quarta-feira, 17 de julho de 2013

BISPO PARAENSE

Salomão Larêdo, escritor e jornalista


Tanto falamos e pedimos e protestamos que a coisa começou a mudar e o papa Francisco nomeou um caboco paraense - Monsenhor José Maria Reis, natural de Oeiras do Pará, região de Cametá - para ser bispo de diocese de Abaetetuba, antes, ocupada por bispos italianos, estrangeiros, como  ainda  são quase todos os bispos das prelazias e dioceses do regional norte I2  da CNBB.
Click na imagem para melhor visualização
Veja no mapa constante no anuário 2012 da CNBB N2, onde estão as dioceses e prelazias no Pará, o tamanho delas é quem é o bispo titular, que, no geral ou é do estrangeiro ou não é do Pará.

Click na imagem para melhor visualização


DIOCESE DE ABAETETUBA: José Maria Reis, Oeiras do Pará / Brasil.

ARQUIDIOCESE DE BELÉM: D. Alberto Taveira Corrêia, de Minas Gerais/ Brasil.

DIOCESE DE BRAGANÇA: D. Luís Ferrando, da Itália.

DIOCESE DE CAMETÁ: D. Jesus Maria Berdonces, da Espanha.



DIOCESE DE CASTANHAL: D. Carlos Verzeletti, da Itália.
DIOCESE DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA: D. Dominique Marie Denis, da França

PRELAZIA DE ITAITUBA: D. Frei Wilmar Santin, do Paraná / Brasil.
DIOCESE DE MACAPÁ: D. Pedro José Conti, da Itália.
DIOCESE DE MARABÁ: D. Vital Corbellini, do Rio Grande do Sul / Brasil.
PRELAZIA DO MARAJÓ: D. José Luís Hermoso, da Espanha.
DIOCESE DE ÓBIDOS: D. Bernardo Bahlmann, da Alemanha.
DIOCESE DE PONTA DE PEDRAS; D. Alesio Saccardo, da Itália.
DIOCESE DE SANTARÉM: D. Flávio Giovenale, da Itália.
PRELAZIA DO XINGU: D. Erwin Kräutler, da Áustria.

Precisamos de mais dioceses no Pará. Aqui, sugerimos: Paragominas, Tailândia, Medicilândia, Moju, Afuá, Breves. O amigo leitor tem outras sugestões?  Manifeste-se!

Vamos continuar falando e lutando e reivindicando e insistindo para ver se os bispos da igreja católica passam a ser eleitos (e não impostos pela Santa Sé) pelo voto popular das comunidades onde eles vão atuar.

Um comentário:

Reginaldo disse...

Sou Reginaldo Araújo natural da
Cidade de Belterra-pá, hoje morando no Rio de Janeiro. Tive oportunidade de conviver com O Novo Bispo de Dom José Maria,Eramos estudante de Filosofia e teologia e morávamos no Seminário São Gaspar em Belém, na época eu fazia parte da Diocese de Santarém. No São Gaspar nos formava-vos uma grande comunidade que era composta pelas Prelazias de Cametá, Óbidos, Itaituba e Dioceses de Marabá conceição do Araguaia e Xingu. No entanto que realmente quero destacar é a presença simples de então seminarista José Maria, que sempre procurou colocar aspectos regionais dentro da nossa realidade de Igreja local, quero parabeniza-ló, pois sua nomeação foi uma vitória de todos nós que estudamos no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), INSTITUIÇÃO QUE SEMPRE PROCURAVA CONTEXTUALIZAR A IGREJA CATÓLICA NA REALIDADE AMAZÔNICA. SÓ MESMO O PAPA FRANCISCO COM TODA SUA SIMPLICIDADE FRANCISCANA PARA OLHAR E VER, E VALORIZAR O NOSSO POVO. AMÉM PAZ E BEM!
reginaldo.s.araujo@gmail.com