segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

QUER SABER SOBRE O SNAPP - SERVIÇO DE NAVEGAÇÃO DA AMAZÔNIA E ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO PARÁ? LEIA A ENTREVISTA DO COMANDANTE AMORIM, RAIMUNDO EULÁLIO.

COMANDANTE AMORIM

COMANDANTE AMORIM

No livro TERRA DOS ROMULADOS PAÍS DOS MAPARÁS, há um capítulo  que aborda a questão da navegação, do transporte de passageiros e cargas no Baixo-Tocantins, na década de 1950/1960, no período do SNAPP. época em que os comandantes dos navios: Amorim, Giovanni e o imediato Aranai eram as figuras mais importantes da região e tratados como deuses, quase viram mitos. Infelizmente, não conseguimos entrevistar o comandante Giovanni e nem o imediato Aranai, pois já haviam,falecido. Ouvimos o comandante Amorim. É um depoimento longo e muito importante para o entendimento do que representava o SNAPP para o povo tocantino. Queríamos mais subsídos. Você, quer saber mais? Leia o livro. Agora, aqui, neste espaço,  apresentamos  apenas  uns "aperitivos", para dar água na sua boca, amigo leitor.



Raimundo Eulálio Amorim, comandante de navios gaiolas pelo Baixo Tocantins, na época do Serviço de Navegação da Amazônia e da Administração dos Portos do Pará (Snapp), é um indignado com o fechamento da estatal que depois se transformou em Enasa e se acabou.

Vários momentos do trabalho do Comandante Amorim.



















Acabou!

Prejudicando o desenvolvimento do povo e de uma região carente. E quem fechou o Snapp? Quem acabou com a Enasa? Para onde foram seus mais de 40 navios e todo o ser acervo? Ninguém sabe e ninguém viu.




Aranaí e Amorim.
E quem fez isso – comenta o comandante – nunca foi punido. “Não que eu saiba”.

Comandante atracando o navio.

Comandante Amorim e seus companheiros de trabalho.

Raimundo Eulálo Amorim me recebeu em sua casa, na manhã do dia 19 de maio de 2009, para uma entrevista que pretendia objetivando registrar essa memória. Suas primeiras palavras foram ditas em forma de observação: estou com 84 anos de idade e muitos fatos e acontecimentos não me lembro mais, de tal maneira que me perdoe se muita coisa eu não souber responder.

Antigo galpão Mosqueiro e Soure, onde os navios atracavam.

  

Saiba mais lendo o livro "Terra dos Romualdos País dos Maparás"


O Livro “TERRA DOS ROMUALDOS PAIS DOS MAPARÁS” , lançado recentemente e as demais obras do escritor e jornalista paraense SALOMÃO LARÊDO, podem ser encontrados nos seguintes locais:

Em BELÉM:

1 - Livraria da Fox – trav. dr. Moraes, 584, entre a av. Conselheiro Furtado e Rua dos Mundurucus – Batista Campos, Tel.: (91) 4008-0007. Ou pelo site:
http://www.foxvideo.com.br/.

2 - Livraria Newstime: Pátio Belém e Estação das Docas.

3 - Revistaria do Alvino: no Yamada Plaza e na Praça da República

Em CAMETÁ

1 - Livraria do Campus da UFPA , no bairro do Guamá Trav. Pe. Antonio Franco, 2617 – Matinha
Tel: 91 – 37811182 cameta@ufpa.br

Em MARABÁ

1 - Fundação Casa da Cultura de Marabá – Folha 31, Quadra Especial Lote 01 – Nova Marabá Tel: 94 – 33224176 – fccmaraba@hotmail.com














Nenhum comentário: