domingo, 2 de setembro de 2012

LITERATURA PARÁ - SETEMBRO

SETEMBRO – Feira do livro acontecendo é tempo de livro e de leitura. Leia muito, sempre. Leia os autores locais!

DESTAQUE

- XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, de 21 a 30 de setembro, no Hangar. Novidades no campo literário e cultural.

- Dia 26 estarei na Feira, a partir das 17h00. Vou esperá-lo, caro leitor, para uma conversa literária das mais prazerosas e agradáveis.

- É fundamental valorizar o que nosso, procurando os livros dos autores locais, adquirindo-os, lendo-os, só assim reforçamos, incentivamos e desenvolvemos a literatura brasileira que se produz no Pará.Autores paraenses estarão  nos  estandes, em diversos horários, momentos e atividades ou mesmo passeando, conversando, autografando, procure ir, apoiar, incentivar, consulte a programação e aproveite que o foco da feira começa a  mudar, ficando mais próximo da literatura e do autor local - antiga e permanente reivindicação  deste escriba- , deixando de lado os megashows que atraíam multidão em detrimento da qualidade e do foco no livro, na literatura e no escritor, sobretudo o paraense. Parabéns Ana Catarina e equipe.

RECEBI
- Taperinha – livro organizado por Nelson Papavero e William L.Overal, contém  “histórico das pesquisas de história natural realizadas em uma fazenda da região de Santarém, no Pará, nos séculos 19/20”, edição do MPEG, com produção editorial de  Iraneide Silva e Angela Botelho e projeto gráfico de Andrea Pinheiro. Obra bonita, de mais de 400 ps., bem ilustrada e  bem  cuidada, conteúdo  valioso.

- Destaque – informativo do Museu Paraense Emilio Goeldi, nºs 52 a 54, nova formatação, fotos maiores e mais bem tratadas, entrecho cada vez melhor, abordando a fauna, os índios Kayapó e a interessante matéria sobre a organização produtiva e a engenharia da cultura canavieira do Grão Pará do século 19, editados por Jimena Beltrão.

NOVIDADE

- A pé com a liberdade – importante obra do santareno Cléo Bernardo de Macambira Braga, há muito esgotada, foi lançado em sua cidade natal. Cléo, já falecido, além de socialista, foi combativo parlamentar e jornalista.

FIQUE ATENTO

-A preocupação dos educadores com a leitura reuniu especialistas de todo o país para debater e refletir a respeito das várias possibilidades de leitura do mundo e da vida. O tema dessa edição foi “O mundo grita. Escuta?”. A ideia de sugerir uma afirmação e uma pergunta simultâneas era discutir, contrapor e – por que não? – entrelaçar diferentes linguagens e formas de expressão que podem se tocar e se completar. O presidente da ALB, Antonio Carlos Amorim, explica que os painéis e palestras ocorridos na Unicamp, trataram também das formas recentes de escrita e leitura, como e-mails, torpedos e redes sociais; das artes, como fotografia, música, teatro, dança e audiovisuais; além de temas ditos mais tradicionais, como infância, velhice, literatura e ortografia.Amorim, que também é professor da Faculdade de Educação da Unicamp,  ao fazer  balanço do Congresso  em entrevista exclusiva à Revista Giz, sintetizou assim:” Ficamos muito baqueados com os resultados das pesquisas mais recentes, que mostram pouca leitura, pouco acesso a livros e pouca compreensão do que se lê. Mas vejo como uma responsabilidade para nós professores e para a ALB continuar insistindo e potencializar os movimentos de constituição das políticas públicas de leitura.”

LEITURA RECOMENDADA
- Biblia Sagrada – no mês da Biblía, a obra de imensa tiragem e de muitos leitores, no mundo, texto  sagrado que se recomenda. São mais de 70 livros num só!

Nenhum comentário: