domingo, 11 de março de 2012

ESTÃO PROIBINDO VENDER LIVRO

SEBOS DA PEDREIRA

Passei há pouco pela Pedreira e adquiri este livro num sebo.  À Viviane Vulcão, conterrânea  cametaense, que me acompanhava, dei de presente por sua  aprovação  na seleção de mestrado em Estudos Literários  na UFPA,  o romance “HORTÊNCIA”, do  escritor paraense Marques de Carvalho.

LIVRO NÃO PODE

E nessa visita, fiquei surpreso por saber que o pessoal que vendia livro usado na calçada da Pedro Miranda, não pode mais fazer isso, foi proibido. Vender tudo nas calçadas  pode, menos livro.

REPRESSÃO CULTURAL
Estou indignado com essa repressão cultural. Mas, não  percamos  a esperança, um dia esta  Belém será uma cidade de leitores. Estamos trabalhando e muito para formar leitor crítico. Não arrefecemos, quando mais impedem o acesso ao livro e a democratização da cultura, mais reforçamos nosso sonhos. Os livros vão boiar  noutros lugares.

SOBRE O LIVRO
O professor Octávio Mendonça, advogado,  intelectual paraense,  arrebatava auditórios  com sua oratória. Quando, todos prestavam atenção  pois seu discurso refletia sua Inteligência, as leituras e a cultura que possuía. Infelizmente ele deixou pouca coisa escrita de tal maneira que este “PALAVRAS NO TEMPO”, de 1984, virou hoje raridade. Encontrei neste domingo, num sebo da Pedreira e comprei.


ABELARDO SANTOS
O livro está  dedicado e autografado ao médico e intelectual Abelardo Santos, que inclusive foi membro do Conselho Estadual de Cultura, qual Octávio Mendonça e a professora Annunciada Chaves que faz a apresentação. Uma jóia !



Um comentário:

Francisco Rohan de Lima disse...

Caro Laredo,
Fui discípulo e amigo de Otávio Mendonça.E ajudei na organização do livro.
Seu registro confirma a profecia do título que Otávio escolheu para seu livro.
Ele imaginou que, publicando o livro, as suas palavras seriam atemporais.
Seu registro atesta que ele tinha razão.
Um abraço aqui do Rio de Janeiro