sexta-feira, 22 de junho de 2012

O MUSEU INTEGRADO DE ÓBIDOS


A ASSOCIAÇÃO CULTURAL OBIDENSE FUNDOU E MANTÉM

O MUSEU INTEGRADO DE ÓBIDOS – MIO -, FUNCIONANDO



Orgulho do obidense, o Museu Integrado tem de um tudo em sua sede. Acervo memorial que conta a história sócio-política e cultural da  cidade, os usos e costumes da população que coopera com que tem, doando  ao museu para que o painel fique sempre enriquecido com mais informações que esclarecem os primórdios.




Quem  dirige a entidade e o museu é o cartorário  Jorge Ari Ferreira e a professora Cleonice Maria Alfaia de Barros Nogueira que se dispuseram abrir o museu para que eu visse as  peças, apreciasse os trabalhos patetasse para cada objeto antigo, conservado com muita dificuldade por falta de apoio do poder público, o MIO – Museu Integrado de Óbidos, que tem sede próprio com dois auditórios e uma potente biblioteca e documenteca.

A Associação  responsável pelo Museu, precisa de museólogos e recursos humanos especializados  em trabalho nos museus para ampliar o atendimento, mas necessita, principalmente, de ajuda financeira,  do apoio de todos.




O Museu, é um empreendimento importante e bem demonstra o amor do obidense por suas coisas. E, claro, há sugestões para anemizar a situação, por exemplo, colocar a professora Cleonice, funcionária pública à disposição da Associação para poder encaminhar o muito que há por fazer. Incrementar a área à venda de comidas típicas. Ampliar mais a participação no bloco “Xupa Osso”, que dá um bom suporte financeiro ao Museu, implementar o festival de Jaraqui, reunir os amigos do Museu, entre os quais, pedi aos  amigos Jorge e Cleonice que me incluam, e, outras ações, o importante é não deixar o Museu fenecer.





Chamo a atenção do leitor para o equipamento de projeção de filmes, uma verdadeira relíquia do mundo cinematográfico, a mostra de  máquinas elétricas e objetos eletrônicos e sua evolução, fotos e fatos da história, objetos do cotidiano popular ribeirinho.



Um oratório e outros bonitos trabalhos – inclusive uma via-sacra – que pertenciam à antiga catedral e que foram descartados e a turma do museu juntou do lixo da  rua onde foi jogado  e preserva com muito carinho e cuidado .



De tudo isso, o melhor, é a consciência que obidense teve e tem da memória de seu lugar e que deve ser preservado a qualquer custo e que os dois atuais dirigentes, o Jorge Ferreira e a Cleonice são ardorosos defensores, curadores e cuidadores desse patrimônio material e imaterial do povo da Amazônia, do Pará e de Óbidos.



Os museus do interior: Cametá, Óbidos, Santarém, Gurupá, Marabá deveriam merecer dos governos municipais, da câmara de vereadores – que deveria ser zelosa com as coisas do povo, por ter a representação dele em sua essência  popular  , do governo do  Estado que tem inclusive na Secult, um órgão denominado SIM – Sistema Integrado de Museus, atenção, para não apenas justificar a sigla, mas efetivamente ajudar na manutenção e preservação de patrimônios tão significativos  da sociedade amazônica. 

3 comentários:

Lakamaria disse...

Excelente matéria. Parabéns!

Lakamaria disse...

Excelente Matéria. Parabéns!
Tenho orgulho de ser obidense e sei o quanto a nossa história é importante.

Lakamaria disse...

Excelente Matéria. Parabéns!
Tenho orgulho de ser obidense e sei o quanto a nossa história é importante.