quinta-feira, 1 de março de 2012

LITERATURA PARÁ - MARÇO



MARÇO – terceiro mês do ano e a recomendação: leia, em meio  aos festejos do dia da mulher,  do bibliotecário, da poesia, do revisor, do diagramador, leia!

FESTA  DA PALAVRA
- Os 141 anos da Biblioteca “Arthur Vianna”, do Centur, serão comemorados com muita festa. De 19 a 25, acontece  “A  Noite é uma palavra”, às 19h, no hall, quando  dois  escritores paraenses, a cada noite,   se apresentarão.  A direção e apresentação é do artista Paulo Fonseca, promoção da gerencia de edição, à frente a escritora Bela Pinto.

LANÇAMENTOS:

 8 - O Gepem/UFPA lança no hall do Cinema Olimpia o livro:
“MulheresAmazônidas: Imagens-Cenários-Histórias”. Organizadoras: professoras Maria Angelica Motta-Maués; Maria Luzia Miranda Álvares e Eunice Ferreira dos Santos.
 22 – Bebel, o bebê, livro do poeta  paraense, de Bragança,Alfredo Garcia, a partir das 17 horas, no Centur.
25 - Livro ELAS, do escritor Daniel da Rocha Leite, selecionado pelo Edital 2010 de Literatura Dalcídio Jurandi, da FCPTN, Crônica sobre este (uni)verso fascinante: ELAS, as mulheres daaas nossas vidas", diz Daniel, convidando ao lançamento, às 17 horas, Centur.
 12/04 -   Octávio Pessoa lança seu primeiro livro de crônicas, aqui, na livrearia.
DESTAQUE
- Chapéu do Boto e o Bicho Folharal, obra premiada do poeta paraense, de Afuá, Antonio Juraci Siqueira. O pai, canoeiro, morreu e a mãe casou com outro canoeiro que gostava de cordel. Pronto, Juraci se encantou de poesia e tempera a vida com poemas. A apresentação é do escritor Roberto Carvalho de Faro. 

- Vida e Missão do Apóstolo do Salgado, obra de autoria dos professores David Sá e Arlinda Marques, lançado em Castanhal, contando a vida do Monsenhor Edmundo Igreja, natural de Mocajuba, fundador do importante Movimento Providentino. A fama de santidade de Monsenhor Edmundo é  investigada pelo Tribunal Eclesiástico do Pará, daí a importância maior desse livro.

RECEBI:
- Altamira e sua história, dos escritores altamirenses Antonio e Ubirajara Marques Umbuzeiro, livro em 4ª edição com prefácio do bispo do Xingu, dom Erwin Krautler.
- Anani a árvore que chora, obra primorosa do escritor paraense Andersen Medeiros.
- Antologia do cordel brasileiro – seleção e apresentação de Marco Haurélio, xilogravuras de Erivaldo, contendo produção dos grandes cordelistas brasileiros.
- Roteiro da poesia brasileira, dos anos 60, pontificando o poeta paraense, de Abaetetuba, João de Jesus Paes Loureiro. Seleção e prefácio de Pedro Lyra e Roteiro da poesia brasileira dos anos 90, pontificando o poeta paraense, de Belém, Antonio Moura , com seleção e prefácio de Paulo Ferraz.

ACONTECIMENTOS
- Em junho, em Altamira pode acontecer o IV Jirau da Literatura, promoção  da secretaria de cultura de Altamira, informa o presidente da União dos Escritores da Amazônia – UEAma, poeta João de Castro.
- Pedro Veriano e Luzia Alvares, escritores paraenses organizam livro comemorativo aos cem anos do cinema Olympia. Procuram patrocínio
Vem aí o Catálogo de Escritores da Amazônia. Quem quiser figurar, procurar o poeta João de Castro: oxentepoeta@hotmail.com.

LEITURA RECOMENDADA:
- Fadas e Lobisomens, livro na faixa infanto-juvenil, obra de Acrísio Motta escritor e jornalista paraense, de Braganca.
- Crônicas dos Jovens de 1886- a origem dos fundadores da primeira escola de Engenharia do Pará, trabalho  de pesquisa do  professor,  jornalista e  escritor paraense Oswaldo Coimbra.
Santos e Visagens, um estudo da vida religiosa de Itá, Baixo Amazonas livro do antropólogo Eduardo Galvão.

LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA!!!

Nenhum comentário: