terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O GOSTO DE ESCREVER

Correios realiza 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas


Estão escancaradamente abertas as inscrições ao 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal e seguem até o dia 15 de março. Na coordenação regional do concurso no Pará, a competente Josiele Souza, jornalista e mestre em ciências da comunicação pela UFPA e da assessoria de comunicação da diretoria regional dos Correios no Pará que é também da comissão julgadora das redações.

Josiele Souza

O concurso é promoção da União Postal Universal (UPU) e, no Brasil, efetivado pelos Correios com objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar expansão à criatividade de seu pensamento e despertar o gosto pela escrita. 

ÁGUA – RECURSO PRECIOSO

O tema para este ano é "Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso". Poderão participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino. As inscrições vão até o dia 15 de março. 

As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 800 palavras em formato de uma carta. Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, na qual será escolhida a carta que irá representá-la. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.


Serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado ganhará um Tablet; o segundo e terceiro ganharão uma câmera digital. Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma TV de LED 32' polegadas mais um troféu, e sua redação representará o Brasil na etapa internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça, pela União Postal Universal.

Em 2012, o concurso teve a participação de 2685 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Joyce Lima Moreno, da Bahia, foi a vencedora nacional e recebeu uma das cinco menções especiais concedidas pelo júri do concurso na etapa internacional. Nesse cenário, o Brasil é o 2° melhor em número de vitórias, com três medalhas de ouro, perdendo apenas para a China, que tem cinco.

Joyce Lima Moreno recebendo o prêmio


Mais informações: 


Nenhum comentário: