dia, especial. Em homenagem, destacamos a escritora paraense Aline de Mello Brandão e seu livro de poemas “Viola d’Água”, 1986. Com ela, Eneida de Moraes, Lindanor Celina, Sultava Levy Rosemblat, Maria Lucia Medeiros, Roseli Souza, Bella Pinto, Heliana Barriga e tantas outras lindas mulheres da poesia, prosa e cena paraense.



ACONTECIMENTOS


- Lembrar que em 1988, a Fundação Educacional do Estado Pará - FEP, transformada em Universidade do Estado do Pará – UEPA e teve como um de seus fundadores, o prof. Carlos Coimbra, recentemente falecido, publicava “Cadernos Universitários” que abriam a atividade editorial com dois trabalhos: “introdução a uma teoria sobre a morte – de Carlos Coimbra e outro “O Apocalipse: a luta de classes nas heresias medievais”, de Regina Maneschy, os dois, paraenses.


- Belém tem poucas livrarias e elas não estão animadas à participação da Feira Pan Amazônica do livro, no final de maio, já à porta. Pense nisso.


- I Colóquio de Letras, itinerante, dia 13, no miniauditório do campus UFPA/ Cametá.


- A biblioteca pública “Arthur Vianna”, no Centur, está usando o sistema “Pergamum”, que comanda catalogação, empréstimo etc. Tomara funcione. O setor de“Obras do Pará”, importantíssimo, perdeu espaço  físico nessa mudança.

- O IAP realiza de 24 a 28, oficina de elaboração de projetos,em Igarapé Miri. Inscrições: Lígia Castro (91)8140-1782 e promove exposição a respeito dos 50 anos pós golpe militar de 1964.


NOVIDADES

- O Grupo dos Novos – memórias literárias de Belém do Pará - trabalho de pesquisa da prof. Marinilce Oliveira Coelho, já está na editora da UFPA, e breve sai a 2ª edição revista e ampliada.


- Os ganhadores do prêmio Dalcidio Jurandir de Literatura 2013 da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – FCPTN, conforme lista liberada pela gerência editorial à frente a escritora Bella Pinto de Souza, são os seguintes: Conto: Ailson Braga da Silva e Antonio Evandro Pessoa de Oliveira; Crônica: Max Reis e José Antonio de Souza Neto, Poesia: Airton Souza de Oliveira e Márcio Galvão da Silva; Romance: Francisco de Canindé Guimarães Pimentel e Wilker Luiz de Almeida Silva.


CIRCULANDO


A 4ª  edição, revista e aumentada, do álbum Belém da Saudade. A memória da Belém do inicio do século XX em cartões postais, produção da Secretaria de Estado da Cultura, Secult.E, conforme o secretário Paulo Chaves: “... manancial de informações multidisciplinares...”



LEMBRANÇA


Espaço evocativo da  memória  de  autor autóctone que  já nos deixou. À sua lembrança: Joaquim Amóras Castro, jornalista, poeta, escritor de Marapanim, autor de “Noções da história de Marapanim” e do romance “Muirapinima – a ilha do vento -  



RECEBI

- Pedaços de Pensamentos, poemas de Edwiges Corrêa,de Cachoeira do Arari.


- O homem e seus anseios e Corumbás chão dos esquecidos, de Altamir Ferreira de Souza.



- A Saga de Dedé – memória familiar, livro escrito pelo médico Apolônio Carvalho Nascimento Neto.




LEITURA RECOMENDADA

- Linha do Parque, romance de Dalcidio Jurandir, paraense, de Ponta de Pedras, pensado e escrito” em várias temporadas feitas pelo autor em 1950, 51 e 53, no Rio Grande do Sul. Os demais romances de Dalcidio, pertencem ao ciclo do extremo Norte. Menos este, que, segundo o poeta Homero Homem é “ ...único romance proletário digno desse nome, aparecido neste país de engajamentos litero-discursivos”. 550 páginas.






- Zon, o rei do nada, prosa ficcional, texto do escritor paraense, de Belém, Andrei Simões e ilustrações da artista goiana, Lupe Vasconcelos.



*Leia esta coluna mensalmente na Revista Fox.







Um comentário:

Anne Magno disse...

Boa tarde, Sr. Larêdo!

Meu nome é Anne Magno, nos conhecemos ontem pela manha na fox vídeo.
Estou passando para deixar os links dos posts do blogue sobre o PA Book Club, como comentamos ontem, espero que goste.

Att,
Anne Magno

http://www.garotapaidegua.com.br/2014/02/pa-book-club-fevereiro-2014.html#.UxN5juNdVik

http://www.garotapaidegua.com.br/2014/03/pa-book-club-tematico-marco-2014.html#.UxN5teNdVik