sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

LITERATURA PARÁ

Fevereiro – Tempo de carnaval. Leia! Quarta-feira de cinzas. Leia! Leia muito, leia sempre. Valorize o que é seu: conheça os livros dos autores locais.

LANÇAMENTOS
O Chapéu do Boto e o Bicho Folharal, livro do  trovador  paraense, de Afuá, Juracy Siqueira, dia 01, às 19h, no Instituto de Artes do Pará, ao lado da Basílica de Nazaré.
Anani, a árvore que chora, livro do  escritor paraense Andersen  Medeiros,  dia 02, às 18h30.Ilustrações: J.Bosco.

DESTAQUE
O auto do Siri abençoado - Do lendário de Nossa Senhora de Nazaré na Amazônia -  Mais um importante trabalho de autoria do escritor paraense e poeta, natural da Vigia de Nazaré, José Ildone Favacho Soeiro, lançado recentemente com um conteúdo dos mais curiosos sobre o lendário da padroeira da querida Vigia de Nazaré . É o poeta Ildone quem diz: “Antiga lenda do cais da Vigia de Nazaré passa oralmente, de geração a geração. A ela agreguei outras, neste recontado de traçado humano”. Ilustrações  do artista plástico e gráfico vigiense Wilker Silva.

LITERATURA PARÁ - Devido ao enorme  sucesso pelo vivo interesse e intensa participação, vai prosseguir o ciclo de bate-papo  sobre a produção dos autores locais, que começou dia  25 de janeiro e a sequência é este mês de fevereiro  em data que será divulgada. A inciativa é de Deborah Miranda, diretora da Livraria  da Fox, a  primeira, em Belém, que se preocupa em proporcionar formação continuada a seus funcionários, a respeito  dos autores locais e suas obras  pelo menos, que eu tenha conhecimento. Local: auditório da livraria.

NOVIDADES

1-O pesquisador  paraense Vicente Salles entregou à direção da gráfica da Universidade Federal do Pará os originais do primeiro volume do seu livro “Traços e Troças”, com a memória do humor paraense.

2-O jornalista paraense Gilberto Danin já está presidindo a Academia Paraense de Jornalismo.

3-O  poeta paraense  José Ildone está concluindo "Melo Palheta e o rei negro" – história do café, em quadrinhos, para lançar, brevemente.
RECEBI:

O Rei de Quase Tudo - livro para público  de 8 a 80 anos. Autor: Eliardo França, escritor mineiro agora editado pela Global e que também faz as ilustrações desse clássico da literatura infantil.

BIBLIOTECAS

1–Aumentará, brevemente,  o acervo da biblioteca  Municipal de Gurupá, denominada  “José do Patrocínio”, que fica às margens do Rio Amazonas ,funciona das 8 às 20 horas, sem interrupção.

2–A Biblioteca  Municipal de Tailândia  está funcionando  no horário comercial, inclusive com móveis novos:  cadeiras , mesas e estantes. O  ambiente refrigerado é  conforto que estimula a leitura.

3–A Biblioteca Municipal de Tucuruí, denominada “Bruno de Menezes”, está precisando de novos livros e novas cadeiras ao seu espaço que tem setor destinado às obras do Pará.

4–Melhorou  muito  a climatização  ambiental  da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, denominada “Prof. Clodoaldo Beckmann”, uma das mais completas do Pará, em termos de acervo, espaço e equipamentos.

LEITURA RECOMENDADA

1–Visagens e Assombrações de Belém, do  escritor  paraense Walcyr Monteiro, autor de inúmeras obras  nessa linha de pesquisa.Walcyr  prossegue o levantamento, mapeando quase todo o estado do Pará, numa beleza de trabalho.

2–Antologia do novo conto amazonense,  organizado pelo escritor  Artur Engrácio, 2ª.ed., coordenação do escritor Tenório Teles.

3–Memórias, oralidade, danças, cantorias e rituais em um povoado amazônico, obra da escritora paraense, de Cametá, Benedita Celeste de Moraes Pinto.

LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA !!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Salomao, você sabe onde posso adquirir o Viagens e Assombrações? Meu exemplar precioso "sumiu-se"...acho que foi dar uma volta com a "mulher do táxi" e não voltou mais...
abs.
ernani chaves

Salomão Larêdo disse...

Caro Ernani, sei que na Livraria da Fox tem alguns exemplares deste belo livro do Walcyr Monteiro - Visagens e assombrações.
Abs
Salomão Larêdo