quarta-feira, 8 de maio de 2013

LITERATURA PARÁ - MAIO/2013

Salomão Larêdo, escritor e jornalista


Maio – Aproxima-se o veraneio, as chuvas diminuem. Mês é da mulher e da mãe. Leia mais!

NOVIDADES


- Já circula a importante obra do escritor paraense Raimundo Morais, que estava fazendo falta – a 1ª edição, feita no Rio de janeiro, cujo nome do autor está impresso “Raymundo Moraes” em dois volumes, era de 1931 - do escritor paraense Raimundo Morais “O Meu Dicionário de Cousas da Amazônia”, editado em Brasília, DF, neste 2013 pelo Senado Federal.




Memórias de Trabalho – balateiros de Monte Alegre, organizado pela profa. Luciana Carvalho, e alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA que coletaram relatos com trabalhadores nos balatais dos rios Maicuru e Paru.

- Está funcionado, de 8 às 17h, a biblioteca “Domingos Soares Ferreira Pena”, do Museu Goeldi, no campus de Pesquisa na av. Perimetral. Criada em 1895 é especializada em assuntos amazônicos.


LANÇAMENTOS DE MAIO

- Dia 9, às 18h30, na Fox: A Luz que habita em mim – obra da paraense Lucilenne Barbalho.

 Dia 10, às 17h, no Museu de Arte de Belém, Paula Andrea Calluf Rodrigues lança o livro: Paróquias da Amazônia: no rastro dos traços de Landi.

Dia 21, no Centro Jurídico - campus da UFPA, em Belém, lançamento do livro sobre a médica Betina Ferro, trabalho da bibliotecária Cristina Alencar.

FIQUE ATENTO

- Para a edição pelo IAP de “Os Mocambeiros”, livro inédito do nosso maior pesquisador, Vicente Juarimbu Salles, falecido em março, natural de Igarapé-Açu.
- “Eia, avante, brasileiros”, segundo romance, da jornalista Ana Diniz, será lançado este mês.


CIRCULANDO

- Tempo e Soberania na Globalização – Amazônia, Jardim de águas sedento -, livro do arquiteto Edmilson Rodrigues, ex-prefeito de Belém, lançamento recente.


RECEBI

- Do escritor Andersen Medeiros, a seguinte mensagem: “... Salomão, acabei de ler a revista da Fox Vídeo e quero lhe parabenizar por citar a obra do paraense Rafael Costa, O Mundo Mágico. Uma beleza de narrativa. Eu sempre indico em minhas palestras o livro "O Mistério do Casarão", do autor supracitado, pois considero uma obra infantil que não deixa a desejar com relação às obras consagradas dos autores brasileiros de outras plagas. Sua coluna na revista da Fox Vídeo está cada vez melhor e me é leitura prazerosa. A revista da fox Vídeo é uma poderosa ferramenta para a divulgação dos nossos autores, e salta aos olhos sua generosidade em tirar do ostracismo autores já esquecidos da nossa terra através de sua coluna na revista que é uma das melhores do gênero que conheço...”

- Da fotógrafa Alexandra Farah, o livro “Objetos”, escrito por Leonardo Rodrigues e lançado, em Belém.

- Jornal da UFOPA, a universidade da integração amazônica, recheado de informações sobre os 3 anos dessa instituição, pós-graduação, o curso de engenharia sanitária e ambiental e o planetário móvel.

- Cartas ao Max: limiar afetivo da obra de Max Martins – boneco do livro da escritora paraense Élida Lima, lançado aqui no dia 30 de abril e em SP, dia 11 de maio. O miolo da obra vem recheado de novidades num trabalho muito significativo.




 LEITURA RECOMENDADA

- Motins Políticos ou histórias dos principais acontecimentos políticos da Provincia do Pará desde o ano de 1821 até 1835, do escritor vigiense, Domingos Antonio Raiol, o Barão de Guajará, UFPA, 1970.


- Tradição, Ciência do Povo, livro do grande folclorista potiguar, Luis da Câmara Cascudo.




Nenhum comentário: