sexta-feira, 11 de maio de 2012

OS LIVROS SÃO OS MELHORES COMPANHEIROS

PEQUENA ENTREVISTA COM DEBORAH MIRANDA DIRETORA COMERCIAL DA LIVRARIA DA FOX, QUE É

APAIXONADA POR LITERATURA




Anna Deborah Miranda -, que nasceu em Belém no dia 26 de Janeiro, na Maternidade do Povo-, lê. E não podia ser diferente pra quem quis fazer o curso de Letras (ainda não concluído) e tem uma livraria - Livraria da Fox, uma sociedade composta por Deborah Miranda (Comercial), Marcos Eluan (Financeiro) e José Antonio (Administrativo) - e esbanja simpatia aos frequentadores da Livraria da Fox demonstrando seu vivo interesse por livro e cultura de um modo geral.  Deborah é mãe de 3 filhos – Rafael, Luana e Isabel, todos, envolvidos na área da cultura. Rafael com a parte de tradução, Isabela na arte administrativa e Luana, psicóloga, formando leitor na Loja Infantil com contação de histórias, aos sábados, no espaço das crianças.



ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Deborah procura manter-se atualizada, atenta ao que acontece no mundo inteiro e sabe que o sucesso de seu empreendimento passa também pela alta autoestima do grupo de auxiliares da empresa e então proporciona constante formação aos funcionários da livraria e para melhorar sempre mais, começou em janeiro deste ano, a efetivar, uma vez por mês, no auditório da Livraria, uma atividade denominada “Bate-Papo sobre a Literatura Paraense” e já efetivou cinco encontros onde os funcionários tem chance de buscar conhecimento a respeito da literatura local, quem produz e o que produz, e, o mais recente, versou sonhe “cinema e literatura do Pará”, dois nichos importantes do negócio: livro e vídeo. Razões suficientes para que nosso blog, atento ao movimento da cidade e do estado, procurasse Deborah para uma pequena entrevista, feita por e-mail e que pode ser saboreada a seguir (Salomão Larêdo).








LIVRO – UM SONHO!
1 - Porque a Fox virou também livraria? Quando se deu isso?

Quando tivemos a oportunidade de alugar este imenso imóvel da Dr. Moraes, pensamos logo na possibilidade de oferecer outros serviços. Os livros eram um sonho... e começaram ocupando apenas a área onde hoje ficam os livros de artes. A partir daí o mercado de vídeo se modificou muito com o 'advento' da Pirataria, o que nos fez investir cada vez mais na Livraria e nas outras áreas da loja. Criamos a Loja Infantil, com a esperança de formar novos leitores e perenizar assim essa forma insubstituível de ouvir histórias que são os livros.

2 - De onde vem seu interesse por livros?
De ser leitora, de saber que os livros são os melhores companheiros de intimidade e da convicção do enorme patrimônio cultural que eles podem nos legar.

3 – Belém tem leitores? Tem compradores de livros? Como é o perfil do frequentador da Livraria da Fox. A Fox tem programa de formação de leitor crítico?
Belém tem leitores sim, embora preocupe um pouco o desinteresse da atual juventude para com a literatura, especialmente com todos os aparatos eletrônicos pelo qual eles são totalmente 'abduzidos'.

O perfil do frequentador da Fox é o do leitor que procura o que não acha tão facilmente nas outras livrarias, ou o que parece que ninguém mais tem interesse em oferecer, como os clássicos da literatura em boas edições.
Não temos um programa para formação de um leitor crítico, mas espero estar fazendo um pouco isso com a boa seleção de títulos que oferecemos.

LIVRARIA DE REFERÊNCIA
4 - A Fox é a melhor livraria de Belém, presentemente, qual o segredo?  Onde vc deseja chegar?

A ideia não é ter a melhor livraria de Belém, mas ser uma referência no segmento. Saber que as pessoas lembrarão da Fox quando o assunto for livros... O segredo? Ouvir, anotar, registrar o que todos procuram e não acham, ter um atendimento de qualidade, buscar melhorar sempre a formação da minha equipe, pesquisar e ler do que se fala, o que publicam, o que comentam... continuar sendo apaixonada por literatura!
5 - Com os Bate-Papos culturais, qual a pretensão?

Acima de tudo a valorização e preservação da memória cultural da nossa Literatura, da nossa cidade, da nossa gente. Se não fizermos por nós, quem o fará?



2 comentários:

Edyr Augusto Proença disse...

Parabéns, Salomão. Parabéns à Deborah e aos amigos da Fox. Sou cliente e frequentador.
Abs
Edyr Augusto

Angela Cirilo disse...

Muito bom! Estou criando um leitor em casa. Meu filho Ewerton (7 anos) está começando a ler e adora livros de história. Quando vai dormir sempre pede: "Mãe, conta uma história pra mim." Não sei de onde tirar tanta história, já tive que recorrer a internet. Adoro livros, queria ter mais tempo pra ler.