segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

AS CARINHOSAS HOMENAGENS QUE RECEBI POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO LIVRO “TERRA DOS ROMUALDOS PAÍS DOS MAPARÁS”, EM CAMETÁ, MINHA TERRA NATAL!

Salomão Larêdo, escritor e jornalista


Recebi inúmeras homenagens na minha querida Cametá onde lancei meu mais recente livro, o “Terra dos Romualdos País dos Maparás”, um sucesso de público e de carinho. 



Quem assumiu os trabalhos foi o prof. dr. Doriedson Rodrigues, coordenador do Campus da UFPA em Cametá, cuja efetivação se deu por meio da secretaria de Extensão dirigida pela professora Ângela Vasconcelos e com o assessoramento do prof. Hélio Vasconcelos, a ajuda dos professores, alunos do campus e o apoio da Prefeitura Municipal de Cametá através da Secretara Municipal de Educação, cujo titular é o prof. dr. Gilmar Pereira da Silva e a divulgação intensa da imprensa cametaense. 

Profa. Ângela e o Prof. Hélio Vasconcelos

Salomão Larêdo e o Prof. Doriedson Rodrigues

Veio gente e professores de todo o Baixo-Tocantins: Tucuruí, Baião, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará, Igarapé Miri, Belém, das ilhas e vilas de Cametá e de outras paragens, lotando o campus da UFPA cujo espaço físico se tornou pequeno para abrigar tantos amigos que alegraram, emocionaram e tornaram feliz meu coração cametauara.


MINI CURSO DE CULTURA AMAZÔNICA

Mini curso

Passei a semana – 20 a 26 de janeiro de 2014 - em Cametá ministrando um mini-curso sobre “Cultura Amazônica – livro, leitura e literatura – com ênfase no autor autóctone,” que devido ao interesse – além dos professores do Parfor e de outros cursos - de publico variado de toda parte o coordenador do campus, prof. dr. Doriedson Rodrigues autorizou a ampliação de vagas e o auditório tornou-se a maior sala de aula que já tive em minha frente e responsabilidade que abrigou mais de 400 participantes, o que prova a grande massa crítica que a Universidade Federal do Pará vem formando no Baixo-Tocantins. 

Mini curso


Público interessado e interessante interagiu inteligentemente o todo tempo, numa bonita demonstração de que está dispostos a fazer educação de primeira linha onde ministra aulas e leciona matéria variada à instrução de alunos nas escolas de todos os níveis e a cada instante, no auditório, surgiam agradáveis surpresas em questionamentos e discussões de alto nível numa dialética que emocionava a todos e tornava o tempo pequeno para tanto assunto. 

COLÓQUIO DAS PRÁTICAS E ALTERIDADES


A direção do campus programou sequência de atividades que foram elevando de nível, tornando excelente a participação de todos, pois paralelo ao mini-curso e em horários que permitiam com que todos pudessem estar presentes em todos os eventos, as faculdades e o campus todo comprovando o planejamento feito com inteligência, capacidade e qualidade, premiou a todos com um colóquio sobre “práticas discursivas, alteridade e modos de subjetivação da Amazônia Tocantina”, coordenado pelo professor Carlos Amorim Caldas, que levou doutores a apresentar estudos que permitiam debates, exames, análise e pensar a existência no mundo a partir do nosso chão. Foi um show a parte e um mix de inteligentes cabeças interagindo em diversas mesas e temas.

A FILOSOFIA  MUNDIANTE DE ERNANI CHAVES

O comentário sobre a capacidade, os métodos, a pedagogia, os conteúdos e a simplicidade com que foram apresentados sem perder o caráter científico e sobretudo humano com que produz saber a academia, foram pontos ressaltados pelos participantes que não se cansaram de elogiar a fala de todos, destacando a abertura feita pelo filósofo Ernani Chaves que mundiou e emocionou toda a plateia.

Sem dúvida constatei que o ensino é superior em Cametá e que avulta a cada momento, o que, seguramente, é um passo à construção, muito breve, da futura universidade tocantina com sede na Terra dos Romualdos. Cametá, através da coordenação, do corpo docente de alto gabarito e dos discentes inteligentes e interessados, dá salto qualitativo em todos os sentidos, porque as ações acontecem com o amadurecimento que é peculiar aos grandes centros de saber em qualquer parte do mundo, inobstante o processo de interiorização da universidade ser coisa recentíssima aqui na Amazônia.

CAMPUS MADURO À UNIVERSIDADE

Fiquei muito feliz em constatar essa pujança construída com recursos limitados, sacrifícios, renúncias, mas com a firme capacidade, prumo e rumo bem traçados pelo gestor do Campus, prof. Doriedson Rodrigues, carismático cametaense que é egresso do próprio campus do qual hoje é o coordenador, eleito em pleito democraticamente disputado, se graduou e agora é doutor em educação e pôde aplicar seus conhecimento pelo bem comum de todos e que sabe liderar competente equipe de inteligentes docentes que se doam também em benefício do crescimento do povo do Baixo-Tocantins.


EXTENSÃO É CULTURA, ARTE, EMOÇÃO E FELICIDADE



Foi dessa equipe que organizou decoração de bom gosto, executado pela professora Zuleide Pantoja e cerimônia rica de valores locais, pensada pela dupla de professores Hélio e Ângela Vasconcelos, surgiu performance de bandeiras dos diverso municípios da região, a banda de música conduzida pelo maestro Jarumã, a presença do  artista ,compositor  e cantor de música popular cametaense, Dino Senna e cerimonial onde estavam presentes as autoridades do município: o prefeito Irácio Nunes, o bispo diocesano, dom Jesus Cizaurre, políticos, docentes, discentes, povo em geral e destacando, os meus colegas autores avulta o decano dos escritores cametaense, o poeta e ex-prefeito Alberto Moia Mocbel que fez emocionada oratória sublinhando o amor que todos temos por Cametá que em minha fala destaquei essa atavismo, lembrando meu nascimento em minha inesquecível Vila do Carmo do Tocantins, minha trajetória e como sentia-me  feliz em estar em Cametá no meio da minha gente e com as homenagens, com o afeto e o carinho de todos numa festa pensada pela amizade de amigo-irmão, o prof. dr. Doriedson Rodrigues, que foi plena de sucesso por toda estética e a presença dos interessados na aquisição dos meus livros onde ficou evidenciado o interesse pelo “TERRA DOS ROMUALDOS PAÍS DOS MAPARÁS” que contém elementos da memória da Amazônia Tocantina, sobretudo dos municípios no entorno de Cametá. 

O cantor e compositor cametaense Dino Senna

Prof. Doriedson Rodrigues e o prefeito de Cametá Irácio Nunes


Senti-me amado e valorizado por todos. Agradeci ao meu bom Deus e a Virgem do Carmo a oportunidade e a todos os presentes ofereci tudo, recordando a advertência latina “Sic transit gloria mundi” – como é passageira a glória do mundo – e que nada faço visando ser homenageado , mas como ser humano, claro que gosto e precisa-se desses momentos de carinho em que se é afetuado pela estima e carinho do povo do Baixo-Tocantins que faz isso de todo coração aberto e pleno de amor que é também a forma com que retribuí tudo que recebi.


MUITO OBRIGADO CAROS AMIGOS E POVO FELIZ!


Doriedson Rodrigues e família

Agradeço, sensibilizado ao amigo-irmão Doriedson Rodrigues, sua esposa Isabel, seus filhos, Mariana, Lucas e Marcos; ao vice coordenador do campus, o caro prof. Pedro Paulo; ao querido prof. Gilmar Pereira, sempre afetuoso; ao prefeito Irácio Nunes; ao querido prof. Carlos Amorim Caldas que incansável acompanhou-me nas andanças pela cidade, concedendo-me toda atenção e carinho e destaque, divulgando em toda parte e apresentando-me nos os lugares com seu peculiar jeito feliz, alegre e todo especial de conterrâneo e sobretudo, amigo; agradecer aos caros profs. Ângela e Hélio Vasconcelos, pela bonita festa; à querida amiga profa. Lucilena (Cica) e seu amado Mateus e a filha do casal, a meiga princesa Catarina com o avô que me proporcionaram um lauto café em sua agradável casa na Aldeia e o acompanhamento da atenciosa Cica ao passeio no Juaba e Inacha onde foi possível concluir a pesquisa e saborear gostosa farinha de tapioca. 

Profa. Lucilena Gonzaga, Salomão Larêdo, Prof. Doriedson Rodrigues e o Prof. Carlos Amorim

Agradecer à sempre afetuosa e generosa Celeste Pinto, ao carinho pleno de ternura da meiga profa. Ivone Veloso, que deixando marido e o filho, o príncipe Lucas, veio saudar-me velosamente feliz e aqui devo registrar que as professoras Cica, Ivone e Celeste, trio de verdadeiras irmãs cuidadosas, zelosas, atenciosas comigo e ajudando-me a sair-me bem no mini-curso e conseguir fechar as pesquisas no Juaba/Inacha; agradecer aos queridos profs. Rosivanderson e Dulce, à doce Zenil, ao atencioso Luis Marcos e sua equipe de recepção: Amanda, Maria Assunção, Ivana, e Cleide; ao companheiro Neto que fazia o transporte seguro, à querida amiga Salete que providenciou delicioso e farto coquetel; ao atencioso Garcia; ao Eder e Socorro, gentis, na biblioteca que leva meu nome; aos amigos da imprensa, todos, entre eles: Gisele, Luis Peres, Paulo Damasceno, Bira, Alvaro Rabelo; ao cantor Dino Sena; ao escritor e poeta Alberto Mocbel, às profas. Marlene Assunção, Viviane Vulcão, Gilcilene com seu amado prof. Waldinei, sua mamãe, a profa. Iraides.


Poeta Alberto Mocbel

Profa. Viviane Vulcão

Salomão Larêdo e Dino Senna


Agradecer ao casal amigo e colega dos tempos de Cepc: José e Zuleide Pantoja, com o filho Alexandre e a esposa que proporcionaram gostoso almoço e aos queridos amigos, a professora Lenira Andrade e seu filho, o secretário municipal João Henrique com sua esposa, em véspera de ganhar outro bebê e a linda filha, um princesa educada, que, além de promoverem um lauto almoço em sua residência com as deliciosas iguarias camataenses, encheram-me de atenções e carinhos e mandaram à minha amada mulher Maria Lygia a frutaria de que ela tanto gosta, gesto que sempre recebo da professora Marlene Assunção e de Viviane Vulcão com polpa da minha fruta  preferida, o araçá boi, jacaiacaia, jambo rosa e muruci; ao Flávio Gaia, o gato e seus pais, Manuel e Francisca, com a gentileza de sempre em sua casa e no “Bar do Gato”, presenteando-me com um boca de ferro para enfeitar meu ambiente. Do Flávio, destacar, ainda, que - além da amizade antiga de nossas famílias - foi o primeiro e por isso, o pioneiro a levar-me a Cametá quando ele era o secretário de Cultura e promoveu o lançamento de meu livro “Remos de Faia” e tantas e tantos outros parentes e amigos que me cercaram de atenções, agradeço sensibilizado e emocionado os abraços abraçados nas ruas e em todos os ambientes. Deus pague tanto amor que é com que e também com os textos tecidos no afeto cametauara que os aplaudo e digo: muito obrigado!! Valeu!!!

Nenhum comentário: