quinta-feira, 10 de maio de 2012

BIBLIOTECA DA UFPA VAI COMPLETAR CINQUENTA ANOS

É A FAMOSA BIBLIOTECA CENTRAL PROF. CLODOALDO BECKMANN 

OBRAS RARAS SERÃO DIGITALIZADAS E DISPONÍVEIS AO MUNDO INTEIRO

GRAÇA PENA REVELA OS TESOUROS DA UFPA E PEDE RECURSOS AO BNDES

A festa vai ser grande na Universidade Federal do Pará dia 19 de dezembro de 2012. Quem informa ao nosso blog é a diretora da Biblioteca Central, Maria das Graças da Silva Pena. É tríplice a comemoração: 50 anos da biblioteca, da profissão de bibliotecário e da criação do curso de biblioteconomia na UFPA. Uma beleza!!!

Maria das Graças da Silva Pena, diretora da Biblioteca Central da UFPA

Graça Pena, com sua assessoria, está montando programação em grande estilo a essas datas marcantes e aguarda, ansiosa a comissão do BNDES - Banco Nacional Desenvolvimento Econômico e Social – que chega a qualquer instante para checar tudo que propõe o projeto encaminhado à análise do banco solicitando recursos para implementar obras urgentes e necessárias na Biblioteca Central da Cidade Universitária Prof. José Rodrigues da Silveira Netto, no bairro do Guamá, em Belém do Pará.

1º portão da UFPA - Guamá
Admiradora da linda paisagem que a natureza do local proporciona e que está há poucos metros da janela de seu gabinete - o aningal, as águas barrentas do rio Guamá, os pô-pô-pôs e a ilha do Combu –, Maria das Graças, cheia de afazeres, lamenta a falta de tempo para fruir dessa cortina de paz posta ao seu dispor, e, vai desfiando[1] o que ainda pretende efetivar e o que já conseguiu implementar, além do projeto Pergamum - para o Sistema Integrado de Bibliotecas-. E, enquanto os recursos do BNDES não chegam, Graça Pena está repaginando o Setor de Obras Raras e Valiosas: “nosso objetivo é digitalizar todo o acervo para disponibilizar ao mundo inteiro”.


RESTAURO TOTAL DAS OBRAS

Graça Pena sabe o que faz e o que nos diz. Prudente, pouco a pouco está rearrumando o espaço e já firmou parceria com o Centro de Memória da Amazônia da UFPA e brevemente e com o Arquivo Público do Pará, para proceder a higienização e limpeza do acervo e começar a cuidar da restauração de todas as obras para uma conservação mais perfeita, afinal, são quase duas mil obras raras.

“Quando a verba chegar, o acervo ficará abrigado em arquivos deslizantes e em estantes modernas”, vibra a diretora da BC.


No entender da bibliotecária, o setor de Obras Raras da Biblioteca Central, guarda, o que ela denomina de “tesouros da UFPA”, ou seja, “os manuscritos da única tradução do corpus da obra de Platão, feita diretamente do grego para a língua portuguesa, de autoria de Carlos Alberto Nunes[2]. Os manuscritos encontravam-se guardados no cofre do setor de Obras Raras da Biblioteca Central e foram vistos pelo público, pela primeira vez, numa exposição feita no hall da Biblioteca, ano passado”; as cartas do naturalista von Martius[3], dentre outras e também o “Diário de Viagem” de Jaime Cardoso, paraense que foi Embaixador do Brasil, na Itália, e cuja coleção foi doada a BC e tudo está , além de conservado, guardado.

“São, como disse, tesouros da própria Universidade Federal do Pará e não apenas da Biblioteca Central”. Mas, para Graça Pena, tudo que está em Obras Raras, é “tesouro”.


“Entre os nossos "tesouros", estão, como disse acima, além do manuscrito da obra do Platão, com seis cadernos; a Hiléia Amazônica, do escritor carioca Gastão Luis Cruls, que retrata a região sob os aspectos da fauna, flora, etnografia e arqueologia; a edição de Dom Quixote de La Mancha, do século XVII; os Álbuns da Cidade de Belém e do Estado do Pará, impressos em 1902 e 1908, com fotos históricas do Studio Fidanza. Essas obras merecem um tratamento especial”.

A diretora da BC explica: “Neste 2012 vamos fazer uma tripla comemoração. É que a profissão de bibliotecário foi regulamentada em Julho de 1962. Seis meses depois foi criada a Biblioteca Central e em março de 1963, começa a funcionar, o curso de biblioteconomia. A Biblioteca Central completa 50 anos e a UFPA comemora 55 anos de criação. O prédio que abriga a BC tem 40 anos e dois professores, tiveram uma participação fundamental, o reitor da época, prof. José Rodrigues da Silveira Netto e o professor Clodoaldo Beckmann, a visão deles era prospectiva, pois, além de pensarem um prédio grande que continua abrigando o acervo que eles souberam adquirir, seja na qualidade, como na quantidade, dotaram-na de boa infra-estrutura.

Prof. Clodoaldo Beckmann

A BIBLIOTECA CENTRAL
Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann

Subordinada diretamente a Reitoria, a Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann foi fundada em 19 de dezembro de 1962. Funcionou em dois endereços no centro da cidade até sua instalação definitiva, em novembro de 1972, no campus universitário, às margens do rio Guamá, com uma área física de 6.117,81 m2. Recebeu o nome oficial de Biblioteca Central, em fevereiro de 1975, pelo Decreto n. 75.377 e sua missão é prover e disseminar informação de modo presencial e virtual, contribuir para a formação profissional e do espírito de cidadania à comunidade universitária e sua referência é a gestão da informação e disseminação do conhecimento na Região Amazônica

Diretores: Prof. Dr. Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann (1962 - 1966); Ruthe Pinheiro Condurú Chalala (1966 - 1969), Ana Augusta Fernandes Amorim (1969 - 1971), Magali Renata Van Djick Vergolino (1971 - 1985), Maria Cristina Montenegro Duarte Lira (1985 - 1993), Maria Hilda de Medeiros Gondim (1993 - 1997), Maria das Graças da Silva Pena (1997- 2001), Silvia Maria Bitar de Lima Moreira (2001 - 2009) e, novamente, Maria das Graças da Silva Pena (2009 - ).

O acervo é protegido por um sistema eletromagnético anti-furto. Adota o software Pergamum para gerenciamento dos serviços técnicos e da rede de bibliotecas da UFPA. Disponibiliza acesso ao catálogo on line do acervo das bibliotecas da UFPA, ao Portal de Periódicos da Capes, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e bases de dados do IBICT, a Rede BIREME, as Bibliotecas Virtuais em Saúde, BVS, as bases de dados, serviços e produtos disponíveis na Internet. Mantém a Estação de Pesquisas Acadêmicas – EPAC, com acesso gratuito à internet, para pesquisa e administração de e-mail e um espaço próprio para o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.

O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO É DE 2ª A SEXTA FEIRA, DAS 8H ÀS 20H E AOS SÁBADOS, DAS 8H ÀS 12H.

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, compõe, com as 33 bibliotecas universitárias, o Sistema de Bibliotecas da UFPA. Tem acervo de 900 mil volumes. São livros, periódicos, obras de referência, obras raras, Coleção Amazônica, fotografias, dissertações, teses e obras em Braille.


Alunos da graduação, pós-graduação, dos ensinos fundamental e médio, servidores e professores da Instituição são os usuários mais frequentes. Muitos usuários utilizam o contato virtual, por meio do site, blog, Twitter e Facebook.


A ATUAL DIRETORA

Maria das Graças da Silva Pena é formada em Biblioteconomia pela UFPA, é da turma de 1969. Mas desde 1967, passou a viver o mundo da BC, “porque fui estagiária. Fiz concurso em 1975, quando entrei, na condição de funcionária da UFPA”. Graça dirige a BC pela segunda vez.


O QUE AINDA QUER FAZER

Vai fazer reforma na estrutura física do setor de Obras Raras, “uma reforma física e reorganização do acervo para otimizar espaço. O prédio tem 40 anos de construído e há necessidade de adaptações. Pretendo, com os recursos do BNDES, digitalizar o acervo objetivando e perenidade do conteúdo e sua acessibilidade, disponibilizando em PDF, no formato digital o acervo de obras raras que sejam de domínio público: imagens fotográficas; material manuscrito, que hoje tem acesso restrito; obras da literatura paraense e amazônica. Para isso, é necessário um suporte tecnológico. Em alguma medida, esse trabalho já foi iniciado pelo Centro da Memória, de quem nós somos parceiros”.




SETOR DE COLEÇÕES ESPECIAS


A responsável pelo setor de Obras Raras é a bibliotecária Lucila Obando Maia, amazonense, radicada há muitos anos em Belém onde fez o curso de biblioteconomia e em 1980, após concurso, passou a fazer parte do quadro de funcionárias da UFPA.

Obando conta que quando começou, o local se chamava “Setor de Coleções Especiais e abrigava multi-meios, desde as obras raras, filmes, Tcc’s, dissertações, teses, mapas, discos, obras da Amazônia”. O Setor pouco a pouco passou a ser melhor organizado sobretudo na primeira gestão da Graça Pena, havendo muitas melhorias na gestão de Silvia Bitar e outro incremento está sendo dado na atual gestão de Graça Pena que além de destacar a seção, revitaliza o setor.

Questionada pela reportagem deste blog, a bibliotecária Lucila Obando Maia sobre as latas de filmes na prateleira das Obras Raras, informou que ao serem doados pelo USIS “nós usamos aqui na UFPA, onde, os funcionários foram treinados e aprenderam a manejar os projetores e passavam os documentários aos alunos”.


Telas, filmes, projetores, tudo foi doado pelo governo norte-americano à UFPA. Lucila fichou todos os filmes como material especial.

BIBLIOTECÁRIA VOLANTE

Esta matéria consegui fazer com Lucila, pela parte da manhã do dia 4 de maio de 2012 , quando exerce sua atividade sendo uma espécie de bibliotecária volante na UFPA, missão que faz com prazer em razão de ter sido designada pela atual diretor, em virtude de sua vasta experiência.

Lucila Obando Maia, bibliotecária chefe do setor de obras raras - BC da UFPA

Lucila explica que não há bibliotecária “para todas as nossas bibliotecas e as necessidades são muitas. Não podemos estar em toda parte. Uma maneira que a Graça encontrou foi trazer as responsáveis das bibliotecas dos campus fora de Belém, que passam aqui alguns dias, em treinamento e retornam e nós – as bibliotecárias Nacime e Lucila – passamos a atender, pela parte da manhã, as bibliotecas dos institutos, no campus de Belém. A tarde, Lucila está à frente do setor de Obras Raras, onde é a titular e tem como assistente, a bibliotecária Denise, que atua, no setor na parte da manhã, das 8h00 às 14h00.

Denise - bibliotecária que atende no setor de obras raras

Na condição de bibliotecária volante, Lucila e Nacime, passaram quase todo o ano de 2011 organizando a biblioteca do Instituto de Física e inserindo o acervo no sistema Pergamum, e, presentemente, organizam a biblioteca do Núcleo de Teoria do Comportamento (Psicologia) onde Lucila nos concedeu entrevista.
AS LATAS DE FILMES DO USIS

Graça Pena explicou à reportagem do nosso blog que as mais de vinte latas com filmes, doados pelo governo americano através de seu serviço de divulgação, em Belém, o USIS, à BC, ficará à disposição do Curso de Cinema (recém criado) da UFPA, brevemente, após avaliação do material.


Quando o acervo de filmes foi doado pelo USIS[4], ela recorda, havia projeção dos filmes na BC e quem mais assistia eram os alunos da área da saúde. O conteúdo dos filmes das latas versam sobre ficção científica, a famosa viagem do homem a Lua (Apolo 11)[5], viagem ao fundo do mar, doenças em geral, oftalmologia, tuberculose, e outros assuntos, todos os filmes foram doados pela USIS, na bitola de 16mm, em preto e branco, com sonoridade e, aproximadamente, quinze minutos de duração.
OS QUE VIEREM DEPOIS DE MIM FARÃO MELHOR DO QUE EU

Na praça de entrada ao curso de Biblioteconomia e às instalações da Biblioteca Central, tem um espaço, onde, foi cavado um buraco, e lá foram colocadas as cinzas do professor Clodoaldo Beckman e em seguida “foi plantado um pé de Ipê, cuja raiz passou a se nutrir das cinzas desse grande professor. A UFPA mandou gravar uma placa e afixou num banco de concreto uma frase do professor Clodoaldo Beckmann – “... os que vierem depois de mim farão melhor do que eu...” - é a frase de Clodoaldo Beckmann, na homenagem póstuma  da UFPA ao prof. Clodoaldo  Beckmann - 1927/2007- organizador e primeiro diretor da Biblioteca Central e primeiro coordenador do curso de Biblioteconomia, Belém, 30 de junho de 2009”, detalha  Graça Pena.


Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann - médico professor emérito da Universidade Federal do Pará, responsável pela implantação e organização da Biblioteca Central, que foi fundada em dezembro de 1962. O professor foi ainda responsável pela formação de uma geração de biblioteários paraenses, ao fundar o curso de Biblioteconomia da UFPA, em 1963. Foi pró-reitor de Planejamento no período 1981 a 1985, membro de diversas instituições importantes: Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de História da Medicina e presidente do Conselho Estadual de Cultura. A biblioteca central da Universidade Federal do Pará é denominada de Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann em homenagem ao seu organizador e primeiro diretor. Faleceu em 2007.

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Criada em 1957, a UFPA - Universidade Federal do Pará é universidade multicampi, estruturada em 10 campi em diversas microrregiões do Pará, nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá e Soure. Em Belém, a UFPA tem, no bairro do Guamá, às margens do rio Guamá, uma Cidade Universitária denominada “Prof. José da Silveira Netto”, que ocupa 450 hectares e fica a 10 quilômetros do centro de Belém, no bairro do Guamá e à beira do rio Guamá. Divide-se em Campus I, II, III e IV. Lá estão instalados 11 unidades acadêmicas e cinco núcleos.

Obs: Para escrever a matéria acima, consultamos - através do Google, acessando, a internet, dia 4 de maio de 2012- o Jornal Beira do Rio, informativo da UFPA, com texto de autoria de Rosyane Rodrigues e Dilermando Gadelha, de que aproveitamos para suplementar os informes aqui contidos; bem como acessamos o blog da BC e de lá extraímos, nesta data, informes sobre objetivo da BC; e da internet retiramos informes sobre o prof. Clodoaldo Beckmann.


[1] A entrevista foi feita na manhã do dia 4 de maio de 2012.

[2] Tio do prof. Benedito Nunes.

[3] Carl Friedrich Philipp von Martius , médico, botânico, antropólogo e um dos mais importantes pesquisadores alemães que estudaram o Brasil, especialmente a região da Amazônia.

[4] Que funcionava num bonito casarão no inicio da av. Nazaré, em Belém.

[5] A alunissagem aconteceu no dia 19 de julho e 1969, quando o homem transitou em solo lunar , pela primeira vez.

Um comentário:

Fernando Beckmann disse...

A UFPa sempre foi a grande paixão de meu pai e a cada reportagem sobre a UFPa que ele está inserido sei que estaria feliz, muito feliz ! O curso de Biblioteconomia, em particular foi uma conquista que poucos veem o grande significado.
Abraços a todos

Fernando Beckmann