quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SETEMBRO DO LIVRO - REVISTA , FEIRA , ANJOS E SANTOS

SETEMBRO, mês da “Biblia” que significa livros, pois contém 73 entre narrativas, poemas, contos, fatos etc. Setembro de círio na Vigia, grito dos excluídos, semana da pátria, dia da raça, festa das Mercês, do arcanjo são Miguel e é um tempo límpido de sol e céu azul propício à leitura na beleza da palavra que é encanto em suave som.
LANÇAMENTOS

-Emmanuel Nassar lança em novembro, no Rio de Janeiro, pela editora Francisco Alves, livro com o registro de sua trajetória como artista plástico. A obra tem quase 300 páginas. Paraense de Capanema, Emmanuel , que tem projeção nacional e internacional, fará depois lançamento em São Paulo, e certamente, em dezembro, em Belém e outras capitais. Depois o artista expõe seus premiados trabalhos em Berlim, Alemanha.

- Em Melgaço, dia 24, lançamento do livro “Remando por Campos Florestas: Memórias e Paisagens dos Marajós, obra didática produzida pelos professores da região, coordenação do prof. Agenor Sarraf , apoio do CNPq e IPHAN.
ACONTECIMENTOS

- A XV Feira Pan-Amazônica do Livro, acontece no hangar, de 2 a 11 . A Bienal do Livro no Rio de Janeiro , de 01 a 11. Começa dia 15 a bienal do livro de Lyon, França. É possível que uma antologia de poemas do brasileiro Haroldo de Campos - poètemois – seja lançado junto com mostra de suas obras.
- Os escritores cordelistas Juracy Siqueira e João de Castro, informam que estão à frente do 1° Encontro de Cordelistas da Amazônia, que se efetivará no hangar , dia 5, no horário das 10h30 às 12h30, integrando a programação da feira do livro. O escritor de Xinguara, Renato Gomes Soares informa que lança na feira do livro sua obra “Conversando com o Araguaia” e o poeta Alfredo Garcia , dia 11, lança, também na feira, a obra , “O cachorro terrorista”.

- Em Marapanim, a Universidade Federal Rural da Amazônia, realiza a oficina “ Ler – muito prazer”, dia 10 , para os professores do curso de Pedagogia.

DESTAQUES

- Melhores Crônicas Raul Pompéia, antologia organizada pelo poeta Cláudio Murilo Leal que também escreveu o ensaio de apresentação.

- À Sombra do Cipreste, livro de contos de Menaltn Braff que ganhou o prêmio jabuti de melhor livro do ano 2000. Braff é gaúcho e professor de literatura brasileira
NOVIDADES

O grupo Quaderrna pesquisa os sons da cidade de Belém e os apresenta com o apropriado título de “Feira do Som” que é o nome do excelente programa que jornalista Edgard Augusto Proença mantém há mais de trinta anos e pode ser ouvido na Rádio Cultura FM todo dia às 12 horas . Fico contente com essa valorização da cultura popular paraense por parte do Quaderna . Garrafeiro, pipoqueiro, vendedor de bujão de gás em bicicleta, vendedor de peixe e camarão em domicilio, bilhete de loteria, picolezeiro, chopeiro, guardados de carro, saqueiro, lavadeira, amolador de faca, tapioqueiro, cascalheiro, jornaleiro, erveiro, folheiro ,“prestação”, e outros sons urbanos que quase estamos perdendo.
RECEBI – De Vila Cuera a Bragança, livro do escritor bragantino José Ribamar Gomes de Oliveira, oferta de Nélio Gonçalves.

LEITURAS E LEITORES

Memórias Literárias de Belém do Pará - O Grupo dos Novos –, Livro da paraense Marinilce Oliveira Coelho, estudo importante de diversas trajetórias literárias do Pará.

LEITURA RECOMENDADA

As Judias do campo de concentração de Ravensbruck, de Rochelle G. Saidel. O maior campo de concentração nazista para mulheres foi Ravensbruck,e a obra contém resultado das pesquisas e muitas entrevistas.


Nenhum comentário: