segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

LITERATURA PARÁ - FEVEREIRO - 2014



No mês de Fevereiro, ler continua sendo o maior espetáculo da vida!!

LANÇAMENTOS
 
No seu Espaço Cultural da Presidente Vargas, o Banco da Amazônia faz, dia 06, a partir das 19h, o lançamento do álbum e a vernissage da exposição “Bragança 400 anos Patrimônio e Memória” da produtora paraense, de Salinópolis, Maria Irene Quadros Pimentel. Patrocínio: Banco da Amazônia, FCPTN e Governo do Pará. 
 
 
 
- O poeta Alberto Moia Mocbel, de Cametá, faz checagem em seu livro que será lançado em maio. Outros escritores cametaenses também preparam seus livros a lançamento, o poeta Dmitrius Braga e o professor Manoel Valente.
 
 
- Continuamos aguardando o lançamento do livro da arquiteta Dulcilia Correa, sobre o nosso “Grande Hotel” criminosamente demolido na década de 1970.
 
 
ACONTECIMENTOS
- Já circulam os 8 livros contemplados com o prêmio IAP de artes literárias, nas categorias conto, memória, ensaio e literatura pra criança.

- Secult intensifica preparativos à feira Pan Amazônica deste 2014  - homenageando  o escritor amazonense Milton Hatoum  e o país: Catar -  que acontece no final de maio e início de junho, no Hangar – centro de convenções.

- Concluiu toda a pesquisa de campo a respeito da escritora paraense Sultana Levy Rosemblat, a professora, pesquisadora e escritora Marinilce Coelho que foca seu tempo no entrecho da obra que deve ser publicada brevemente.
 
 
- Nosso “Terra dos Romualdos país dos Maparás” emplacou o terceiro lugar entre os livros mais vendidos no ano de 2013. Em Cametá, o livro faz o maior sucesso.

 
 
NOVIDADES
O poeta Ademir Braz, paraense, de Marabá, conta as novidades em seus trabalhos literários. Já concluiu com o título de “A Bela dos Moinhos Azuis”, uma coletânea de contos e também “Lavoura do Caos”, textos coletados de “dois contistas e dois poetas inéditos da melhor qualidade de Marabá. Acho que eles não podem ficar no desconhecimento da literatura paraense...”; e anuncia suas obras poéticas, conclusas: “Lua de Jade”, “Escuna Arcaica”. “Apenas Agonizo” e os de crônica: “Crônicas Insensatas & Outras Malvadezas”, “O Cacho Verde” e “Ácido Muruci”.


CIRCULANDO
- “Artigos Definidos”, livro do prof. José Carlos Castro, cametaense, seleção dos artigos que publicou nos jornais e agora editados.


- “Por terra, céu e mar” – livro que contém memórias e histórias da 2ª guerra mundial na Amazônia, produção de Samuel Mendonça, Murilo Teixeira, Hilton Paiva e Elton Souza.
 
 

 

RECEBI
- Do prof. dr Alfredo Homma, premiado e renomado pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, os seguintes livros: A cultura da juta e malva na Amazônia Ocidental; Amazônia, do verde ao cinza; A imigração Japonesa na Amazônia; Enéas Calandrini Pinheiro – Biografia; e cinco plaquetes da coleção Documentos tratando do Bacurizeiro (levantamento e extrativismo), Óleo de Andiroba, Jaborandi, Baunilha.
 
 
 

- Do escritor Sebastião Godinho, cd, volume I “projeto tim musical nas escolas – Orquestra Brasileira de Belém, regência da maestra Maria Antônia Jimenez Rodriguez.com repertório de maestros e compositores paraenses.
 
 
 
 
- Da amiga escritora paraense Olga Savary, radicada no Rio de Janeiro, o cd e o livro “IV coletânea Século XXI”, em que diversos autores homenageiam nossa conterrânea, denominando-a com o título de a “maior poeta viva”.  E é, ora viva!


 

LEITURA RECOMENDADA
 
 
- Estudos de Literatura da Amazônia – prosadores paraenses – organizado pelos professores José Guilherme dos Santos Fernandes e Paulo Maués Corrêa.
 
 
- O Outro Instinto do Pecado – roteiro cinematográfico, adaptação livre do romance “O Missionário”, de Inglês de Souza, escrito por Leandro Tocantins.
 
 
- Cobras Criadas - David Nasser e o Cruzeiro-, trabalho de pesquisa do jornalista e escritor paraense Luiz Maklouf Carvalho, que “... pretende contar quem foi David Nasser, o jornalista mais conhecido do Brasil nos anos 50 e algo da história da revista em que foi a maior estrela, O Cruzeiro...”.


 


Leia também, esta coluna na Revista Fox, mês de Fevereiro

Nenhum comentário: