sexta-feira, 19 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO CAMPUS CASTANHAL DO IFPA

Salomão Larêdo escritor e jornalista
Fui a Castanhal, mais precisamente ao campus do IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará -, atender ao convite da professora Inácia Thury para conversar com os estudantes dos diversos cursos daquela instituição de ensino, sobre a importância da leitura, dia 18, o Dia Nacional do Livro Infantil, data de nascimento do escritor José Bento Monteiro Lobato.
Professores Inácia Thury, Salomão Larêdo e Elissuam Barros.
Auditório lotado de alunos querendo saber sobre a literatura paraense e a cultura amazônica.  
Com o apoio e ajuda do Prof. Elissuam Barros, a professora Inácia Thury, que se emociona e vibra com eventos culturais que promovam o livro, a leitura e faça conhecido os escritores do Pará e por isso sempre promove atividades culturais naquele campus, realizou importante encontro que caiu no gosto da plateia que também interagiu em forma de perguntas e  o interesse  ficou ainda mais intenso, ficando evidente que atividades extra-classe é o que desejam os estudantes reivindicando outra forma de obter conhecimento sobretudo sobre a região e a riqueza do Pará do qual pouco usufruem e precisam obter cidadania cultural para uma ação política concreta.
Saí feliz com o bate-papo e certo de que a formação do leitor com espírito crítico deve ser prioridade em toda parte, sobretudo nas escolas, entre os estudantes, que, diferentemente do que se propaga, gosta de ler. Parabéns aos alunos e à professora Inácia Thury que planejou e executou a significativa atividade que deve ser imitada e ao prof. Elissuam que aderiu e apoiou.
O agradecimento afetuoso que recebi, entre outras, veio também em forma de presente material do que os alunos produzem na instituição, colocando em prática o que aprendem em sala de aula formal: mel puro de abelha, milho verde e ovos, uma delícia!!!!

Nenhum comentário: