quinta-feira, 26 de abril de 2012

COMO SE FORMA O LEITOR - Palestra no Colégio São Paulo

Convidado pela bibliotecária Socorro Silva pra conversar com os pais sobre a formação do leitor na I Jornada Literária da Biblioteca do Colégio São Paulo, lá estive, às 7h30 da manhã, o CSP num alegre, descontraído e intenso movimento, desde o mural que registrava “Meu livro inesquecível ”que a Socorro a todo instante troca porque logo é tomado por depoimentos, num a prova de que o pessoal gosta de ler, e tem livro e leitura “inesquecível”.
Até eu entrei nessa e coloquei o “Quincas Borba”, de Machado de Assis, um dos muitos dos meus livros preferidos.
Até os pixixitos aguardando o momento pra entrar na livraria e assistir uma performance, e, eu, subi pro auditório.
Depois de um tempo, meio sem jeito Socorro vem me dizer que os alunos entenderam que a palestra era pra eles e por isso muitos pais não foram avisados e a conversa aconteceu pra um auditório lotado de alunos e alguns pais e tive que me virar nos trinta pra fazer com que o material que havia levado aos pais se tornasse atraente aos filhos. Penso que deu muito certo e muito massa. Agradeci a Deus a oportunidade de mostrar aos estudantes as possibilidades de terem , no futuro, filhos leitores. Tomara eles se tornem leitores e consigam fazer os seus, também leitores. É muito importante a escola fazer educação e trabalhar a cultura que passa pelo livro e pela leitura através da biblioteca, valorizando o que é nosso, preocupada em incentivar a leitura que começa no seio da família. Seria tão bom se todas as escolas fizessem sempre atividades de promoção do livro e da leitura. Certamente teríamos uma sociedade mais humana, mais justa e mais fraterna. Parabéns ao Colégio São Paulo pela educação de qualidade que desenvolve. No pátio do colégio, quase na saída, uma pequena mostra de obras da literatura infanto-juvenil preparado pela Rosangela aguardava os alunos na hora do recreio.
O que eu abordei no Colégio São Paulo , a síntese está à disposição, à seguir: LEITOR SE FORMA NO VENTRE DA MÃE, NO COLO DO PAI, NO ACONCHEGO DOS TIOS E AVÓS E DEMAIS FAMILIARES Sou dos que entende que a formação do leitor pode começar no ventre da mãe ao acariciar seu filho, passando a mão na barriga junto com o pai e eles conversando com a criança, cantando, contando os acontecimentos, histórias, em meio a muito encantamento, carinho, afeição, doçura, ternura e afeto. A ciência admite hoje esse conceito ou ponto de vista dos que comungam essa teoria que é uma prática no seio da família que é responsável pela formação do leitor crítico junto com a escola e o poder público que é o responsável em dotar as escolas de e os municípios de bibliotecas públicas bem equipadas, modernas, bonitas, agradáveis, e com acervo atualizado e sedutor. Por isso, é superagradável ver os pais convivendo com os filhos nos mais diversos ambientes culturais como livrarias, exposições, cinema, teatro, circo e outros...

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