quarta-feira, 3 de julho de 2013

LITERATURA PARÁ - Julho – Nas férias, a melhor pedida é sempre ler que é o maior espetáculo da vida!

Salomão Larêdo escritor e Jornalista

NOVIDADES

-Marabá, ontem e hoje, livro que marca os cem anos de Marabá e contém a história oral com narrativas de alguns moradores sobre a vida naquela cidade. Claro que faltou muito depoimento e muitas histórias que certamente deverão ser objeto de outros trabalhos iguais que estou certo, acontecerão pelo aval também de Noé Atzingen, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, que teve a gentileza de enviar um exemplar e do escritor marabaense Ademir Braz, que são também, depoentes.




 - Será aberto dia 18, em Bragança, o Circuito Literário Banco da Amazônia realização da Fundação Tancredo Neves, direção da escritora Bella Pinto de Souza.

- Bragança 400 anos, Patrimônio e Memória, é o nome da exposição iconográfica que será aberta dia 18 às 20h no Museu da Marujada, em Bragança, comemorativa do aniversário da cidade, quando será lançado o álbum histórico, com material paradidático, obra da professora Irene Quadros Pimentel.

DESTAQUE

-Eia, avante, brasileiros, romance da jornalista e escritora paraense, de Oriximiná, Ana Diniz, que o explica: “é um mosaico da vida no Pará durante a II Guerra Mundial na forma de romance tecido sobre fatos e pessoas reais”.
- A vida e a obra de Wilson Fonseca (maestro Isoca), homenagem ao centenário de nascimento, livro de autoria de seu filho, o desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca.

FIQUE ATENTOVem por aí o livro do Victor Moura Carvalho Vallinoto, com material memorial de importante personagem de nossa história política recente, o ex-governador Luiz Geolás de Moura Carvalho. Aguarde.
- A literatura da escritora paraense, Sultana Levy Rosemblat, é objeto de estudo e pesquisa da professora Marinilce Coelho. Livro, breve.

RECEBI
Paroquiais da Amazônia: no rastro dos traços de Landi, livro da arquiteta Paula Andrea Caluff Rodrigues, trabalho significativo que contempla pesquisa e mostra a importância do nosso patrimônio, estudo de quatro igrejas da região de Cametá: Moju, Acará, Cametá e Igarapé-Miri.


- Dicionário básico escolar de Filosofia, de Marly N. Peres, destinado a estudantes e professores do ensino médio, contém análise rápida de alguns temas e conceitos mais importantes.
AudioBook Amazônia em foco, volumes I e II, da escritora paraense Bella Pinto de Souza. Uma delícia. Ouça!
Terra, água, mulheres & Cuias, obra organizada por Antonio Maia Santos e Luciana Carvalho, coletânea mapeamento cultural pólo Tapajóis, v. I, Prodetur coordenado por Márcia Suely Bastos, que enviou-me.

Moedas para a revolução do povo, a solução cabana para o meio circulante, obra do jornalista e escritor paraense Álvaro Martins, pesquisa que obteve o prêmio “Barão de Guajará”, de 2011, da Academia de Letras do Pará.



Da jornalista Carmen Palheta, diretora da Imprensa Oficial do Estado: Texto e fontes do arquivo público do Pará, volume I, organização de Agenor Sarraf Pacheco e Jerônimo da Silva e Silva; Irmandades Religiosas em Vigia no século XIX, do escritor vigiense Paulo Cordeiro; Mosqueiro uma viagem ao passado, de Francisco Pereira e Maria Mendes, e, No Passar da Chuva, do poeta Eduardo Santos.



LEITURA RECOMENDADA

-Poesia no Grão Pará – antologia organizada por Olga Savary, poeta paraense.


 - Juruá o rio que chora - no coração da Amazônia, saga missionária do padre João Derickx, pároco do Bengui, falecido recentemente, prefácio: Leonardo Boff.


-A lógica das sinapses – crônicas de um cérebro em turbulência, do médico paraense Sérgio Barra.





Nenhum comentário: