sexta-feira, 3 de agosto de 2012

BAIÃO DE DOIS

E continuam as informações de Baião:
PRAIA DO MAPARÁ
Bem na frente da cidade,  a cor da  água  do  Rio Tocantins , aí, tem outra coloração, nestes tempos de verão, fica verde, lindíssima e a praia do Mapará, se mostra. Fica cheia e  a poluição é fatal.


LIMÃO                           
É um bairro, a vila, local aprazível, praia do Mapará à vista, muricizeiros, pupunhas, mucajás, bacabas, cacau, carambolas, açaizeiros, mangueiras, canas, limões e limões nos pomares, ares puros, vida boa, vida em Limão, vida em Baião, Baião!
MARACANÃ
Um bosque, uma ternura, a paz e a tranquilidade da Vila de Maracanã, na ilharga de Baião, local tradicional da procissão de Santo Antonio, igarapé do Santinho, os mastros, batuques, cultura popular, sincretismo religioso, macumbas terreiros, banhos e mucuras-caás.


PAU DA GAIVOTA
São dois, de um e de outro lado, local romântico para os enamorados, nas tardes de verão, a brisa suava a proteger do calor, que é bem intenso.
PRAÇA DA LUZ
Festas e festas, dali saem os sons do verão, Praça da Luz, iluminada e festejada.
PARQUE
Onde a cidade começou, o obelisco marcante, as primeiras casas, a primeira igreja. E o rio Tocantins se mostrando, o verde e o azul.


A IMAGEM
Santo Antonio de Pádua, é o padroeiro de Baião e o co-padroeiro , São Raimundo Nonato, festas em junho e agosto, pra comemorar. Igreja climatizada, limpa, bonita, pintada,  tratada, ecoam, do couro, vozes  femininas dos cantos gregorianos entoados no harmônio ensaiados à missa solene e nas vésperas, o terço nas vozes presbiterais anunciando, das torres, o sino, a hora do ângelus na tarde  que chegava, dos anos cinquenta que findavam, bênção do Santíssimo, as  moças adorando a beleza do padre, naquela roupa  pomposa cheirando a naftalina.



POLO
O Campus de Cametá instalou em Baião um polo e as aulas dos diversos cursos  superiores já funcionam. Universitários  chegam de todo lado: Mocajuba, Oeiras do Pará, Tucuruí, Novo Repartimento.


GRUTA
Área imensa das Irmãs de São Vicente, agora, só a gruta demarca o grande terreno com igarapé, casa, local que no mínimo poderia ser um bosque, hoje, todo loteado, só ficaram a gruta e  a cruz, memória do  que se foi .


AS PRAÇAS
Os inúmeros campos de futebol da cidade, ao invés  de  virarem praça, viraram escolas e outros imóveis nesses  locais que poderiam ser bosques para amenizar o calor.

Nenhum comentário: