segunda-feira, 2 de maio de 2011

LITERATURA PARÁ - COLUNA DE SALOMÃO LARÊDO NA REVISTA FOX DO MÊS DE MAIO

Salomão Larêdo escritor e jornalista

MAIO – As flores da leitura do verão no ventre materno onde começa a ternura e a leitura. Livro é o presente da mãe e do filho e de toda família trabalhadora. Leia !


ACONTECIMENTOS

1 - Instituto de Artes lança prêmios de artes literárias neste 2011. Dia 05, no IAP, às 19h: Prêmio em diversos gêneros e o melhor, homenageando escritores paraenses: Vicente Salles, Nazareno Tourinho,Max Martins, Haroldo Maranhão,Maria Lúcia Medeiros.

2 – O poeta João de Castro, presidente da União dos Escritores da Amazônia – UEAma anuncia o 5º Jirau da Literatura Paraense, em Altamira, no final de agosto.

3 – O leitor reparou que o livro mais vendido em de março é de autora paraense? Ora viva, estamos valorizando que é nosso. Prestigie a literatura paraense, temos excelentes escritores.Leia!

4 – A escritora paraense Eneida de Moraes será homenageada na III Feira do Livro de Barcarena, em outubro, organizada pela Casa do Professor, à frente as professoras Leidiany e Izabel.

ARQUIVO EM PERIGO

Paraguassu Éleres, em seu programa na CBN/Liberal disse: “... estou falando de memória coletiva porque recebi de Rosana Pinheiro, da Associação dos Amigos do Arquivo Público, nota com a preocupação do perigo que corre a nossa biblioteca e arquivo público, situado no comércio, entre ruas estreitas, insegura em caso de sinistro de incêndio, logo aquele templo que guarda a riqueza imensurável da história paraense e da Amazônia em geral - no início da República o Pará teve governantes com olhar no futuro que em 1890 fundaram a Imprensa Oficial do Estado e em 1891 o Diário Oficial, que em junho completa 120 anos - o diário oficial é um dos órgãos mais importantes da vida pública pois tem arquivado e microfilmado as publicações desde 1891 até o final de 2003, onde estão documentos que vão de atos do governo, leis, decretos, convênios, contratos e balanços de empresas públicas e privadas - peças essenciais como prova da validade dos atos oficiais – parte desse arquivo está no Centur - que por sua vez tem acervo microfilmado da maioria dos jornais que já circularam no Pará - a exemplo da Folha do Norte, da Província do Pará e também dos atuais – essa é uma tarefa que a todos nós compete proteger para que não se perca nenhum grão da nossa história - até hoje a figura de Ruy Barboza, com todo o prestígio intelectual é maculada por mandar queimar os registros de entrada dos escravos no Brasil desde o século 16 – ainda que autores digam que a ordem não partiu do então ministro da Fazenda, esse ato desfalcou um pedaço da nossa história e isso nós não queremos para a Biblioteca Pública do Pará, entidade que presta tantos serviços à sociedade, a exemplo da publicação em 2010, junto com o Instituto de Terras do Pará, dos fac-símiles e textos das cartas de sesmarias, importantes registros da ocupação das terras do Brasil e da Amazônia .”

DESTAQUE

- Considerada pela Unesco “Capital Mundial do Livro de 2011”, Buenos Aires prossegue sua Feira do Livro até 9 de maio e o tema : “ cidade aberta ao mundo dos livros”. O evento reúne leitores , editores, escritores ,mais de 1.500 expositores e 42 países. Nos dias 7 e 8 bibliotecários comprarão livros em horário especial,com desconto. Mário Vargas Llosa está lá.

- O Cadastro Nacional de Livros será efetivado pela CBL – Câmara Brasileira do Livro e poderá ter como referência de projeto a plataforma espanhola Dilve (Distribuidor de Información del Libro Español en Venta). A iniciativa, baseada na Internet, padronizará e centralizará informações das obras produzidas e comercializadas no Brasil, beneficiando a cadeia produtiva do livro. A ferramenta permitirá consulta completa de dados sobre qualquer livro publicado no País. O cadastro entra em teste em julho.

NOVIDADES

Arqueologia Amazônica, volumes I e II alentados e lotados de material sobre a Amazônia, obra que tem como organizadoras Edithe Pereira e Vera Guapindaia, edição do Museu Goeldi, Iphan e Secult. A editora executiva é Iraneide Silva e a designer, Andréa Pinheiro. A pesquisadora Olimpia Resque mandou-me os exemplares.

LEITURAS E LEITORES

- Leitor comenta que está lendo “Coisas da Vida”, obra de autoria do escritor paraense José Guilherme de Oliveira Castro, professor do curso de letras da UFPA.

- Chegou “Destaque Amazônia”, informativo do Museu Paraense Emilio Goeldi, nº 47, editado pela jornalista paraense Jimena Beltrão, destacando mais cinco novas espécie de lagartos na Amazônia.

- Bienal do Livro no Rio de Janeiro acontece de 01 a 11 de setembro, no Riocentro, Tijuca. Programe-se.

LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA VIDA!

Nenhum comentário: