quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

LITERATURA PARÁ - Fevereiro – aproveite o carnaval, as cinzas, o período da quaresma e leia. Leia muito!!!

Salomão Larêdo, escritor/Jornalista

Leia os livros dos autores loais, valorize o que é seu, o que é nosso. O feriado do carnaval é dia 12 e no dia seguinte, começa a campanha da fraternidade.

ACONTECIMENTOS

- Biblioteca do Museu Goeldi tem previsão de ser reaberta ao público no mês de março. Na av. Perimetral, no campus de pesquisa do Goeldi, funciona a importante Biblioteca dr. Ferreira Pena” que está fechada há pelo menos 2 anos. A notícia é muito alvissareira, pois lá tem um acervo dos mais importantes.

NOVIDADES

- Feira Pan Amazônica do Livro, de 26 de abril a 5 de maio, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

- Em Vigia – Janela das Letras, dia 21 de junho, promoção da professora Berenice Leal.

AUTOR PARAENSE

- José Maria de Azevedo Barbosa – natural de Muaná, exerceu cargos públicos relevantes e foi membro do Tribunal de Contas do Estado. Escreveu, dentre outros “Muaná”, livro de que cuida de seu lugar, município na Ilha de Marajó, que vem dos Nheengaíba e dá precisos informes: Muaná – “semelhante à cobra”´, “que foi a primeira cidade no Estado, a se levantar proclamando sua adesão à Independência do Brasil, no dia 28 de maio de 1823”. São 250 páginas de textos variados, contos crônicas, informes, memórias, importantes registros cheios de amor ao seu torrão natal.


FIQUE ATENTO

- A professora Eunice Ferreira, da Comissão Editorial do Gepem, informa que até 15 de março estará recepcionando textos para a edição n. 3 da revista Gênero na Amazônia (janeiro/junho, 2013). Sobre normas e perfil editorial da referida publicação, consultar:

http://www.generonaamazonia.ufpa.br/ - Professora Eunice -Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas "Eneida de Moraes" sobre Mulher e Relações de Gênero (GEPEM/UFPA). Rua Augusto Corrêa, nº 1 – Cidade Universitária Prof. José Silveira Neto- Setor Profissional - Guamá - CEP: 66075-110 Belém-Pará-Brasil Fones: (91) 3201-8215 (GEPEM) (91) 8158- 7129 (91) 9227-8166

- Ópera Profano - com este trabalho, o prolífico escritor paraense Carlos Correia Santos, recebeu o prêmio Aldemar Bonates (Teatro Adulto) no concurso Prêmios Literários Cidade de Manaus. Carlos, que ganha prêmios, por seu talento e muito trabalho, pelo Brasil e no exterior, com esse texto para teatro, constrói trama envolvendo a Basílica de Nazaré, o Cine Ópera, cujas construções convivem na mesma praça e a imagem da Virgem e o Círio de Nazaré, num drama textual de evidente embate entre o sagrado e o profano.


Escritor Carlos Correia Santos
Fonte:http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5273451913919292577#editor/target=post;postID=8464353919441961878


LEITURA RECOMENDADA


- A Questão Geopolítica da Amazônia: da soberania difusa à soberania restrita – Alentado trabalho de pesquisa do prof. Nelson de Figueiredo Ribeiro, paraense de Terra Santa, dentre outros cargos, exerceu o de professor, pro-Reitor da UFPA secretário de Estado, ministro da República, advogado. Obra de consulta indispensável a quem quer saber, pesquisar, trabalhar ou conhecer o homem e a região Amazônica. São 72 capítulos em 400 páginas de excelente conteúdo.


- Reserva extrativista Marinha Mãe Grande-Curuçá, Pará, Brasil – estudo etnoecológico e sociocultural, organizado por Lourdes Gonçalves Furtado, Isolda Maciel da Silveira e Graça Santana. A antropóloga Denize Adrião, diz: “[...] o livro reúne reflexões de um projeto na área de Antropologia das populações haliêuticas, com abordagem interdisciplinar e os resultados apresentados no relatório final do projeto “Renas vai á comunidade” [...]” (haliêuticas – relacionadas à arte da pesca). 



 

Nenhum comentário: