sexta-feira, 1 de julho de 2011

JULHO - FÉRIAS - A LITERATURA PARAENSE NA REVISTA FOX - LEIA A COLUNA DE SALOMÃO LARÊDO

JULHO – E as férias chegaram. Nas praias, nos clubes, nos igarapés , em toda parte, o melhor lazer no veraneio é ler !

ACONTECIMENTOS

1-O escritor Edilson Pantoja está em Paris, em companhia da esposa, a professora Cleide e fala, no dia 9 de julho , em Berlim, sobre seu romance “Torre de Babel “, com o apoio na tradução do prof. Ernani Chaves. Depois eles visitam a Polônia e retornam a Belém.

2-A escritora paraense, de Óbidos, Bela Pinto, lançou, dia 28 de junho, mais um livro na área infanto-juvenil: A Menina e a Fofolete Azul - a produção é de Irene Pimentel

DESTAQUES

1 – Recebi, da assistente social Elaine Corrêa, o kit educativo: projeto radionovelas educativas – em defesa da criança e do adolescente - realizado pelo centro artístico e cultural Belém Amazônia – Ong Rádio Margarida. A radionovela é um método de educação popular da Rádio Margarida coordenado pelo Osmar Pancera, Mileny Matos , Eugênia Mello e outros agentes técnicos, professores, educadores sociais, lideranças comunitárias que discutem e trabalham a violência de que são vítimas crianças e adolescentes na região metropolitana de Belém, assim relacionadas: doméstica, sexual e trabalho infantil.

Do kit constam o texto e o cd, que contém canções e spots sobre essas temáticas. O material é muito bom, bem formado, bem feito, melhor construído e de conteúdo excelente para um eficaz trabalho que a Rádio Margarida vem fazendo desde 1991 em sua missão que visa melhorar a qualidade de vida na Amazônia, em especial , das crianças e dos adolescentes.

No kit, também vídeos educativos com dvd e guia de utilização que serve às comunidades escolares como ferramentas aos educadores para uso em sala de aula com o objetivo de alcançar todos que defendem os direitos da infância. Dou divulgação aqui porque acredito e apoio esse trabalho porque entendo que é investindo em educação- , que passa pela cultura e se dá através da leitura em seus mais variados suportes- , que vamos , todos, cooperar à transformação da sociedade, para melhor, é claro e, começando pelas novas gerações é a atitude certa de quem quer e sabe fazer política pública visando o bem comum. Sim um outro mundo – e melhor , mais justo, mais fraterno – é possível. Creia e faça a sua parte. Valorize o que é seu, o que é nosso.

NOVIDADES

1 – Recebi, do pesquisador Noé von Atzingen, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, o Boletim Técnico nº 5 e “ O Penta”, órgão informativo da FCCM que conseguiu aprovar no Basa - Banco da Amazônia - ,projeto para publicar o Boletim de nº 6.

LEITURAS E LEITORES

1 – Belém do Pará: história, cultura e sociedade , livro organizado pela professora Ligia Simonian, publicação do NAEA - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, lançado dia 22 de maio, na UFPA.

LEITURA RECOMENDADA

1 – O Coronel Sangrado ( Cenas da Vida do Amazonas), obra do autor paraense ( de Óbidos) Herculano Marcos Inglês de Souza. Romance que tem como personagem central Severino de Paiva, o coronel sangrado, as cenas, em Óbidos, terra dos apelidos.

2- Impresso no Brasil – dois séculos de livros brasileiros – organizado por Anibal Bragança e Márcia Abreu – nosso mercado editorial. Conheça.

3 – Panela de Barro – Autor: Jacques Flores (Luis Teixeira Gomes), 1990 – Coleção Lendo o Pará. São crônicas, ensaios e fantasia, diz o autor, jornalista e cronista de primeiríssima. Jacques fazia parte da Academia do Peixe Frito, falecido em 1962.O prefácio é do grande escritor paraense Abguar Bastos.

4 – Aruanda e Banho de Cheiro - autora: Eneida de Moraes, cronista de alto nível, jornalista paraense que sabia escolher a palavra certa pra cantar a poesia da ternura de seu olhar . Prefácio do professor e escritor José Guilherme Castro e apresentação do antropólogo, jornalista e pesquisador Vicente Salles, paraenses ilustres.

LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA !!!

Nenhum comentário: