sábado, 4 de dezembro de 2010

LITERATURA PARÁ

DEZEMBRO – O encantamento das leituras nas festas de fim de ano. Dê livros de presente às crianças, aos jovens, aos adultos, aos parentes, colegas, amigo invisível, e visível. Livro é sempre o melhor presente e o mais visível .Vamos ler ? !



ACONTECIMENTOS:

A Clave do poético, do filósofo Benedito Nunes. Editado pela Companhia das Letras, a obra encontra-se no catálogo do 52 prêmio Jabuti, versão 2010, pois obteve o primeiro lugar como melhor livro de teoria/ critica literária. 446 páginas e o catálogo informa que “Benedito Nunes atento investigador do fazer poético reúne alguns dos pontos altos de sua vasta produção, que abarca desde a filosofia de Nietzsche, Spinoza e Wittgenstein até o mais recente desenvolvimento da literatura brasileira contemporânea”.



LANÇAMENTOS:

Linguagem e Educação na Amazônia – faces e interfaces de pesquisas – linguagem, cultura e sociedade – organizadores: Gilmar Pereira da Silva e Doriedson Rodrigues, em três volumes, produzidos e editados pela Universidade Federal do Pará -Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2010 .

DESTAQUE:

Conto de Escola, Machado de Assis – são 21 páginas no formato livro de bolso para o leitor se deliciar, estudar, entender e aprender com o mestre da narrativa. Editora Biruta.

A Pequena Serenata do sapo Cantor – Christiane Gribel e Cláudio Souza - É para soltar a imaginação no caminho da leitura com os inúmeros desenhos interessantes para crianças de 8 a 80 anos.



LEITURA RECOMENDADA:

01 - Câmara Cascudo e Mário de Andrade: cartas, 1924 -1944 – são Paulo, Global, 2010. Obra com 384 páginas de muito material para pesquisa referente a história cultural brasileira por meio das correspondências entre os dois escritores.

02 – O Violino de Ingres; leituras de história cultural, obra que reúne muitos artigos de pesquisa do escritor paraense Geraldo Mártires Coelho, Paka-Tatu, -Belém – 2005, 380p.

03 – Onze Sonetos, Bruno de Menezes, edição comemorativa de 50 anos – 2ª edição – Belém – Pará. Chamo atenção para esta valiosa obra do poeta jurunense, bancada pela família e editada por Max Reis/ Maria Lenora Menezes , pela qualidade dos sonetos, premiação conquistada em 1960 e pela dedicatória do poeta à esposa Francisca Menezes: “Francisquinha: És a primeira a receber este ONZE SONETOS. Grato pelo encorajamento e valiosa cooperação. Bruno de Menezes. Em, 30/08/960”. O precioso trabalho foi-me ofertado pelo editor, o prof. Max Reis.

04 – A Cidade Sebastiana- era da borracha, memória e melancolia numa capital da periferia da modernidade, de Fábio Fonseca de Castro. O autor é mestre em comunicação, pesquisador e diz que seu livro é um estudo de intersubjetividade, uma sociologia fenomenológica. Edição do autor – 2010 – Belém 272p.

05 – Judeus do Eldorado- reinventando uma identidade em plena Amazônia. Autor: Reginaldo Jonas Heller, e-Papers, 175p. Rio de Janeiro, 2010 – A imigração dos judeus marroquinos e do norte da África para o Brasil ( Pará e Amazonas) durante o século XIX, trabalho originalmente apresentado como monografia de conclusão do curso de graduação em História.

LEIA!!! LER É O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!!!!!