sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

LITERATURA PARÁ

Salomão Larêdo Escritor e Jornalista

Janeiro, novo tempo de leitura. Ler continua sendo o maior espetáculo da vida!!!

LANÇAMENTOS:

- dia 24, no Campus da Universidade Federal do Pará, em Cametá, a partir das 18h, lançamento do livro “Terra dos Romualdos País dos Maparás”, organizado pelo Campus/Cametá e Secretaria Municipal de Educação, à frente os profs. Doriedson Rodrigues e Gilmar Silva.



AUTOR PARAENSE – Adquiri o livro “Senda Bruta”, num sebo, a obra, em boas condições por ser a 1ª edição, lançada em 1965. “Senda Bruta”, livro de conto do meu grande mestre da prosa, escritor e jornalista Ildefonso Guimarães, que ganhou o prêmio Samuel Mac Dowell de 1963 do governo do Estado do Pará, promovido pela Academia Paraense de Letras. A capa é do arquiteto paraense Roberto De La Rocque Soares e a edição da gráfica Falangola Editora. Ildefonso Guimarães, paraense, de Óbidos, já havia lançado em 1961, o livro de contos “História Sobre o Vulgar” e o “Senda Bruta” anota: – incluiu-se neste caderno, por marcar o início desta série de trabalhos do autor, o conto “A Linha Curva”, constante da 1ª edição de Histórias sobre o Vulgar -. “Senda Bruta” faz neste 2014, 49 anos de lançamento.


ESCRITORES PARAENSES - o autor de “Senda Bruta”, Ildefonso Guimarães, o arquiteto La Rocque Soares que fez a capa, o editor, Giorgio Falangola e os membros da comissão julgadora do prêmio: o romancista Cândido Marinho da Rocha, o poeta Ápio Campos e o romancista Silvio Meira, já faleceram. Como dá para reconhecer e perceber a intenção, sublinho aqui os escritores paraenses, pois não podemos esquecê-los, jamais: Ildefonso Guimarães, Apio Campos, Silvio Meira, Candido Marinho da Rocha, bem como o arquiteto Roberto La Rocque e o editor Giorgio Falangola.

ACYR CASTRO
No “Senda Bruta”, a destacar, o prefácio: “O Livro, o Autor”, produzido pelo competente escritor paraense, ensaísta e ex-secretário de Cultura do Pará, jornalista Acyr Paiva Pereira de Castro, feito em abril de 1964.

DIAS RECURVOS


Do grande escritor Ildefonso Guimarães, também destaco o livro: “Os Dias Recurvos”, que o autor enfatiza: “à ação deste livro – que não pretende ser um romance mas um relato – deu-se, contudo, o tratamento de ficção, por ser esse o meio de expressão literária em que o seu autor encontrou o caminho mais fácil de comunicação com seus possíveis leitores...”

DESTACANDO

- “Luna”, livro de Suely Cals que sublinha, na obra, a mulher paraense e fala da lua e suas influências, ensina simpatias e indica os signos e as ervas para os banhos e defesas.
CIRCULANDO


- “Feira da Noite”, o livro do advogado, radialista, jornalista e escritor Edgard Augusto Proença, editoração: Max Reis.

- “A Literatura Fantástica no Brasil”, texto do editor Filipe Nassar Larêdo, in “artigos e ensaios, cultura e arte – papodehomem.com.br".

RECEBI


- 1932 - A revolução constitucionalista no Baixo Amazonas – contexto, revolta e produção do silêncio, do jornalista paraense, de Belém, Walter Pinto de Oliveira.


- História de Marabá (2ª edição, revista e aumentada), da escritora e bibliotecária Maria Virginia Bastos de Mattos.

LEITURA RECOMENDADA


- Zon, o rei do nada, livro do escritor paraense Andrei Simões e ilustração da goiana Lupe Vasconcelos. Conforme o editor, Zon “é um invasor de mentes. Para viver, ele precisa entrar na consciência das pessoas e destruir suas crenças antigas...”


Eia, avante, brasileiros!, da jornalista, paraense, de Belém, Ana Diniz. Romance que é “ ...um mosaico de vida no Pará durante a II Guerra Mundial...”



Nenhum comentário: