quinta-feira, 4 de outubro de 2012

LITERATURA PARÁ - OUTUBRO

Salomão Larêdo
Escritor/Jornalista
slaredo@amazonet.com.br

Leia esta coluna no blog: http://slaredo.blogspot.com

Outubro - Festa do Cirio e a Virgem de Nazaré em toda parte e na arte literária, há muito que ler. Leia!!!!

ACONTECIMENTOS

-De 20 a 23 de novembro de 2012 , em Cametá, no Campus Universitário da UFPA o I Seminário de História e Educação Afro Brasileira e Indígena e a IV Semana da Consciência Negra eventos de caráter interdisciplinar de extensão acadêmica, com a participação de grupos de cultura Afro-brasileira, Riberinhos, Associações de Remanescentes de Quilombolas da região do Tocantins, pesquisadores, alunos e professores, que discutirão a historiografia do negro, além de questões educacionais e culturais da região Amazônica. É atividade do Centro de Pesquisas do Baixo-Tocantins e Faculdade de História, coordenação da pesquisadora Celeste Pinto

- VIII SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO - O evento é 30 e 31 de outubro de 2012, na Universidade Federal do Pará, com a temática “Trabalho, Educação e Conhecimento: as práticas educativas de formação do trabalhador na Amazônia”. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE.

DESTAQUE

Entre Mares – O Brasil dos portugueses – a presença portuguesa na Amazônia e a experiência portuguesa em outros territórios brasileiros – importante trabalho organizado pelos professores da UFPA: Maia de Nazaré Sarges, Fernando Souza, Maia Izilda Matos, Antonio Otaviano Vieira Junior e Cristina Donza Cancela

RECEBI;

- Trilhos: o caminho dos sonhos – memória da estrada de ferro de Bragança, do escritor vigiense José Leôncio Ferreira de Siqueira e prefácio do escritor Nélio Fernando Gonçalves .

-Mosaico de Memórias – história de uma família, livro do cametaense Francisco do Carmo Estumano Gaia –. Diz o autor que é “ a reunião de algumas recordações dedicadas especialmente aos meus pais Silvério e Margarida”, pois são relatos contados pela mãe do autor, Francisca do Carmo Estumano Gaia, cametaenses de tradicional família.

- Se pudesse , eu te cravaria os dentes, livro de conto, do professor paraense, de Belém, José Antonio Neto, vencedor do prêmio Samuel Wallace Mac-Dowell.

-Poeira da Minha Estrada, contos e crônicas em 2ª edição do poeta paraense, de Belém, Georgenor Franco e Ouro e Lama, do mesmo autor, em 4ª edição .

-Depois da sede, livro de poemas do poeta paraense Marcilio Costa, Prêmio Dalcidio Jurandir, da FCPTN do ano de 2010.

- Corpo molhado dos teus cílios- livro de contos de Digliane Melo Almeida, prêmio Dalcidio Jurandir, de 2010.

NOVIDADES

Crônicas e Memórias – Victor Tamer – escritor paraense, de Cametá - organizado por Sérgio Victor Tamer e Sérgio Martins Tamer, uma homenagem da família pelo centenário de nascimento do autor .

O Museu Paraense Emilio Goeldi que vai à feira do livro de Frankfurt ( 10 a 14 de outubro) e leva à Alemanha 4 titulos, lançou 9 publicações. Aqui destacamos: Educação Patrimonial e Arqueologia na Floresta; Cerâmica Marajoara: a comunicação do silêncio; Guia histórico: Amazônia exótica – curiosidades da floresta, dos pesquisadores Daniel Rebisso e Olimpia Resque; e a cartilha: os mamíferos aquáticos. Nem tudo que cai na rede é peixe.

FIQUE ATENTO

-O meu dicionário de cousas da Amazônia, livro do autor paraense, Raimundo Moraes, um dos nomes mais importantes da literatura local, deve ter a 2ª edição pela gráfica do Senado, em Brasília.

LEITURA RECOMENDADA

- A Sangue Frio - romance não ficcional de Truman Capote – história dos quatro membros da família Clutter, assinados e dos criminosos executados anos depois.

Nenhum comentário: