quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A CIDADE PAROU PARA CHORAR A MORTE. A POLÍCIA INVADIU O CABARÉ DOS BANDIDOS. É A FICÇÃO DE SALOMÃO LARÊDO NO LIVRO "GUAMARES"

GUAMARES: Ficção de forte conteúdo sócio-político. Narra a odisseia dos que vivem nas baixadas de Belém. A trama gira em torno do Cabaré dos Bandidos. Romance urbano que se passa no bairro do Guamá. Cremação,  Condor,  Cidade Velha, Jurunas, Terra Firme,  e entorno.


Romance em que Belém ou melhor, o bairro do Guamá, é o cenário onde transitam personagens do tipo Tumezão, Jeones, Herma Verônica, Grelha, Cospe Grosso, Cláudia Gata Azul, Angelita, Louro Roxo, Ferda Stones, e, muitos outros personagens frequentadores do Cabaré dos Bandidos, Carroceiros, Passagem Santa Fé, Ezeriel Mônico de Matos, etc.

MATARAM A BANDIDAGEM

Texto do livro:

Não é possível descrever o estado em que os corpos ficaram. Desolação total e consternação geral nas comunidades quando a notícia da ocorrência  se espalhou na cidade.....Os corpos - muitos e muitos - espedaçados dos homens eram removidos ao Instituto Médico legal, todos os festejos programados no bairro, cessaram. Tumulto em toda a periferia  de Belém, todos queriam ver os corpos  no Cabaré dos Bandidos, a Pontifícia Universidade  do Crime - PUC.... 

A cidade parou na imensidão do choro. 

A cidade parou na tristeza do que não pode ser e que seria, se pudesse ter sido.

A cidade parou para ver a sorte e a morte. A cidade parou para ver os  irmãos, os negros, os homens, as gentes, seres humanos!

A cidade parou para chorar a morte e a sorte. A cidade sabia o que chorava e chorava porque o choro é sua arma. 

A cidade chorou  os seres humanos, os  negros e a cidade estava negra, a cidade estava de luto, a cidade perdeu seus filhos, seus maridos, seus pais, a cidade perdeu seus donos, legítimos... Edições gordas dos jornais que circulavam com extras e milhões de exemplares, várias vezes ao dia, repetiam a façanha da morte....A cidade  estava estupefacta!!!!!!!!


Guamares foi lançado em 1989, na asa norte do mercado de São Brás, numa noite de autógrafos muito concorrida.

Como a procura é grande, Guamares virou raridade e merece ter brevemente uma 2ª edição. Aguardem!

Nenhum comentário: