domingo, 2 de outubro de 2011

LEIA A LITERATURA PARÁ NA REVISTA FOX DE OUTUBRO

OUTUBRO, mês da criança e dos círios, inclusive o de Belém, o famoso Círio de Nazaré, tempo propício a leitura. Acompanhe a procissão e leia para seus filhos, conte histórias, faça o relato oral da lenda, cujo personagem é Plácido, todos gostamos de ouvir e imaginar. 

LANÇAMENTOS

-Chegando em breve um trabalho importante na área da memória feito pelas arquitetas paraenses, Dulcilia e Larissa Acatauassu, mãe e filha, é o livro com a pesquisa referente ao nosso Grande Hotel que foi criminosamente demolido na década de 1970. Elas procuram reconstituir, em texto e fotos, boa parte do que perdemos em termos de patrimônio histórico, artístico, cultural, histórico , arquitetônico e político referente a essa construção do início do século passado que hospedou gente muito importante, inclusive, artistas e intelectuais famosos no mundo, à época.

- Pai e filha, respectivamente, Eládio Lobato (já falecido) e Maria das Graças Lobato Garcia, paraenses, produziram e Graça Garcia edita com lançamento breve, o levantamento sobre os engenhos de cana de açúcar de Igarapé-Miri, registro memorial importantíssimo de uma região carente de pesquisas, que os Lobato tentam restaurar.

ACONTECIMENTOS

- IV Simpósio Nacional de História de População, em Belém, de 18 a 21, no campus da ufpa – Juventude e Migrações na Perspectiva da História das Populações. Programação com palestras e debates.

NOVIDADES

O Centro de Memória da Amazônia, da Universidade Federal do Pará, começa a se tornar uma realidade com a conclusão das obras físicas e todos os equipamentos necessários para que o pesquisador tenha condição de executar seu trabalho, à frente dessa novidade o professor Antonio Otaviano Vieira Junior. 

RECEBI 

- Consumição – livro de contos do paraense José Antonio de Souza Neto, professor em colégios públicos e particulares em Belém. 

LEITURAS E LEITORES

Temos que transformar o Pará num país de leitores , unidos somos sempre mais fortes. Sou dos que acredita que o livro, a leitura e a biblioteca transformam as pessoas. Investir em educação (conceito polissêmico aqui acoplado à historicidade do termo) de qualidade, construir espaços dignos de propiciar instrução, educação e leituras, proporcionar treinamento contínuo aos professores, com bons salários, contratar bibliotecárias são políticas que facilitam a semeadura no ser humano para no futuro a colheita ser de cidadãos e isso se chama desenvolvimento sócio-cultural e econômico e a ação é cada um construir rede de leitura sendo mediador de leitura, empenho que precisa de continuidade para ter eficácia. Dá trabalho, mas, vale a pena e o caminho é esse. Não divida, some e não duvide, a leitura é o traço da união e combate a corrupção. Leia! 

LEITURA RECOMENDADA

- História das Crianças no Brasil – organização de Mary Del Priore, onde destacamos o texto “Memórias da Infância na Amazônia”, do paraense Aldrin Moura de Figueiredo, professor da UFPA , pesquisador e escritor .

- Pajelanças e Religiões Africanas na Amazônia – organização dos paraenses Raymundo Heraldo Maués e Gisela Macambira Villacorta, professores da UFPA e pesquisadores. Quer saber de pajelança caboca, medicina popular, pajelança indígena e encantados? Leia a obra

O Defunto Homem, romance do escritor paraense Candido Marinho da Rocha, cuja narrativa bem escrita em mais de duzentas páginas percorre Marabá e Santarém.. A obra tem capa do artista plástico Augusto Morbach

Nenhum comentário: