sábado, 4 de agosto de 2012

BAIÃO DE TRÊS

E continuam as informações de Baião:
FRUTAS
Manga, laranja, caju, frutas de Baião e a pimenta do reino está com boa cotação no mercado. Agora vem o dendê por causa do bio-diesel.
POETAS
Sandoval Ramos, ex-prefeito e memorialista, a cidade perdeu há alguns meses, Evaldo Lemos, é o cantador que conta o cotidiano da cidade, registrando a história.
UMARIZAL
Vem  da Vila do Umarizal o melhor Samba de Cacete de Baião, também o Banguê, na luta à preservação da memória africana.

CIDADE E IGARAPÉS
Topografia bonita, Baião fica lá em cima, aqui embaixo, o rio Tocantins, ladeiras, portos, tijuco, as águas, os igarapés, muitos.
MULHER
As gentes, o rosto, a morenitude, a beleza da mulher de Baião, o açaí, a feira, o mingau, o trapiche,os barcos, a vida que segue...


Batedora de açaí no mercado
ILHAS E VILAS
Calados, Ituquara, Araquembaua, Pampelônia, Bailique, Cardoso, a poesia no nome das vilas de Baião, terras do português  Antonio Baião. Depois de Belém, o primeiro município do Pará, por volta do início de 1900,  a ter serviço de água encanada, dando origem ao Igarapé da Encanação, Santo Agostinho.

CEMITÉRIO
Trator tratou de revirar a terra levando, dos fundos do cemitério, as últimas sepulturas dos judeus que povoaram Baião, quando chegaram por volta de 1880. Não ficou vestígio, contaram-me. A única família remanescente: Nahmias. Tudo se acaba. Sepultura da família de Levindo Rocha, o intendente famoso, lembrado até hoje, nome de escola e de rua. 

Sepultura da família de Levindo Rocha

CENAS DAS RUAS
Nas ruas de Baião, tupés na seca da pimenta e do cacau, por toda parte, gerando renda, produtos da economia local, tudo empírico, tudo improvisado, tudo natural, normal, mornal.

Cacau e pimenta-do-reino


LIVROS INTERDITADOS

Biblioteca fechada, em recesso, diz o aviso que eu li e fotografei. O prédio é bonito, externamente e há espaço para ampliação, fica perto do cemitério e do porto. Mas, onde a leitura que faz pensar?


Nenhum comentário: