quarta-feira, 2 de maio de 2012

LITERATURA PARÁ - MAIO

MAIO – Chegou o dia das mães e o  verão  paraense começa dar  sinais  que se aproxima,  tudo propiciando muita leitura. Valorize o autor local. Leia!

LANÇAMENTOS:
- O livro “Cinema Olympia – 100 anos da história social de Belém (1912/2012)”, organizado por Pedro Veriano e Luzia Álvares, que já faz enorme sucesso, terá lançamento entre maio e junho, aqui, na Livraria da Fox.

- A gerente editorial do Centur, Bella Pinto, informa que a Fundação Tancredo Neves finaliza providências para  entregar  os   oito  livros premiados no “ Concurso Literário  Dalcidio Jurandir”. São dois ganhadores de cada gênero: romance, conto, crônica e poesia.

- Bragança, futebol e cultura, é o novo livro do escritor paraense, de Bragança, José Ribamar Gomes de Oliveira.

- Crônicas Xinguara e Histórias e Segredos dos povos da floresta, de Renato Gomes Soares, lançados no Centur, com apoio de Nilson Chaves, presidente da Fundação Tancredo Neves, através GPED – Gerência de Produação Editorial, sob a direção da escritora Bella Pinto de Souza que levou muitos artistas e escritores ao evento.

DESTAQUE
- Oriximiná e Santarém é o destino dos escritores Walcyr Monteiro, Salomão Larêdo e Daniel Leite, para onde seguem no final deste mês por conta do Projeto Circuito Literário, do Centur, coordenado por Bella Pinto, com patrocinio do Banco da Amazônia.

- Salão do Livro de Santarém é a pedida nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho.

- O 4º Jirau da Literatura Paraense acontece no início de junho em Altamira.

- Notícias sobre cultura amazônica o leitor tem acessando o blog: www.slaredo.blogspot.com

FIQUE ATENTO
- MEC aprovou funcionamento de 4 cursos no campus  da UFRA,  em Capanema:Agronomia,Contábeis, Administração, C. Biológica. Vestibular neste ano. O  reitor  Sueo Numazawa,  abrirá ,  neste semestre,  concursos para professores e  técnicos administrativos. Vai construir 4  prédios.

RECEBI:
- Os Recicláveis! - Os Recicláveis! 2.0- O Garoto Verde, Toni Brandão faz sucesso com essa trilogia  que objetiva inspirar os jovens às questões ambientais.

- O Penta, órgão informativo da Fundação Casa de Cultura de Marabá, dirigida pelo competente professor e pesquisador, Noé von Atzingen, recheado de matérias principalmente ao projeto de música.  Beleza!

- Quem foi que fez, coleção Abre o Olho, obra de Ana Maria  Machado e a filha Luisa Berta.

- Senhora dos Mares, de Ana Maria Machado, nova obra para o público infantil.

ACONTECIMENTOS
Cinema e a Literatura do Pará a é o tema do “V Bate Papo sobre Literatura Paraense” que vem sendo promovida todo mês pela Livraria da Fox. O deste maio, acontece dia 8, terça-feira e tem a presença do crítico de cinema Pedro Veriano. Começa 9h00 e  não precisa inscrição,  a entrada é grátis. Participe!

Em junho, o tema é “O banho de Eneida de Moraes, Açaí e Peixe Frito” e vai acontecer em meio a alguidar de cheiro cheiroso, munguzá  na cuia-pitinga e outras belezas juninas. 20 de junho, é dia do “VI Bate-Papo sobre Literatura Paraense”

LEITURA RECOMENDADA:
- Cenas da Vida Amazônica, trabalho do escritor paraense, de Óbidos, José Veríssimo.

- Teatro de Vanguarda , livro  do artista  e  advogado paraense   Paraguassu Éleres, que  conta   sobre o norte  teatro escola do Pará e os festivais de teatro de estudantes – Recife, Santos, Brasília, Porto Alegre – 1958 a 1962 -.

- Escorço Histórico dos atos da revolução de 30 no Pará, trabalho de pesquisa de Almir de Lima Pereira.

- Chão Cametaense -,  dados históricos sobre Cametá,  escritos competentemente  pelo escritor cametaense Victor Tamer.

LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA !!!

Nenhum comentário: