sexta-feira, 13 de julho de 2012

TEMPO A GENTE ACHA

DIZ O FAMOSO PADRE CID,

UM SACERDOTE PARAENSE, DE ICOARACI QUE É MONSENHOR E QUE PODE SER O BISPO OU ARCEBISPO EM ALGUM LUGAR DO BRASIL, POR COMPETÊNCIA E PREPARO INTELECTUAL


Sem tempo para absolutamente nada, o Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, 58 de idade e 34 de padre, cheio de compromissos de ordem eclesial, do magistério, pesquisador, vigário-geral e presidente dos órgãos de comunicação social da arquidiocese e pároco do santuário de Fátima, além de escritor, pregador, conferencista e professor dos institutos seminários, possui especialização em História da Igreja na América Latina (SP) e mestrado em História da Igreja pela Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma, foi eleito membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, ainda achou tempo para dar a este blog – via e-mail - uma micro-entrevista onde revelou, por sua vasta experiência inclusive como administrador da arquidiocese de Belém (antes da posse do atual arcebispo Alberto Correia), que tempo, a gente acha, mostrando que quando se quer, há tempo pra tudo.

- Quando é sua posse no IGHP - Instituto Histórico e Geográfico do Pará? Por que se candidatou? Tem tempo para mais este mister?

Resposta: Talvez em setembro. Achei importante participar, pois o IGHP além de preservar a memória de nossa terra é um fórum construtor da memória para o presente e o futuro. Considero isso uma grande responsabilidade junto com a academia, e ali encontramos as maiores cabeças dessa construção. Tempo? A gente acha!

- Seu doutorado, já concluiu? Vai publicar sua tese? Sobre o que ela versa?
Resposta: Ainda não.

- À igreja de Belém é melhor tê-lo como bispo ou como pesquisador?
Resposta: Como padre.

-A memória, a história da igreja de Belém (quem a escreve, cuida dos papéis, trata os documentos) está preservada? Onde?
Resposta - Aos poucos fomos perdendo com as mudanças. O que temos na Cúria é muito pouco. Outros documentos e livros estão espalhados por aí.

- Tem tido tempo pra ler? O que está lendo presentemente? 

Resposta: Ultimamente só compro livros sobre... História. Mas, por necessidade (!) interesso-me por outros temas. Estou lendo "a sociedade líquida" de Zignumt Bauman.













Nenhum comentário: