quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

É O MÊS DO ANIVERSÁRIO DE BELÉM, COM NOVO PREFEITO E ESPERANÇA DE MAIOR INVESTIMENTO EM CULTURA E LEITURA. CONFIRA OS LANÇAMENTOS E AS NOVIDADES QUE VEM POR AÍ!!!!


LITERATURA PARÁ

Janeiro 2013 – do aniversário de Belém - com novo prefeito e esperança de maior investimento em cultura e leitura – ao início das aulas, é sempre tempo de leitura.





LANÇAMENTO

Sábado, 2 de Fevereiro, lançamento do livro “ Tio David Padre David”, por ocasião da inauguração da nova igreja da Conceição, na Cidade Velha. São 200 páginas de memória afetiva,cultural e informes da vida do pároco, Cônego David Larêdo e a respeito do inovador, ecológico, simples e moderno projeto arquitetônico de Cláudio Pastro.




ACONTECIMENTOS

Neste semestre serão lançados os livros do selo Ildefonso Guimarães, trabalho da gerência editorial da Fundação Cultural Tancredo Neves.




DESTAQUES

Batuque, de Bruno de Menezes, um glossário, de Rosa Maria Coelho de Assis, que é paraense, de Belém, estudo de elementos regionais e populares.



A Fazenda Aparecida, de João Vianna, é a obra de número 2 do projeto Lendo os Municípios que infelizmente, não vingou. O padre Giovanni Gallo, na condição de secretário de cultura de Cachoeira do Arari, prefaciou a obra editada em, 1998. Gallo explica que a “Fazenda Aparecida não existe no sentido topográfico do termo: é antes uma síntese da vida, do trabalho, do bucolismo, da rotina, da tragédia e do panorama social e econômico da grande Ilha”.



A Pedra de Babel, romance de Edilson Pantoja, paraense de Capanema, que tem pleno domínio da narrativa. Revelação de romancista há alguns anos, o escritor vem publicando seus trabalhos por conta própria e através da premiação de concursos.



O Homem do central hotel - fotonovela de Walda Marques, cujo argumento vai por aí: “Carlos (assim se chamava o vendedor argentino) chegou a Belém e marcou um encontro com Dolores no Central Hotel, onde sempre se hospedava...”

NOVIDADES

Sementes do sol – livro de Ademar Ayres do Amaral, engenheiro e escritor paraense, de Óbidos.



Teatro São Cristóvão – A Secretaria de Estado da Cultura- Secult, anuncia que vai reconstruir o Teatro São Cristóvão, na Avenida Magalhães Barata, em São Brás, local e exibição dos cordões de bois e pássaros.



FIQUE ATENTO

1 - A UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará, sediada em Santarém, através de seu jornal, anuncia que desenvolve em seu laboratório de bioativos, pesquisa para a indústria de perfumaria na Amazônia, com espécie de plantas aromáticas da nossa região: cumaru, oriza, breu, priprioca, estoraque, pataqueira, macacaporanga, preciosa e pau-rosa, sublinhando que o processo de extração de óleo essenciais é simples, barato e ecológico.

2 - Duas bibliotecas podem ser utilizadas neste janeiro: a biblioteca “Machado Coelho”, da Sudam- Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, e a biblioteca “Raymundo Vianna”, na sede da Feij – Federação Educacional Infanto Juvenil, as duas, em São Brás.



LEITURA RECOMENDADA

Hipnograma é o livro que ganhou o 1º lugar e a 7ª premiação de Produção Editorial em Multimeios da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo e passa a ser referência para o que se desejar fazer na área editorial neste 2013 e em diante. Na edição, Filipe Nassar Larêdo, (paraense, de Belém) e equipe que convidaram cinco quadrinistas brasileiros, de diferentes estilos escolheram um arquétipo do inconsciente, para apresentar ao leitor. Sombra, persona, duplo, renascimento e velho sábio. Juntando experiências, esses artistas decidiram ilustrar aquilo que interpretam em seus próprios sonhos. O sonho é utilizado como porta-voz do inconsciente, sua função é revelar os segredos que a consciência desconhece, conforme C.G. Jung.







Nenhum comentário: