terça-feira, 31 de julho de 2012

INFLAME-SE



Quero chamar a atenção do leitor deste blog no sentido de que as inúmeras reformas feitas na escola pública no meu entender, cooperam com a sociedade do dinheiro e não vem desenvolvendo o espírito crítico e criativo, daí  explica-se não termos bibliotecas, acervo, não haver política de leitura, de promoção do livro e não haver investimento em educação e cultura , com qualidade, constância e responsabilidade. O resultado é ignorância, violência e um caos que se generaliza com resultantes que você leitor, conhece e sofre no seu cotidiano. Temos que mudar isso em toda a América Latina e, sobretudo no Brasil, no Pará, no seu lugar. Exija seu direito à educação, seu acesso aos bens culturais. Inflame-se civilizadamente.

sábado, 21 de julho de 2012

O QUE SERÁ?

Fotografei este anúncio num poste da cidade de Santarém, recentemente. Retiramos o telefone celular que estava impresso, pois o objetivo aqui é mostrar jornalisticamente a situação à análise do leitor.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

VOCÊ TEM MARCAS D’ÁGUA?



Clique na imagem para ampliar

Então leia o livro.



E veja as  marcas que a leitura deixa em quem lê. Leia!


Vanessa Cristina Vieira

quinta-feira, 19 de julho de 2012

NOVIDADE EDITORIAL II





A doença de Alzhemer é uma experiência devastadora, pode ser uma experiência transformadora e transcendente. A leitura desse romance proporciona essas possibilidades. 
































quarta-feira, 18 de julho de 2012

ILUMINADA


Quando Belém entrará no Iluminismo? Ou seja, ter coragem de se entender e entender-se (conforme conceitos de Kant e Foucault) Amazônica? Passar à maioridade com 400 anos que será dará em 2016, daqui a quatro anos, apenas. Quando?



Foto de W. Mello.
Disponível em: www.flickr.com


terça-feira, 17 de julho de 2012

LAMBE-LAMBE SÓ FICOU




Remanescente dos fotógrafos apelidados de lambe-lambe se  prepara às atividades do seu ofício que a modernidade acabou. Ficou a memória fotográfica. Postados no Boulevard Castilhos França, entre Gaspar Viana e Frutuoso Guimarães, eram muitos que ficavam fotografando, tirando instantâneos   principalmente do tamanhão ¾ , para atender a demanda que precisava obter  documentos civis: identidade, carteira de trabalho e outros. Trabalhavam das 7 da manhã  às 7 da noite.

domingo, 15 de julho de 2012

TURMA DO DORIEDSON

Da turma do prof. Doriedson Rodrigues, só não está o Lucas. Aparecem na foto, o filho Marcos e a Izabel, esposa do Doriedson e a Mariana, a caçula. Todos eles, formam a bonita família do Doriedson e da Izabel, gente que reside no coração do redator deste blog, envolvida em afetos e  fraterna amizade.

VÃO CASAR




sexta-feira, 13 de julho de 2012

TEMPO A GENTE ACHA

DIZ O FAMOSO PADRE CID,

UM SACERDOTE PARAENSE, DE ICOARACI QUE É MONSENHOR E QUE PODE SER O BISPO OU ARCEBISPO EM ALGUM LUGAR DO BRASIL, POR COMPETÊNCIA E PREPARO INTELECTUAL


Sem tempo para absolutamente nada, o Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, 58 de idade e 34 de padre, cheio de compromissos de ordem eclesial, do magistério, pesquisador, vigário-geral e presidente dos órgãos de comunicação social da arquidiocese e pároco do santuário de Fátima, além de escritor, pregador, conferencista e professor dos institutos seminários, possui especialização em História da Igreja na América Latina (SP) e mestrado em História da Igreja pela Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma, foi eleito membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, ainda achou tempo para dar a este blog – via e-mail - uma micro-entrevista onde revelou, por sua vasta experiência inclusive como administrador da arquidiocese de Belém (antes da posse do atual arcebispo Alberto Correia), que tempo, a gente acha, mostrando que quando se quer, há tempo pra tudo.

- Quando é sua posse no IGHP - Instituto Histórico e Geográfico do Pará? Por que se candidatou? Tem tempo para mais este mister?

Resposta: Talvez em setembro. Achei importante participar, pois o IGHP além de preservar a memória de nossa terra é um fórum construtor da memória para o presente e o futuro. Considero isso uma grande responsabilidade junto com a academia, e ali encontramos as maiores cabeças dessa construção. Tempo? A gente acha!

- Seu doutorado, já concluiu? Vai publicar sua tese? Sobre o que ela versa?
Resposta: Ainda não.

- À igreja de Belém é melhor tê-lo como bispo ou como pesquisador?
Resposta: Como padre.

-A memória, a história da igreja de Belém (quem a escreve, cuida dos papéis, trata os documentos) está preservada? Onde?
Resposta - Aos poucos fomos perdendo com as mudanças. O que temos na Cúria é muito pouco. Outros documentos e livros estão espalhados por aí.

- Tem tido tempo pra ler? O que está lendo presentemente? 

Resposta: Ultimamente só compro livros sobre... História. Mas, por necessidade (!) interesso-me por outros temas. Estou lendo "a sociedade líquida" de Zignumt Bauman.













quinta-feira, 12 de julho de 2012

UMA LETÍCIA ESPECIAL

Maria Lygia e Letícia


Letícia, inteligente e bonita veio nos ver  portando o que é dela mesma: a alegria!!
Mas, o que é bom dura pouco, ela já retornou  aos braços dos queridos pais e irmãos  e demais familiares. Claro, deixou saudades!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

NOVIDADE EDITORIAL I

Livro de suspense ou de terror?
Qual será o verdadeiro fim para quem é mau?



Clique na imagem para ampliar




Duas extremidades: Deus e Diabo. Entre ele um homem. E uma história - ou duas - contadas de maneira original.


segunda-feira, 9 de julho de 2012

SALOMÃO LARÊDO NA FEIRA DO LIVRO DA SECULT DIA 26 DE SETEMBRO DE 2012

Assim informa a Secult: “Salomão Larêdo participará do “Encontro Literário com o escritor Paraense”, dia 26 – quarta-feira, das 17h30 às 18h30, uma espécie de bate-papo que discutirá suas obras, seus trabalhos, suas aspirações, responderá perguntas do público e participará de sessão de autógrafos após a programação”

SECULT CONVIDA O ROMANCISTA SALOMÃO LARÊDO

PARA O ENCONTRO LITERÁRIO NA FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO

O Escritor Salomão Larêdo aceitou o convite da SECULT - Secretaria de Cultura do Pará, para participar da Feira Pan-Amazônica do Livro, a se realizar no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no período de 21 a 30 de setembro de 2012. Escritor premiado e um dos mais destacados autores da moderna literatura brasileira, Larêdo, neste ano, já participou do Circuito Literário da Fundação Tancredo Neves, em diversas cidades do Baixo-Amazonas e já esteve em quase todos os municípios do Pará trabalhando à formação do leitor crítico e implantando bibliotecas.

Margarida, Rosaura e Iraci



O Bispo de uma diocese próxima de Belém proibiu  a peça de teatro e daí, o que aconteceu?
Clique a imagem para ampliar e boa leitura!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O SÁBIO SALOMÃO - ENTREVISTA DA REVISTA AMAZÔNIA VIVA












Entrevista concedida, via celular, à revista AMAZÔNIA VIVA, publicada dia 04 de julho de 2012.




A ideia que rendeu frutos e virou notícia também no blog do Galeno e do Observatório de Leitura, você pode conferir no nosso blog:
SANTARÉM TEM BIBLIOTECA NOS HOTÉIS






terça-feira, 3 de julho de 2012

LITERATURA PARÁ - JULHO

JULHO – Férias, sol, praia, é verão! Aproveite e leia o máximo que puder, leia sempre.
DESTAQUE
A pesquisa em Trabalho, educação e políticas educacionais, obra organizada pelos professores da UFPA e doutores Doriedson Rodrigues e Ronaldo Araújo. A obra compõe-se de artigos dos pesquisadores dessa área, no Brasil e em Portugal
LANÇAMENTOS – safra de livros de autores novos e veteranos foram lançados e estão à disposição do leitor nas livrarias, leia:
- Maria Fumaça, romance memorial do escritor paraense, de Belém, Amaury Braga Dantas
- 666 O Tragicômico Percurso, romance do escritor paraense, de Marituba, João Bosco Maia
- A Festa dos Mortos, do escritor João Loureiro.
- Senhora de todos os passos, romance do escritor paraense, de Belem, Carlos Correia Santos.
- Tempo de Lembrar, livro com as memórias de Abilio Diogo Couceiro, escritas pelo jornalista e escritor paraense, de Castanhal, José Carneiro.
- Ave Eva, livro de contos do escritor Daniel da Rocha Leite
Amazônia, cidade e cinema em Um dia Qualquer e Ver-o-Peso, do escritor Relivaldo Pinho de Oliveira.
- Florestas de Sentimentos, do poeta paraense, de Belém, Zenaldo Coutinho.
- Os vândalos do apocalipse e outras histórias: arte e literatura no Pará dos anos 20, do escritor paraense de Alenquer, Aldrin Moura de Figueiredo.
- Kararaô, romance do escritor paraense, de Belém, Walter Freitas.
- Causos Amazônicos, crônicas de Octávio Ferreira.

NOVIDADES

-Espalha-se, como a cabanagem, por toda o Pará a nossa ideia do Jirau da Literatura para dar visibilidade ao autor local e sua produção literária. Em Altamira, o 5º Jirau da Literatura Paraense se efetivou em conjunto com o Circuito Literário, do Centur e o Festival folclórico da prefeitura altamirense e com a participação de escritores das região do Xingu e, claro, da comunidade.

CIRCULANDO

- Mosaico de Memórias – livro de Valter Estumano Gaia, filho de Manoel Gaia e neto de Ivo Gaia, baseado nos diários de sua mãe, Francisca Estumano Gaia, narra a origem da família, história repleta de sentimentos nobres, é também uma viagem à história da cidade de Cametá.

FIQUE ATENTO
Vem aí a 2ª edição do livro No Ventre da Amazônia, do médico e escritor paraense, de Belém, Pedro Miguel Roumiè, lançamento previsto para o dia 15 de agosto.

RECEBI:
666 O tragicômico Percurso, romance do escritor paraense, de Marituba, João Bosco Maia. Prefaciei a pujante narrativa criação do João Bosco, que, como assevera o romancista Edilson Pantoja e eu assino embaixo,” está entre os maiores da literatura feita nesta terra”.

- Soldado da Borracha: um herói no anonimato, livro de Rosangela Torres, escritora paraense, de Altamira.

- Sapopema, poemas, livro da escritora paraense, de Gurupá, radicada em Souzel (Senador José Porfírio) Simone Carla.
- Enquanto houver fatos haverá poesia, livro com poemas da escritora altamirense, de São Paulo , Sônia Portugal
Destaque Amazônia, informativo do Museu Goeldi, n°s 52 a 54, lotados de material de primeira qualidade sobre a nossa região.

ACONTECIMENTOS

- Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, pároco de Fátima, em Belém, foi eleito membro do IHGP. Padre Cid, como é mais conhecido, é pesquisador, com área de atuação em história da igreja na Amazônia.

LEITURA RECOMENDADA:

- O rio comanda a vida - uma interpretação da Amazônia-, obra do escritor paraense Leandro Tocantins.
- Pranto por Dalcidio Jurandir – Memórias, livro da escritora paraense, de Bragança, Lindanor Celina.

LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA !!!


segunda-feira, 2 de julho de 2012

IDENTIFIQUE A REPÓRTER


Depois que lancei o romance SIBELE MENDES DE AMOR E LUTA, em 1984, veio, em 1989, o romance GUAMARES, lançado na Asa Norte do Mercado de São Brás e em 1991, publiquei o romance o REMOS DE FAIA, no quiosque da Casa da Linguagem (prédio do Grupo Escolar Floriano Peixoto),  salvo engano,  a repórter da foto,  entrevistou-me em 1991. Hoje ela continua trabalhando na mesma emissora de televisão, onde,  por sua inteligência, capacidade e experiência está em  função   relevante na área jornalística, quem é?  Respostas para: slaredo@amazon.com.br



domingo, 1 de julho de 2012

A TUA PRESENÇA

POR  TUA PRESENÇA, SENHORA, NA  FESTA DO

CARMO, PEÇO-TE:  AFORMOSEIA MINHA ALMA!



Neste domingo, 1º  de Julho, a imagem  pequena de Nossa Senhora do Carmo  -  nossa senhorazinha, imagem de roca, leve, feita em madeira, século XVI, própria para  liturgia processional - é levada, de sua igreja matriz, em Vila do Carmo à matriz de São Benedito, na  Vila de São Benedito (Vila do Moiraba) em cortejo simples, tradição  quase tri-centenária, quando recebe as homenagens dos fiéis em uma semana de orações e  no dia 6 de julho, é trasladada à Vila do Carmo, em procissão solene,  num andor enfeitado com as flores simples dos campos, começando aí a famosa e tradicional  Festa de Nossa Senhor do Carmo, padroeira da Vila do Carmo e de todo o Baixo-Tocantins, que segue  em novenário, festas de arraial e dançantes no salões, até  16, o DIA DA FESTA, com missa solene, leilão de oferendas e almoço familiar de que constam iguarias como porco assado com farinha, tucupi e jambu,  mapará moqueado no tucupi, jatuaranas  fritas e  gengibirra. É Festa religiosa do povo que faz sua estética num sincretismo multimanifesto com mitos e pajelança e crenças  que  identificam a vida ribeirinha com os encantados do perau do rio Tocantins. A oração à Nossa Senhora do Carmo é um poema  de afeto à e  da Virgem do Carmo – imagem grande – presente do carapajoense  Gentil Bittencourt -  que aconchega todos os seus filhos sob seu divino  manto. É pela constante presença  desta mulher, desta Senhora que amo e sei que me ama  de forma apaixonada e me protege, em minha vida e de minha  família que cheguei até aqui escrevendo estas mal traçadas linhas que se o leitor desejar fruir mais, é só consultar o livro que escrevi contando as histórias das famílias da Vila, os casos, história da família do Zé Moreira, da  família do Zé Ernani, Tiruti, da dona Juruti, da tia Domingas, seu Pereira e dona Nila, dona Fita, Joana Baia, Cição, Vicência, tio Félix, Nicolina,  Rosa Gato, Elito e Anica, Jaz Internacional, Padre Guilherme, tio Artênio e tia Dinoca, Benedita Mendes, Nazaré Satiro, Os Braga, tia Servina,  Edawson,  Oscar Mendonça,  Jovino, Club dos Aliados,Catulino, Tonga, Manoel Larêdo, Bemuyal, Gregório Alves, Tronco Velho, Zé Bode, Tio Bembém, Ana Gonzaga, tia Medera, os Torra, Benedito Caratinga, Raimundo Albuquerque, Domingoreli, Coroca,  Cem por Cento, Marciano, Tiago Moraes,  pessoal do Moiraba, os primórdios  da Vila, em 1789 e etc etc.