domingo, 24 de junho de 2012

CLUBE DA PURRINHA


CLUBE DA PURRINHA CENTENÁRIO FUNCIONA NO MERCADO MUNICIPAL DE ÓBIDOS – GOZAÇÃO E AMIZADE - O JOGO  É PAGO COM CAFÉ, PÃO E TAPIOCA, CUJO LIMITE É DEZ REAIS  NO CAFÉ DA LOURDES


Chegam de madrugada, a rua escura, o rio Amazonas  penetrou na cidade engravidando-a de água e interditando o livre trânsito no comércio da beira, mas não impede  o encontro matutino desses  amigos para o jogo da Purrinha, afinal, é um Clube, sem regras escritas, mas cheias de códigos e de muita gozação entre os associados.

O Clube da Purrinha de Óbidos  completou  cem anos de atividades, é uma tradição que começou com os magarefes e se mantém até hoje congregando as mais diversificadas profissões, como é o caso de Jorge Ari Ferreira , tabelião, que  chega cinco e meia da manhã e já encontra Ronaldo, fazendeiro; Fulico, barqueiro; Everaldo, marítimo, que tem  o barco/motor Rocha que faz linha (transporta passageiros); Álvaro, fazendeiro, Fernando, comerciante e muitos, muitos outros, em cada rodada há, quase sempre, uma média de vinte pessoas jogando até  às sete da manhã, quando cada um  sai pros  seus  trabalhos e negócios.


Muita gente que está ali, na verdade, acordou duas ou três da manhã, na fazendola  na várzea, pega o barco e atravessa pra cidade com as mercadorias e aproveita pra  um pequeno lazer: jogar purrinha.

Maria de Lourdes

E não se joga por dinheiro, é por diversão, quem perde paga sempre café, pão,  tapioca, no Café da Porrinha, de propriedade da Maria de Lourdes que se sente protegida por eles. São meus amigos – conta – aí de mim sem a ajuda que me proporcionam e quando tenho qualquer aperto de ordem financeira, eles me socorrem, tenho mais que tratá-los bem. Chego cedo e faço o melhor café, a tapioca mais gostosa e o pão quentinho. Aqui eu trabalho me divertindo com as gozações, piadas que rolam enquanto o jogo se sucede. No jogo, claro, há quem ganha e quem perde, sempre. Porém, existem os que não saem enquanto não ganham a partida. É o caso de seu Romualdo. Os amigos contam que ele faz tudo pra ganhar, é capaz de convidar um maluco que passa  pra jogar, só pelo prazer de sair tendo ganho a partida. Ele tem quase 90 anos de idade.

Todos estão sempre atentos, porque cochilou, dançou, a malandragem é grande.

O jogo começa – Valendo café

- Quem fala?  - Canta Romualdo

- Doze !

- Treze !

-Quero carneiro doente! Diz outro

- Nove!

Passa a loura Priante  e comenta:  vou  ganhar na mega-sena e levar ele comigo pra Itália!!A turma ri e manda ver.

-  Meia dúzia!

- Sete pau – alguém ganha e saem berros, cantam apelidos, o mercado  se agita.

Recomeça o jogo – Valendo pão.

- Quem que fala?

- Onze pau !

- Dez !

- Doze!

- Nove!

Alguém ganha, os amigos gozam. Começa nova rodada e assim sucessivamente.



Diversos homens, dentro do   Mercado Municipal, jogam à vontade. No ambiente, sai graça, gozação, berro. Eles param, descansam, vendem, compram, bebem café, sentados no mocho, em pé, com chapéu, camisa aberta ao peito, de bermuda, saem com os códigos e riem.

Mas, são unidos, fraternos, se estimam, se respeitam, não há briga, confusão, são amigos, exercitam a diversidade e riem e dizem que não perdem a brincadeira porque ela faz bem à saúde.

Pergunto: mulher não joga?

Joga, de vez em quando aparece uma. Não é proibido, porém  maioria é de homens, profissionais liberais, comerciantes, donos de talhos, pequenos fazendeiros, gente que tem na várzea, não mais que quinhentas  rezes e outros.

 Tentos - sementes compradas por Lourdes e postas à disposição dos jogadores.


De repente, um grita: aqui, quanto mais velho, mais ladrão! Todos riem e te segura que lá vem a resposta e ninguém se aborrece com as chacotas, as gozações, muito pelo contrário, se descontraem, riem e todos, todos são objetos de brincadeiras, pedem café à Lourdes que anota as contas. No final, cada um vai lá pagar o que pediu e o que perdeu. A conta não passa de dez reais, porque a filosofia é só haver a diversão e não  o vicio do jogo por dinheiro, aqui, o que vale é viver a vida com alegria, ninguém aporrinha ninguém, jogo (feito com tentos) e o Clube é da Purrinha!!!!! Contam, e a manhã de Óbidos, no final de maio de 2012, começa, o rio não vaza, a vida continua e é sempre bela!!!!!!

Nenhum comentário: