segunda-feira, 19 de março de 2012

MOVIMENTOS LITERÁRIOS LOCAIS


ACADEMIA DO PEIXE FRITO

   Você já ouviu falar da Academia do Peixe Frito? Ela será objeto do “IV BATE PAPO SOBRE A LITERATURA PARAENSE” que a LIVRARIA DA Fox vem promovendo desde janeiro deste ano, uma vez por mês, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos seus funcionários . Neste encontro que será dia 18 de abril, quarta-feira, das 9 às 11h “dia nacional do livro infantil”, pessoal escolheu esse tema para prosear. A entrada é grátis e aberta ao público. A livraria fica na trav. Dr. Moraes, entre Conselheiro e Mundurucus, em Batista Campos.

  A Academia do Peixe Frito é marca de resistência de uma geração de escritores paraenses, conhecida também como “geração do peixe frito”, que se baseou no costume do paraense de se alimentar de peixe e gostar muito de comer peixe frito.

   Um grupo de escritores - Bruno de Menezes, Jacques Flores – Rodrigues Pinajé , De Campos Ribeiro - se reunia no mercado, no Ver-o-Peso, no final da manhã, para bebericar e tirar gosto com peixe-frito.

   Dalcidio Jurandir, tempos depois, passou a frequentar a academia e num desabafo escrito, disse: “ ...Muita gente pensa que o Pará é terra de seringueiros coronéis. Aparece uma turminha de malandros metidos a literatos, cantoras etc. e caem em cima do governo, sangrando o Tesouro. Os da terra ficam no peixe frito...”

   Como você percebe, nada mudou em nosso cenário cultural, daquilo que Dalcidio escreveu, parece até que é hoje, agora, não é mesmo?

Quer saber mais? Vai lá na Livraria da Fox !!!!!

Nenhum comentário: