sábado, 31 de março de 2012

LITERATURA PARÁ - ABRIL

ABRIL – o mês começa com a semana santa e um domingo de páscoa, é também repleto de eventos do livro e por isso, propício à leitura. Leia!!!!
LANÇAMENTOS :

- Dia 24 – “O livro do centenário do cinema Olympia vai ser lançado no dia 24 de abril, data em que a sala comemora seus 100 anos. Mesmo que o lançamento será proscrito pela PMB o livro sai. E em outro local. O meu trabalho (Pedro Veriano) e o de Luzia não pode ser tratado como um complemento de uma festa seja ou não politica” (texto retirado do FB de Luzia Miranda).

- Dia 26 - Octávio Pessoa lança seu primeiro livro de crônicas, aqui, na livraria, depois das 18h.

HOMENAGEM

- O médico Roberto Hesketh Cavalleiro de Macedo, humanista e esportista, sempre apoiou e incentivou o futebol paraense  descobrindo e promovendo talentos, pelo prazer  de ver o outro feliz, está preparando  homenagem-póstuma ao jogador Sócrates,em Igarapé-Açu.  Sócrates,  jogador e médico era  amigo do dr. Roberto Macedo.

- A professora Mavilda S. Aliverti recebeu  homenagem da Fundação e Conservatório Carlos Gomes.Devemos  reconhecer e valorizar o que é nosso.

DESTAQUE

Você já ouviu  falar na academia do peixe frito? ela será objeto do “IV Bate Papo sobre a Literatura Paraense”  que  a  livraria da Fox vem promovendo desde janeiro deste ano, uma vez por  mês, objetivando de aprimorar o conhecimento dos  seus funcionários . Neste encontro, dia 18 de abril, quarta-feira, das 9 às 11h “dia nacional do livro infantil”, pessoal escolheu esse tema para prosear. A entrada é grátis e aberta ao público. A livraria fica na trav. dr. Moraes, entre Conselheiro e Mundurucus, em Batista Campos. A Academia do Peixe Frito é marca de resistência de uma geração de escritores paraenses, conhecida também como “geração do peixe frito”, que se baseou no costume do paraense de se alimentar de peixe e gostar muito de comer peixe frito.

Um grupo de escritores - Bruno de Menezes, Jacques Flores – Rodrigues Pinajé , De Campos Ribeiro - se reunia no mercado, no Ver-o-Peso, no final da manhã, para bebericar  e tirar gosto com peixe-frito.Dalcidio Jurandir, tempos depois, passou a frequentar a academia e num desabafo escrito, disse: “Muita gente pensa que o Pará é terra de seringueiros coronéis. Aparece uma turminha de malandros metidos a literatos, cantoras etc. e caem em cima do governo, sangrando o Tesouro. Os da terra ficam no peixe frito...”
Como você percebe, nada mudou  em nosso cenário cultural, daquilo que Dalcidio escreveu, parece até que é hoje, agora, não é mesmo? Quer saber mais? Vai à Livraria da Fox!!!!!

Como  você percebe, nada  mudou  em nosso cenário cultural,  daquilo que Dalcidio escreveu, parece até que é hoje, agora, não é mesmo? Quer saber mais? Vai  à  Livraria da Fox !!!!!

RECEBI:

- Dicionário do Folclore Brasileiro, em sua 12ª edição, do conhecidíssimo pesquisador potiguar, já falecido:   – Luis da Câmara Cascudo – obra  básica a quem se interessa  pela cultura brasileira.

O Garoto Verde, livro de história pra garotada à consciência ecológica, escrito por Toni Brandão.

ACONTECIMENTOS

- Dias 19 e 20 de abril , no auditório setorial básico da UFPA, o I Seminário Parfor Letras Língua portuguesa, em Belém, sob a coordenação do prof.dr. Doriedson Rodrigues.

- Feira Pan Amazônica do Livro será de 21 a 30 de setembro, no Hangar.


LEITURA RECOMENDADA:

- Agonia nas Horas – Livro do prof. dr. Carlos Coimbra, contendo o “sermão das  3 horas  da agonia” ou  das sete palavras, proferido  na sexta-feira santa de 1965.

- Zonas Frias- Poemas , livro da escritora paraense, de Belém, Michelly Múrchio, de quem, a professora Ruth Abjedid  diz: “... as palavras afloram e defloram...”

LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA !!!


2 comentários:

Ingred Nunes disse...

Boa noite Salomão, gostaria de saber onde posso comprar o livro "Vida e missão do apóstolo do salgado".
Att, ingred Nunes

Salomão Larêdo disse...

Olá Ingred,
Tente na livraria Paulinas do comércio.
Abs.
Salomão Larêdo.