quarta-feira, 6 de junho de 2012

SANTARÉM TEM BIBLIOTECA NOS HOTÉIS

INICIATIVA PIONEIRA DISPONIBILIZA LIVROS PARA OS HÓSPEDES



Há uns quatro anos estive em Santarém e sugeri ao Jorge Emilio Carvalho da Silva e à sua mulher, a Isolda Leal, donos do hotel em que me hospedei – Hotel Sandis (inaugurado dia 1 de fevereiro de 2008) - que, na prateleira, ao lado das fitas de vídeo disponíveis aos hóspedes,à época, tivessem também livros e logo dei de presente um livro meu o Palácio dos Bares.


Isolda Leal

Eles toparam. Pra minha surpresa - que agradável surpresa, sobretudo num país onde não se dá bolas pra leitura -, a biblioteca evoluiu, o hotel cresceu. Constatei, há pouco, passando por Santarém, no Circuito Literário, e, visitando o hotel, fiz-me acompanhar de duas testemunhas, as amigas bibliotecárias: Vilma e Vera, profissionais da Fundação Tancredo Neves, que ficaram empolgadas com este projeto que procuro implantar em toda parte, pois, na condição de escritor, jornalista e cidadão, meu fado, é incentivar a leitura e formar leitor crítico que ajude o ser humano a ser mais humano.

Isolda Leal,Vilma e Vera

Para comprovar, fizemos a foto que você, leitor, aprecia nesta mídia social. Jorge e Isolda denominaram a biblioteca com o nome do pai de Jorge, o músico e compositor Laudelino Silva (já falecido), que também tocava cavaquinho e me colocaram como patrono, o que não precisava.




Mas, achei bom, porque gosto de livro, de leitura e de também ajudar a instituir bibliotecas. Parabenizo aos caros amigos Jorge e Isolda (santarenos, 26 anos de casados, pais do Danilo e da Marina), que aceitaram a ideia e estão levando adiante a biblioteca de hotel, seguramente uma iniciativa que deve ser imitada e mais, Isolda Leal, que também é artista plástica, informou que o hotel terá, brevemente, nova recepção e que as prateleiras da biblioteca se multiplicarão para abrigar os muitos livros que adquiriram à disponibilização da clientela.



 E o que é mais animador, os hóspedes efetivamente emprestam e leem os livros.



3 comentários:

Edilson Pantoja disse...

Excelente notícia, Salomão!
Parabéns a todos!

Doralice Araújo disse...

O belo exemplo do Hotel Sandis, relato por você, carro Samuel Laredo, está agora no meu blog, o NaMiradoLeitor.

Já conhece as MiniBibliotecas em Curitiba? Meu amigo, o jornalista Alessandro Martins, é o idealizador. A ideia é encantadora; aos pouco, vem recebendo adeptos.


Ler faz a grande diferença na vida de aprendiz constante. Oferecer espaço à leitura é uma atividade meritória; os proprietários do Hotel Sandis estão de parabéns - e, você, pela ideia bem recebida.

Isabela Rodrigues disse...

Fico feliz que a proposta tenha sido tão bem aceita, inclusive pelos hóspedes!
Todos os hoteis deveriam ter uma biblioteca, pois nada como ler um livro durante as férias para relaxar.
Como você sabe, acabei de chegar da Argentina, um país de leitores, e lá vi um hotel com uma pequena biblioteca. Achei genial quando vi e fico feliz de saber que aqui no Pará já acontece o mesmo!