quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BELÉM QUATROCENTONA

Salomão Larêdo escritor e jornalista

A - Em 2016, Belém completa 400 anos. Desde 2008 venho alertando, solicitando, pedindo que a Prefeitura Municipal de Belém comece a pensar essa grande data, esboçando uma programação condigna Pra isso, deveria já ter constituído uma comissão que ao pensar a efeméride, faça concurso para o símbolo dos 400 anos, consulte a população no sentido de saber: como quer essa festa? O que deve estar pronto na cidade para marcar a data? Que infra-estrutura deve ser implementada? (teleférico entre o Porto do Sal e o Ver-o-Peso? uma ponte ligando o forte do Castelo ao Boulevard Castilhos França? rasgar uma avenidona chamada Dalcidio Jurandir, elevada, para funcionar um metrô de superfície que saia do canal da Tamandaré, na Cidade Velha e chegue até Marituba? Construir Um chafariz imenso na feira do açaí que jorre açaí dia e noite? O que mais deve ser emulado?
B - Deveríamos aproveitar e fincar alguns itens de como achamos que deveria ser o perfil dos futuros prefeitos, o que deveria ser feito por Belém, digamos, nos próximos dez anos, para ver se saímos dessa situação calamitosa em que nos encontramos. Está posto o assunto à dialética.
Começo oferecendo dois palpites:
1 - O prefeito deve ser alguém comprometido com Belém e construir em sua administração, minimamente, quatro quilômetros de cais (não aceitamos obra de 1 e 99), para ver se dentro de algum tempo, poderemos, finalmente, olhar nossos rios: o Guamá e a baía do Guajará.
2 - Deveríamos ter uma câmara apenas com 10 vereadores, sem renumeração.

E quanto a você? Qual a sua sugestão?

Nenhum comentário: